Captado o momento exato da metamorfose de uma estrela antiga

ALMA (ESO / NAOJ/ NRAO), Tafoya Et Al.

O momento exato em que uma estrela antiga começou a alterar o ambiente ao seu redor, expelindo jatos de gás que colidiram com o material circundante, foi capturado pelo telescópio ALMA.

Estrelas semelhantes ao Sol evoluem para gigantes vermelhas na fase final da sua vida. Quando estão prestes a morrer, as estrelas expelem gás e formam uma nebulosa planetária. Algumas são esféricas, outras apresentam estruturas mais complexas, mas todas chamam a atenção dos astrónomos, que estão muito interessados em perceber a origem desta variedade de formas.

No entanto, tanto o gás como a poeira expelidos por uma estrela velha obscurecem o sistema e dificultam a observação deste processo. Para resolver este problema, uma equipa de astrónomos liderada por Daniel Tafoya da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, apontou o ALMA para o W43A, um antigo sistema estelar da constelação de Aquila.

A alta resolução do telescópio permitiu que a equipa tivesse uma visão muito detalhada do espaço ao redor do W43A. “As estruturas mais notáveis são os pequenos jatos bipolares“, explicou Tafoya, principal autor do artigo publicado no Astrophysical Journal Letters, em comunicado.

A velocidade dos jatos é tão alta que chega a atingir os 175 quilómetros por segundo, um valor muito maior do que as estimativas anteriores. Com base na velocidade e no tamanho, a equipa calculou que a idade dos jatos era menor que a vida humana.

“Dada a juventude dos jatos em comparação com a vida útil geral de uma estrela, é seguro dizer que estamos a testemunhar o ‘momento exato’ em que os jatos começaram a empurrar o gás circundante”, explicou o astrónomo.

Segundo o EurekAlert, a imagem do ALMA mapeia a distribuição das nuvens empoeiradas arrastadas pelos jatos, o que revela evidências de que está a impactar o ambiente. A equipa assume que este fenómeno é a chave para formar uma nebulosa planetária com formato bipolar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …