Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto.

O protagonista desta história, Josua Hutagalung, revelou à estação de notícias local Kompas que a rocha espacial ainda estava quente quando a encontrou no telhado de casa. O meteorito tem cerca de 15 cm e, pelos vistos, vale uma fortuna.

De acordo com o Interesting Engineering, a rocha vale cerca de 1,85 milhões de dólares (o que equivale a cerca de um milhão e meio de euros) e pesa 2,1 kg.

Acredita-se que o meteorito em questão tenha 4,5 mil milhões de anos. Segundo o Instituto Lunar e Planetário do Texas, nos EUA, a rocha espacial é uma variedade extremamente rara, pois trata-se de um condrito carbonáceo CM1 / 2.

Como é tão raro, o meteorito supostamente vale cerca de 857 dólares por grama, daí o seu valor final ser tão chorudo.

Quando a rocha desabou na Terra e atingiu o telhado de Hutagalung, os residentes locais ouviram estrondos muito altos e acreditaram que se tratava de um terramoto. O mistério foi revelado quando, alguns deles, foram até casa de Hutagalung e perceberam o que realmente se tinha passado.

O Interesting Engineering indica que, inicialmente, Hutagalung estava relutante em vender o meteorito, mas depois acabou por concordar em fazê-lo. Chamado de Kolang, a rocha foi vendida em setembro a três revendedores distintos que, por sua vez, o venderam a colecionadores.

O interior do meteorito é cinza escuro e preto, e é pontilhado com colorações mais claras.

Outros três fragmentos do meteorito foram descobertos perto da casa de Hutagalung, um dos quais foi encontrado num arrozal a cerca de 3 km da sua casa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …