Mais de 60 anos depois, aprovada vacina contra vírus que causa bronquiolite e pneumonia

ZAP // NIAID / Wikipedia; Rawpixel

A Comissão Europeia autorizou a venda da vacina Arexvy contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que pode provocar bronquiolite e pneumonia, e mata milhares de pessoas por ano, anunciou o grupo farmacêutico britânico GSK nesta quarta-feira.

A venda ao público da vacina Arexvy contra o VRS foi esta quarta-feira aprovada pela Comissão Europeia, mais de 60 anos depois das primeiras experiências contra o vírus, que pode provocar bronquiolite e pneumonia.

A autorização aplica-se as pessoas com mais de 60 anos, afirma a GSK, fabricante do medicamento, em comunicado.

A comercialização da vacina nos Estados Unidos tinha já sido autorizada a 3 de maio pela FDA, regulador de saúde norte-americano.

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) tinha afirmado o mês passado que era favorável à autorização, mas a decisão final da Comissão ainda não tinha sido revelada.

“Esta é a primeira vez que uma vacina contra o VSR recebe autorização de comercialização na Europa”, afirmou o laboratório GSK, citado pela agência AFP.

O início da vacinação na Europa está previsto para o outono.

A aprovação da vacina, de dose única, mostrou cerca de 83% de eficácia na prevenção desta doença respiratória, num estudo com mais de 25 mil participantes.

Os efeitos colaterais foram principalmente fadiga, dores musculares ou dores de cabeça. Num outro estudo de menor dimensão, um participante desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, uma condição neurológica rara, nove dias após receber a vacina Arexvy.

A aprovação da comercialização da vacina marca décadas de investigação, durante a qual diversos grupos farmacêuticos estiram envolvidos na pesquisa de uma vacina que permita imunizar  idosos, grávidas e crianças. contra este vírus. As farmacêuticas Pfizer e Moderna estão a desenvolver a sua própria vacina.

Todos os anos, o VSR provoca na Europa “mais de 270.000 hospitalizações e quase 20.000 mortes durante a internação de idosos”, recorda o grupo farmacêutico.

O VSR é um vírus altamente contagioso, que geralmente provoca sintomas leves, parecidos com uma constipação, mas pode ser grave para crianças e idosos, assim como para pessoas com comorbilidades ou sistemas imunológicos frágeis.

Nos casos mais graves, o vírus pode provocar pneumonia ou bronquiolite, uma inflamação aguda das vias aéreas inferiores, muito frequente nos dois primeiros anos de vida e com predomínio no fim do outono e no inverno.

Esta infeção é extremamente contagiosa, e a transmissão faz-se pelo contacto com secreções respiratórias contaminadas. Embora a tosse produza aerossóis que as crianças inalam, o modo mais frequente de transmissão é através das mãos que possuem secreções infetadas.

Habitualmente, as crianças adquirem a patologia após terem estado expostas a membros da família com a infeção ou a crianças doentes, no infantário.

Segundo as autoridades de saúde dos EUA, este vírus causa a morte de 6.000 a 10.000 pessoas com 65 anos ou mais nos Estados Unidos a cada ano e entre 60.000 e 160.000 hospitalizações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.