Messi ou Mbappé? Eis o que dizem as estatísticas do Mundial 2022

Tolga Bozoglu / EPA

A Argentina venceu o Mundial 2022, com Lionel Messi a conseguir o tão desejado título. O astro argentino foi coroado o melhor jogador do torneio, mas teve uma forte oposição de um jovem: o inevitável Kylian Mbappé.

De um lado, Messi é o primeiro futebolista a ser eleito duas vezes o melhor de um Mundial, depois de ter conseguido alcançar o feito em 2014. É o jogador no ativo com mais golos e com mais assistências em Mundiais e é também o futebolista com mais jogos em Mundiais. Passou ainda a ser o sul-americano com mais golos em competições internacionais.

Do outro lado, aos 23 anos, Mbappé já leva 12 golos em Mundiais, em apenas 14 jogos. Está a meros quatro golos do recordista Miroslav Klose. É o jogador com mais golos (quatro) em finais de Mundiais.

No que toca ao envolvimento em golos, as duas estrelas saem equiparadas. Tanto Messi como Mbappé estiveram envolvidos em dez golos das suas respetivas seleções.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Squawka Football (@squawkafootball)

Quanto a oportunidades criadas, o líder da competição foi Antoine Griezmann, com 22. Lionel Messi surge ligeiramente atrás, com 21 oportunidades criadas. Kylian Mbappé somou 11, igualando os compatriotas Ousmane Dembélé e Theo Hernández.

O rei dos dribles, por sua vez, foi o avançado do Paris Saint-Germain, com 25 dribles bem-sucedidos. O jovem Jamal Musiala conseguiu 19 dribles, com Messi a surgir a seguir, com 15.

Messi e Mbappé voltam a destacar-se dos demais no que toca a remate efetuados. Leo Messi fez 32 remates, o dobro do terceiro jogador mais rematador do torneio, Olivier Giroud. Mbappé foi o segundo mais rematador, com 31 disparos.

O maior número de toques na área adversária foi conseguido pelo internacional francês. Mbappé somou 69 toques na área adversária — bem acima de Messi, que ficou-se pelos 45. Ainda assim, ambos conseguiram marcas bem acima da concorrência, já que Musiala, que surge em terceiro lugar, conseguiu “apenas” 35.

Em relação ao maior número de passes para o último terço do terreno, Pedri destacou-se da concorrência, apesar da Espanha ter sido eliminada nos oitavos de final. O jogador do Barcelona conseguiu 71 passes bem-sucedidos. Neste capítulo, Messi conseguiu 38 passes.

L'Équipe

O melhor onze do Mundial 2022, segundo o L’Équipe.

De acordo com a avaliação do jornal francês L’Équipe, Kylian Mbappé terminou o Mundial 2022 com uma avaliação de 7,17, enquanto Lionel Messi registou 6,71.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.