Michael Phelps seis meses suspenso e excluído dos Mundiais de natação

(dr) Michael Muller, michaelphelp / Facebook

Michael Phelps

Michael Phelps

Michael Phelps, o desportista olímpico mais laureado da história, foi hoje suspenso por seis meses pela Federação norte-americana de natação por conduzir embriago e será excluído dos Mundiais do próximo ano.

A sanção da USA Swimming, que surge uma semana depois de Michael Phelps, 18 vezes campeão olímpico, ter sido detido por conduzir embriagado e em excesso de velocidade, expira a 06 de abril de 2015, mas a federação decidiu também excluir o nadador dos Mundiais de natação, que vão decorrer entre 02 e 09 de agosto, na cidade russa de Kazan.

Phelps, que poderá continuar a treinar no seu clube, foi sancionado por ter infringido o Código de Conduta da federação.

O recordista de medalhas (22) olímpicas deixará também de receber o subsídio mensal a que tem direito da parte da USA Swimming.

“Em caso de infração, é responsabilidade nossa tomar as ações oportunas. A conduta de Michael foi grave e requer consequências”, explicou a entidade.

Na madrugada de 30 de setembro, Phelps foi mandado encostar pela polícia, depois de o seu Land Rover ser apanhado a 135 km/h numa zona cuja velocidade máxima permitida é de 72 km/h, divulgou a polícia de Maryland.

O nadador de 29 anos foi acusado de conduzir sob a influência de álcool, em excesso de velocidade e de ter pisado duplos traços contínuos.

Esta é a segunda vez que Phelps sofre esta acusação: em 2004, foi detido com acusações semelhantes e condenado a 18 meses com pena suspensa.

Em 2009, o nadador, que hoje admitiu no twitter ter um problema e ir procurar ajuda, foi fotografado a fumar marijuana numa festa.

O norte-americano, que colecionou 18 ouros olímpicos, retirou-se da competição depois de Londres2012, mas regressou aos treinos no início deste ano.

No mês passado, Phelps protagonizou um impressionante regresso à competição, ao conquistar três medalhas de ouro nos Campeonatos Pan Pacíficos na Austrália.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se fosse em Portugal, era branqueado por uma Federação e acólitos que tudo fariam pra que o “menino de oiro” não faltasse ao evento. Grande exemplo este, deveria ser seguido pelos nossos conterrâneos. A América é de extremos, ou tem muito bom ou muito mau, este sem dúvida é digno de destaque pela positiva.

RESPONDER

Mãe de jornalista desaparecido na Síria pede ajuda à Casa Branca para que o filho seja libertado

A mãe de um jornalista norte-americano que desapareceu na Síria, em 2012, pediu ajuda à Casa Branca, esta segunda-feira, para conseguir a sua libertação, alegando que um ou mais altos funcionários bloquearam conversas com o …

Cristiano Ronaldo regressa a Madrid com um novo hotel

Cristiano Ronaldo, em estreita colaboração com o Grupo Pestana, abriu um novo hotel no centro de Madrid, em Espanha, chamado Pestana CR7 Gran Vía Madrid. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid resulta de uma união entre …

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …