México acusa Carolina Herrera de apropriação cultural

Christopher Peterson / Wikimedia

A estilista norte-americana de origem venezuelana Carolina Herrera

O Governo do México enviou esta semana uma carta à estilista venezuelana Carolina Herrera e ao seu diretor de criação, Wes Gordon, na qual pede explicações sobre o uso de “desenhos e bordados de povos indígenas” na mais recente coleção da marca, a Resort 2020.

De acordo com a agência AF, o Governo mexicano acusa a marca de apropriação cultural. Por sua vez, a Carolina Herrera diz que a coleção é uma homenagem à cultura do país. “A presença do México é indiscutível nesta coleção”. “É algo que salta à vista e que a qualquer momento eu queria deixar claro como um sinal do meu amor por este país e pelo trabalho incrível que fiz lá”, apontou ainda Wes Gordon.

Na carta em causa, a secretária da Cultura do México, Alejandra Fraustro, aponta que os desenhos tomam “elementos culturais” cuja origem “está plenamente documentada”, que incluem o bordado Tenango de Doria, em Hidalgo, que por sua vez têm um significado “pessoal, família e comunidade”.

A responsável alega ainda que a coleção criou modelos com bordados de Istmo de Tehuantepec, que “dão identidade às mulheres” naquela região. Na mesma coleção existe ainda, sustenta, uma peça cuja história é evidente na “jornada do povo de Tlaxcala”.

A polémica, que desde logo incendiou as redes sociais, acontece no mesmo momento em que o Governo mexicano está a trabalhar numa lei para reivindicar e salvaguardar a cultura indígena do país.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …