Captado o momento exato da metamorfose de uma estrela antiga

ALMA (ESO / NAOJ/ NRAO), Tafoya Et Al.

O momento exato em que uma estrela antiga começou a alterar o ambiente ao seu redor, expelindo jatos de gás que colidiram com o material circundante, foi capturado pelo telescópio ALMA.

Estrelas semelhantes ao Sol evoluem para gigantes vermelhas na fase final da sua vida. Quando estão prestes a morrer, as estrelas expelem gás e formam uma nebulosa planetária. Algumas são esféricas, outras apresentam estruturas mais complexas, mas todas chamam a atenção dos astrónomos, que estão muito interessados em perceber a origem desta variedade de formas.

No entanto, tanto o gás como a poeira expelidos por uma estrela velha obscurecem o sistema e dificultam a observação deste processo. Para resolver este problema, uma equipa de astrónomos liderada por Daniel Tafoya da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, apontou o ALMA para o W43A, um antigo sistema estelar da constelação de Aquila.



A alta resolução do telescópio permitiu que a equipa tivesse uma visão muito detalhada do espaço ao redor do W43A. “As estruturas mais notáveis são os pequenos jatos bipolares“, explicou Tafoya, principal autor do artigo publicado no Astrophysical Journal Letters, em comunicado.

A velocidade dos jatos é tão alta que chega a atingir os 175 quilómetros por segundo, um valor muito maior do que as estimativas anteriores. Com base na velocidade e no tamanho, a equipa calculou que a idade dos jatos era menor que a vida humana.

“Dada a juventude dos jatos em comparação com a vida útil geral de uma estrela, é seguro dizer que estamos a testemunhar o ‘momento exato’ em que os jatos começaram a empurrar o gás circundante”, explicou o astrónomo.

Segundo o EurekAlert, a imagem do ALMA mapeia a distribuição das nuvens empoeiradas arrastadas pelos jatos, o que revela evidências de que está a impactar o ambiente. A equipa assume que este fenómeno é a chave para formar uma nebulosa planetária com formato bipolar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …