Mais de metade das baixas médicas na Educação foram fraudulentas

Alegri / Wikimedia

Mais de metade dos avaliados acabara por regressar ao trabalho

Entre março e agosto, mais de metade das seis mil baixas atribuídas por doença na área da educação que foram controladas por uma junta média revelaram-se fraudulentas, revela a Comissão Europeia.  

Os dados, a que o Jornal de Negócios teve acesso e avançou nesta quarta-feira, constam de um relatório da Comissão Europeia sobre o absentismo no setor público.

“A verificação de cerca de seis mil juntas médicas, no sector da educação no final de 2017, para identificar baixas por doença incorretas, contribuiu para o regresso ao trabalho de mais de metade dos casos avaliados”, esclarece o documento.

O matutino relembra que no relatório do Orçamento do Estado para 2018, o Ministério das Finanças já havia revelado que estava a preparar um plano para reduzir o absentismo, com o objetivo de poupar 60 milhões de euros – cerca de 10 milhões de euros eram referentes ao sector da educação.

Uma das medidas previstas do plano de combate ao absentismo era precisamente o reforço dos processos de auditoria e de fiscalização das baixas médicas.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas deixem-nos fazer greves. Deem-lhes as progressões de carreira. No privado também fazem o mesmo! e também os 3,5% de aumento pedido. As escolas particulares têm sofrido horrores com estas paralisações e baixas.

  2. Uma notícia sem pés nem cabeça. Uma das regras das baixas médicas da ADSE é que não podem regressar ao serviço se estiverem de baixa mais de 60 dias. Algumas operações têm períodos de convalescença superiores a 60 dias dias, Claro que, quando chamadas à junta médica, já estão bons. Chama-se a isto fraudulentas? Há gente mesmo burra!

    • Explique melhor que eu não percebi.
      Não podem regressar ao trabalho se estiverem mais que 60 dias com baixa? Não acredito! E continuam a receber a baixa?
      Será mais uma benesse da Função Publica?

    • Caro Racir,
      Fala em «uma das regras das baixas médicas da ADSE…»
      Se puder explicar isso melhor, agradeço. É que estou reformado há já uns anitos. Sou beneficiário da ADSE, mas nunca estive com baixa prescrita por esse subsistema de saúde. Quando era obrigado a interromper a minha actividade por estar doente, era sempre o S.N.S. que me passava a “baixa”. Ainda hoje isso acontece com pessoas que conheço.
      E mesmo depois de hospitalizado, com 3 meses de convalescença (4 meses ao todo inactivo), deram-me alta, mas sem junta médica, e ainda de canadianas lá regressei ao trabalho.
      Será que as regras mudaram?

  3. pucha, só agora que se sabe isso e teve que ser graças a umrelatório da Comissão Europeia? enfim como digo fonção publica é uma etnia de pessoas que nada querem fazer, mas querem tudo e mais do que os outros trabalhadores, é como as horas a menos, claro assim da para descançar mais para ir fazer horas no privado..

  4. A notícia é tendenciosa. De certeza que não corresponde inteiramente à verdade.
    Mas corresponda ou não, já pensaram quais poderiam ser os resultados se “apanhado” idêntico fosse feito a igual número de trabalhadores do sector privado?

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …