Meteoro provocou fenómeno luminoso nos céus dos Açores

O OASA, Observatório Astronómico de Santana, nos Açores, anunciou esta terça-feira que um “fenómeno luminoso” observado a oeste do arquipélago na noite de segunda-feira, seguido de um “estrondo” sentido em várias ilhas, se terá devido a um meteoro.

“O fenómeno foi observado às 20:20 locais, 21:20 em Lisboa, com maior intensidade na ilha Graciosa” e “poderá ser facilmente explicado pelo embate na atmosfera de um meteóroide, possivelmente um asteróide de pequenas dimensões, que gerou um meteoro facilmente visível e que se definiu por um feixe de luz que terminou numa visível explosão”, explica o OASA, numa informação publicada no seu site.

Por poder ter “uma dimensão maior que a dos normais meteoróides”, em vez de se desfazer “pela fricção, o meteoróide terá batido na atmosfera, causando o consequente estrondo ouvido, assim como a vibração sentida resultante da onda de choque”, prossegue o texto.

“O asteróide ter-se-á desintegrado sobre o mar, havendo poucas possibilidades de see encontrar meteoritos, o nome dado aos meteoróides que atingem a superfície”, acrescenta.

Segundo o OASA, a delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA, “confirmou também o embate do meteoro na atmosfera“, sobre a ilha Graciosa, tendo a sua entrada na atmosfera terrestre causado “uma onda de choque que foi registada à superfície sequencialmente nas estações sísmicas das ilhas do Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira”.

“O impacto da onda de choque sobre a ilha Graciosa terá causado um abalo semelhante a um sismo de grau II na escala de Mercalli”, diz o OASA, citando informações fornecidas pelo IPMA.

Fonte do IPMA disse à Antena1/Açores, que avançou com a notícia, que estes são fenómenos “normais, não têm nada de transcendente”.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “O OASA, Observatório Astronómico de Santana, nos Açores, anunciou estaterça-feira que um “fenómeno luminoso” observado a oeste do arquipélago na noite de segunda-feira, seguido de um “estrondo” sentido em várias ilhas, se terrá devido a um meteoro.”

    Com dois erros crassos logo na caixa de entrada, como há-de o Luís não dar voltas na campa? O EI degolou os revisores? Tenham dó…

RESPONDER

FC Porto 2-0 Sporting CP | "Dragão" conquista 29.º título de campeão

O FC Porto é o novo campeão nacional de futebol, época 2019/20. Os “dragões” conquistaram o seu 29º título num jogo em que precisavam apenas do empate, mas fizeram mais do que isso e venceram …

Personalidades brasileiras, como o músico Chico Buarque, pedem destituição de Bolsonaro

Um grupo de artistas e intelectuais brasileiros pediu na terça-feira a destituição do Presidente, Jair Bolsonaro, num documento que vai ser entregue à Câmara dos Deputados do país por parlamentares da oposição. Entre as personalidades que …

Prestigiada universidade britânica envolvida em escândalo sexual

Uma das universidades mais antigas do mundo está envolvida num escândalo sexual, com dezenas de pessoas a alegarem ter sido abusadas no seu campus por membros de uma fraternidade. De acordo com a CNN, as denúncias …

Há uma forma barata e eficiente de encontrar coalas. Envolve tecnologia e a Austrália é pioneira

A Austrália lidera o uso inovador de tecnologias emergentes, como drones, para ajudar a encontrar coalas e outros animais selvagens de difícil deteção. Na Austrália, os incêndios florestais catastróficos do verão passado queimaram cerca de um …

O mais longo cabo de eletricidade do mundo vai "nascer" entre o Reino Unido e a Dinamarca

Já arrancaram as obras para a construção do maior cabo de eletricidade conector do mundo, que permitirá que energia limpa seja transportada entre o Reino Unido e a Dinamarca, avança o jornal britânico The Independent, …

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México. Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio …

De Bolsonaro a Ventura, Parler é a rede social que está a atrair a direita

Apesar de não ser nova, esta rede social começou a ganhar popularidade nos últimos tempos, nomeadamente entre vários políticos de direita, por apostar na "liberdade de expressão". Chama-se Parler, foi criada em agosto de 2018, mas …

Pandemia leva famílias sírias a casar filhas menores de idade a troco de dinheiro

Face às dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus, várias famílias sírias estão a casar as suas filhas menores de idade com homens turcos. A denúncia foi feita por ativistas da ECPAT, uma rede de organizações …

Politécnico de Bragança ameaça retirar apoios a estudantes que desrespeitem regras sanitárias

Esta terça-feira, o presidente do Instituto Politécnico de Bragança avisou os estudantes que está a pensar cortar apoios sociais àqueles que desrespeitarem as regras sanitárias. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, avisou …

Banksy faz rara aparição pública no metro de Londres (e alerta para o uso de máscara)

O artista britânico Banksy fez vários desenhos numa carruagem do metro de Londres para cosnciencializar para o uso de máscara, que é obrigatório nos transportes públicos da capital do Reino Unido devido à pandemia de …