Metro cancela viagens: não há luz

ZAP

Estação do Metro do Porto no Fórum Maia (24-10-2023)

Momento invulgar e de confusão, em dia de muita chuva na zona de Matosinhos (e não só).

A hora de almoço desta terça-feira foi particularmente atribulada para quem queria viajar no Metro do Porto.

Sobretudo na zona de Matosinhos, onde se verificaram, primeiro atrasos de viagens, mas depois houve mesmo ligações canceladas.

O primeiro sinal apareceu perto das 13h na estação (provavelmente entre outras) no Viso: nenhum ecrã estava a indicar quantos minutos faltavam para o veículo seguinte.

Na mesma estação, quem tentou validar o seu Andante não conseguiu, porque nenhuma máquina funcionava.

Tudo resultado de uma falha de energia generalizada.

Mesmo assim, todos os veículos continuaram a circular… Mas não por muito tempo.

Quem entrou no primeiro veículo que apareceu na direcção Senhor de Matosinhos, proveniente de Fânzeres, num primeiro momento ficou parado dentro do veículo.

Aconteceu em Sete Bicas: “Devido a falha de energia numa catenária (sistema de distribuição e alimentação eléctrica por cima dos veículos), teremos que aguardar aqui 5 ou 6 minutos”, anunciou o maquinista.

Passaram 5, 10, 15 minutos… Pessoas a bufar, várias ao telemóvel, algumas a desistir e a sair do metro.

Depois de novos avisos e novos pedidos de desculpa, o metro arrancou – para parar na paragem seguinte.

E para ser esvaziado na paragem seguinte. Em Senhora da Hora, novo aviso: “Devido a falha de energia, esta viagem termina aqui”.

Todos os passageiros saíram e viram o aviso lá fora: todas as viagens canceladas entre Senhor de Matosinhos e Vasco da Gama.

Resultado: dezenas de pessoas a correr, à chuva, para entrar no autocarro 506, que seguia para o mercado de Matosinhos – numa viagem que também teve percalços, devido às autênticas “piscinas” criadas em algumas ruas de Matosinhos devido à chuva intensa.

Minutos depois da publicação deste artigo, a Metro do Porto informou oficialmente o que está a acontecer.

A falha de energia interrompeu a circulação entre Senhor de Matosinhos e Francos.

Ou seja, os constrangimentos chegam a quase todas as linhas, escapando apenas a linha D, que segue para Vila Nova de Gaia.

“Já se encontra no local uma equipa para tentar resolver o problema da forma mais célere possível. Lamentamos os incómodos causados por esta anomalia”, finaliza a empresa.

Esta interrupção terá demorado cerca de duas horas: às 15h20, nas estações, já circulava a informação de que a circulação foi retomada em toda a rede.

Não muito longe dali, relatos de outro efeito da precipitação forte (e da falta de limpeza): o túnel sob a Rotunda AEP, no sentido Porto/Matosinhos ficou inundado. As filas de trânsito, que já não costumam ser curtas, ficaram ainda maiores.

(artigo actualizado às 15h25)

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.