Messi livrou uma argentina de 90 anos das mãos do Hamas

Andre Borges/ ComCopa

Lionel Messi

A argentina Ester Cunio, de 90 anos, escapou ao sequestro do Hamas no ataque a Israel de 7 de Outubro de 2023, por ter mencionado o nome de Lionel Messi. Por sorte, um dos terroristas era fã do craque argentino.

Quando dois terroristas do Hamas entraram na sua casa, na comunidade israelita de Nir Oz, na fronteira com Gaza, a 7 de Outubro de 2023, Ester Cunio, fez-lhes notar que não falava bem o hebraico, nem o árabe, porque é argentina.

“Sou de onde é o Messi”, sublinhou a idosa de 90 anos, sem saber ainda que essa frase lhe salvaria a vida.

Nesse momento, um dos terroristas confessou-lhe que era fã de Messi e o que seria um sequestro, transformou-se numa situação bizarra.

O terrorista quis tirar uma fotografia com Ester, colocando a sua arma no colo da idosa.

O resultado é uma imagem que correu as redes sociais, onde a idosa aparece sentada numa cadeira de rodas, com a arma ao colo, a fazer o gesto da paz com os dois dedos levantados, enquanto o terrorista está em pé, de cabeça tapada.

Depois do momento caricato, os terroristas foram embora, deixando-a em casa, onde se encontrava sozinha.

Apesar disso, o Hamas sequestrou oito elementos da sua família que viviam na mesma comunidade, entre os quais dois netos que continuam nas mãos dos terroristas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fuente Latina (@fuentelatina)

A história de Ester é relatada num documentário sobre os sobreviventes latino-americanos do ataque do Hamas que foi produzido pela organização sem fins lucrativos Fuente Latina que produz notícias em Língua Espanhola sobre Israel.

A plataforma pró-Israel está sedeada nos EUA, e foi fundada pela israelo-hispano-norte-americana Leah Soibel em 2012. O seu objectivo é mostrar aos falantes de espanhol por todo o mundo o que se passa em Israel e em toda a região do Médio Oriente.

Além de relatarem os horrores vividos naquele dia fatídico de 7 de Outubro, os sobreviventes também falam sobre como é ser imigrante latino-americano em Israel.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.