Messi e pai investigados na Argentina por alegada lavagem de dinheiro

Um promotor de Justiça argentino acusou este sábado o futebolista do Barcelona, Lionel Messi, e o seu pai, por supostamente lavarem dinheiro através da fundação do jogador, avançaram à EFE fontes ligadas ao processo.

Segundo adianta a agência de notícias espanhola, Pablo Turano, promotor da divisão de crime económico, está a investigar a Fundação Leo Messi por não declarar as doações milionárias que recebia e que teriam sido desviadas para sociedades em paraísos fiscais, uma acusação que vai obrigar ambos os responsáveis a prestar declarações em Buenos Aires em data a anunciar.

Esta acusação chega depois de um ex-colaborador da fundação de Messi ter sido ouvido na quarta-feira e ter dito que parte das doações recebidas não eram refletidas nas contas e eram desviadas para estruturas opacas em países terceiros.

O antigo funcionário começou a desconfiar deste esquema porque, segundo relatou, apesar da fundação do astro argentino receber doações significativas, Jorge Messi (pai de Leonel) alegava sempre que não havia fundos para levar a cabo os programas sociais da entidade, de acordo com a versão narrada à Efe por Pedro Fontanetto, advogado deste antigo trabalhador.

A Fundação Leo Messi foi criada em 2007 devido à intenção do jogador de “criar novas oportunidades para realizar os sonhos de crianças de todo o mundo” e é definida no seu ‘site’ como uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de ações de solidariedade e responsabilidade social, tanto na República Argentina como no mundo.

// Lusa / F365

PARTILHAR

RESPONDER

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …