México acusa Carolina Herrera de apropriação cultural

Christopher Peterson / Wikimedia

A estilista norte-americana de origem venezuelana Carolina Herrera

O Governo do México enviou esta semana uma carta à estilista venezuelana Carolina Herrera e ao seu diretor de criação, Wes Gordon, na qual pede explicações sobre o uso de “desenhos e bordados de povos indígenas” na mais recente coleção da marca, a Resort 2020.

De acordo com a agência AF, o Governo mexicano acusa a marca de apropriação cultural. Por sua vez, a Carolina Herrera diz que a coleção é uma homenagem à cultura do país. “A presença do México é indiscutível nesta coleção”. “É algo que salta à vista e que a qualquer momento eu queria deixar claro como um sinal do meu amor por este país e pelo trabalho incrível que fiz lá”, apontou ainda Wes Gordon.

Na carta em causa, a secretária da Cultura do México, Alejandra Fraustro, aponta que os desenhos tomam “elementos culturais” cuja origem “está plenamente documentada”, que incluem o bordado Tenango de Doria, em Hidalgo, que por sua vez têm um significado “pessoal, família e comunidade”.

A responsável alega ainda que a coleção criou modelos com bordados de Istmo de Tehuantepec, que “dão identidade às mulheres” naquela região. Na mesma coleção existe ainda, sustenta, uma peça cuja história é evidente na “jornada do povo de Tlaxcala”.

A polémica, que desde logo incendiou as redes sociais, acontece no mesmo momento em que o Governo mexicano está a trabalhar numa lei para reivindicar e salvaguardar a cultura indígena do país.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong acusa EUA de "dois pesos e duas medidas" na resposta a tumultos

A chefe do Governo de Hong Kong acusou os EUA, esta terça-feira, de terem "dois pesos e duas medidas" na resposta aos tumultos no país e alertou que eventuais restrições a Hong Kong só vão …

PS corrige IRS a pensões atribuídas com atraso em 2017 e 2018

O PS entregou um projeto de lei que visa permitir que as reformas pagas em atraso em 2017 e 2018 contem para os rendimentos dos anos a que se referem, e não para os rendimentos …

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …