Caso EDP. Mexia e Manso Neto suspensos de funções

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia (C), acompanhado pelo Vogal do Conselho de Administração Executivo, João Manso Neto (E), e presidente em representação da China Three Gorges Corporation, António Catroga (D)

O juiz de instrução criminal, Carlos Alexandre, decidiu, esta segunda-feira, suspender de funções António Mexia e João Manso Neto, aprovando a maior parte das medidas de coação propostas pelo Ministério Público (MP).

Esta segunda-feira, o juiz de instrução criminal Carlos Alexandre decretou a suspensão de funções de António Mexia e João Manso Neto, presidentes das Comissões Executivas da EDP e EDP Renováveis, no âmbito do inquérito que investiga a introdução dos Custos para Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

O Observador avança que a decisão de Carlos Alexandre é passível de recurso, mas que o mesmo não deverá ter efeito suspensivo. A confirmar-se, isto significa que Mexia e Manso Neto têm de ser imediatamente substituídos em todos os cargos que ocupam no Grupo EDP.



Ainda de acordo com o diário, o juiz de instrução criminal decidiu ficar uma caução de 1 milhão de euros para António Mexia (apesar de o Ministério Público ter proposto 2 milhões) e de igual valor para João Manso Neto. Já João Conceição, administrador da REN, também arguido no processo, fica sujeito a uma caução de meio milhão de euros, mas não é suspenso de funções.

Entre as medidas de coação, está ainda a proibição de contactar, por qualquer meio, com arguidos. O despacho do juiz tem quatro páginas de fundamentação e 1.500 de transcrição e valida todas as medidas de coação que o Ministério Público tinha pedido.

António Mexia e João Manso Neto são suspeitos de quatro crimes de corrupção ativa (envolvendo Manuel Pinho, Miguel Barreto, João Conceição e Artur Trindade) e um de participação económica em negócio (ligado à barragem de Baixo Sabor, adjudicada a um consórcio que integrou a Bento Pedroso, do grupo Odebrecht, e o grupo Lena).

Até haver uma decisão definitiva sobre as medidas de coação, a EDP poderá avançar com uma solução provisória para a gestão da empresa. Ao que o Expresso apurou, deverá passar pela promoção do administrador financeiro, Miguel Stilwell, que assumirá interinamente o papel de presidente executivo.

O processo das rendas excessivas da EDP está há cerca de oito anos em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação Penal. Conta com cinco arguidos, sendo eles António Mexia, João Manso Neto, o ex-ministro Manuel Pinho, o administrador da REN e antigo consultor de Pinho, João Faria Conceição, e Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas.

CMVM suspende ações da EDP

Depois de as ações terem deslizado até 2,4%, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu suspender as mesmas.

“O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários a suspensão da negociação das ações EDP – Energias de Portugal, S.A. e seus derivados, aguardando a divulgação de informação relevante ao mercado”, lê-se no comunicado do regulador.

As ações da EDP Renováveis também foram suspensas pela CMVM.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Já ontem era tarde!!
    A ver se é desta que esse mafioso do PSD (que ganha mais de 7 mil euros/dia!) é “arrumado” de vez da EDP!…

  2. Até que enfim que alguém conseguiu correr, por a andar o mexia, que tem mexido de mais nas coisas deste país que não é dele. Finalmente o país fica um pouco mais limpo.

  3. Vamos lá a ver se não será mais un foguete de pólvora molhada !….en casos estrondosos, só se tem visto muita parra e pouca uva, ou mesmo nenhuma !

RESPONDER

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …