México retira estátua de Colombo dois dias antes do aniversário da sua chegada à América

Esta segunda-feira é assinalada a chegada de Colombo à América, em 1492. Porém, a estátua do navegador genovês foi desmontada e retirada de uma zona turística da capital mexicana, anunciou o Ministério da Cultura, em comunicado.

Depois de ser retirado, a pedido do governo da Cidade do México, o monumento vai ser submetido “a eventuais trabalhos de restauração“, a serem realizados pelo Instituto de Antropologia e de História (INAH) mexicano. Também quatro estátuas de frades franciscos, incluindo o espanhol Bartolomeu de las Casas, foram retiradas para restauração.

Conhecido como o explorador que descobriu a América, Colombo é agora associado, por diferentes movimentos, às agressões cometidas pelos conquistadores europeus contra os ameríndios.

Em 2021, o México comemora os 200 anos da independência e os 500 da invasão europeia e a queda de Tenochtitlan, antigo nome do país sob domínio azteca.

No início deste mês, o Presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, exigiu numa carta que o Vaticano, e também a coroa e o Governo espanhóis, apresentem desculpas aos povos índigenas pelas “vergonhosas atrocidades” cometidas durante a conquista espanhola, em 1521.

Em junho, a estátua do explorador Cristóvão Colombo foi retirada da cidade a que deu nome, Colombo, no Estado norte-americano do Ohio.

A mudança ocorreu enquanto monumentos da Confederação e de outras figuras históricas que reprimiram ou oprimiram outras pessoas estão a ser desmanteladas um pouco por toda a parte no território norte-americano.

As estátuas de Cristóvão Colombo têm sido alvo preferencial, entre outras, das manifestações anti-racismo, tendo já sido vandalizadas em várias cidades, como Saint Paul, no estado do Minnesota, em Richmond, Virgínia, e em Boston, onde a cabeça de uma estátua do explorador foi retirada e partida.

Protestos antirracistas em todo o país foram desencadeados pela morte de George Floyd, um afro-americano de 46 anos, em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), por um polícia branco que lhe pressionou o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O presidente do México é que tem de pedir desculpa ao seu próprio povo pelas milhares de pessoas que são assassinadas todos os anos e pelas condições miseráveis em que o povo vive.
    Também tem de pedir desculpa ao resto do mundo por toda a droga que deixa sair das suas fronteiras e que mata igualmente milhares de pessoas todos os anos.

    • Felicito-a pelo seu comentário bastante oportuno…
      Aliás… se, por um lado, de alguma maneira, todos temos de pedir desculpa uns aos outros, por outro lado, é um bocado absurdo e ridículo que se peçam desculpas por atrocidades cometidas há séculos atrás, em contextos muitos diferentes dos dos tempos em que vivemos…
      Aquilo que atualmente são aberrações, noutros tempos e noutros contextos era do mais normal e natural que se possa imaginar…
      Do mesmo modo, aquilo que hoje faz sentido para nós, daqui a algum tempo (talvez não tanto como podemos pensar), vai ser considerado aberrante e estapafúrdio…
      Então… lá vão ter os vindouros que pedir desculpas por aquilo que nós fizemos…
      Não faz muito sentido… a História não se pode reescrever…
      O que foi, foi… e mais nada…
      Também a nível pessoal, há páginas do livro da nossa vida que bem gostaríamos de arrancar ou apagar e, como bem sabemos, não pode ser assim…
      Temos que aprender a viver com a realidade… e esta não é só cor-de-rosa, também é cinzenta…

      • Aplaudo! É isso mesmo! Não podemos viver no faz-de-conta. As situações sucederam, temos de aprender com a História e pronto. Não podemos apagar a memória sob o risco de cometer ainda mais atrocidades

RESPONDER

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …