/

Captado o momento exato da metamorfose de uma estrela antiga

ALMA (ESO / NAOJ/ NRAO), Tafoya Et Al.

O momento exato em que uma estrela antiga começou a alterar o ambiente ao seu redor, expelindo jatos de gás que colidiram com o material circundante, foi capturado pelo telescópio ALMA.

Estrelas semelhantes ao Sol evoluem para gigantes vermelhas na fase final da sua vida. Quando estão prestes a morrer, as estrelas expelem gás e formam uma nebulosa planetária. Algumas são esféricas, outras apresentam estruturas mais complexas, mas todas chamam a atenção dos astrónomos, que estão muito interessados em perceber a origem desta variedade de formas.

No entanto, tanto o gás como a poeira expelidos por uma estrela velha obscurecem o sistema e dificultam a observação deste processo. Para resolver este problema, uma equipa de astrónomos liderada por Daniel Tafoya da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, apontou o ALMA para o W43A, um antigo sistema estelar da constelação de Aquila.

A alta resolução do telescópio permitiu que a equipa tivesse uma visão muito detalhada do espaço ao redor do W43A. “As estruturas mais notáveis são os pequenos jatos bipolares“, explicou Tafoya, principal autor do artigo publicado no Astrophysical Journal Letters, em comunicado.

A velocidade dos jatos é tão alta que chega a atingir os 175 quilómetros por segundo, um valor muito maior do que as estimativas anteriores. Com base na velocidade e no tamanho, a equipa calculou que a idade dos jatos era menor que a vida humana.

“Dada a juventude dos jatos em comparação com a vida útil geral de uma estrela, é seguro dizer que estamos a testemunhar o ‘momento exato’ em que os jatos começaram a empurrar o gás circundante”, explicou o astrónomo.

Segundo o EurekAlert, a imagem do ALMA mapeia a distribuição das nuvens empoeiradas arrastadas pelos jatos, o que revela evidências de que está a impactar o ambiente. A equipa assume que este fenómeno é a chave para formar uma nebulosa planetária com formato bipolar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.