Metro de Lisboa deita fora sistema de segurança de 20 milhões

Jcornelius / Wikimedia

A Metro de Lisboa retirou de funcionamento um sistema de segurança e de condução automática dos comboios, avaliado em 20 milhões de euros, para manter em acção um mecanismo com 37 anos, cuja eficácia é posta em causa.

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias adianta que a empresa que gere o Metro de Lisboa desmantelou “um sistema inteiro de segurança e condução automática das composições, que dispensava a intervenção directa do condutor, no valor de 20 milhões de euros“.

O sistema de segurança automático terá sido retirado da Linha Vermelha “porque a empresa não mostrou disponibilidade para estender o mecanismo às novas estações até ao aeroporto da Portela, como defendiam relatórios elaborados internamente”, frisa o mesmo diário.

A medida terá sido tomada contra pareceres de técnicos da própria empresa e também contra as recomendações europeias, conforme atesta o jornal, notando que no seu lugar está agora em funcionamento o Dispositivo de Travagem Automático de Via (DTAV), um mecanismo com cerca de 37 anos cuja eficácia é posta em causa.

“O DATV é um controlo pontual para o excesso de velocidade. Mas não impediu a colisão, por exemplo, que aconteceu recentemente no Aeroporto e que deixou o comboio tipo acordeão. A empresa ocultou as imagens, porque o maquinista estava cansado e acelerou na saída da estação do aeroporto. Acabou por embater no paredão porque não havia nenhum sistema de travagem”, relata um técnico da Metro de Lisboa, que não se quis identificar, ao Jornal de Notícias.

Em 2025, o Metropolitano de Lisboa será dos mais obsoletos do Mundo, porque já o é, agora, em termos europeus. Semelhante, só na Roménia e na Bulgária”, acrescenta o mesmo técnico no diário.

“Importa dizer que a segurança do metro está a ser garantida pelos seus trabalhadores já há muito tempo, apesar das políticas de desinvestimento levadas a cabo pelo conselho de administração da empresa”, reage, por seu turno, a Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações numa nota à Lusa, citada pelo Jornal de Notícias.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se a Metro de Lisboa retirou de funcionamento um sistema de segurança e de condução automática dos comboios, avaliado em 20 milhões de euros, para manter em acção um mecanismo com 37 anos, cuja eficácia é posta em causa, foi, certamente. com o aval do Conselho de Administração. Esta medida cheira-me à substituição do sistema por outro análogo. E, para mim, fica uma pergunta no ar: – De quanto serão as luvas? É que a corrupção, infelizmente, está generalizada….

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …