México acusa Carolina Herrera de apropriação cultural

Christopher Peterson / Wikimedia

A estilista norte-americana de origem venezuelana Carolina Herrera

O Governo do México enviou esta semana uma carta à estilista venezuelana Carolina Herrera e ao seu diretor de criação, Wes Gordon, na qual pede explicações sobre o uso de “desenhos e bordados de povos indígenas” na mais recente coleção da marca, a Resort 2020.

De acordo com a agência AF, o Governo mexicano acusa a marca de apropriação cultural. Por sua vez, a Carolina Herrera diz que a coleção é uma homenagem à cultura do país. “A presença do México é indiscutível nesta coleção”. “É algo que salta à vista e que a qualquer momento eu queria deixar claro como um sinal do meu amor por este país e pelo trabalho incrível que fiz lá”, apontou ainda Wes Gordon.

Na carta em causa, a secretária da Cultura do México, Alejandra Fraustro, aponta que os desenhos tomam “elementos culturais” cuja origem “está plenamente documentada”, que incluem o bordado Tenango de Doria, em Hidalgo, que por sua vez têm um significado “pessoal, família e comunidade”.

A responsável alega ainda que a coleção criou modelos com bordados de Istmo de Tehuantepec, que “dão identidade às mulheres” naquela região. Na mesma coleção existe ainda, sustenta, uma peça cuja história é evidente na “jornada do povo de Tlaxcala”.

A polémica, que desde logo incendiou as redes sociais, acontece no mesmo momento em que o Governo mexicano está a trabalhar numa lei para reivindicar e salvaguardar a cultura indígena do país.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …