“Quem é que ele pensa que é?”. Há mais de 20 anos, Messi esteve perto de ir para o Real Madrid

(dr) FC Barcelona

Lionel Messi com a camisola do FC Barcelona.

Lionel Messi com a camisola do FC Barcelona.

Há mais de 20 anos, Lionel Messi esteve muito perto de deixar o Barcelona e rumar ao seu rival, o Real Madrid, conta o biógrafo do jogador.

No Barcelona, Lionel Messi teve provavelmente o mais bem-sucedido percurso de um jogador num clube. Foram 20 anos dedicados aos catalães que culminaram numa imensidão de títulos e levou-o a ser considerado o melhor jogador do mundo por múltiplas vezes.

No entanto, no outono de 2001, a carreira do internacional argentino podia ter sofrido uma mudança drástica. O avançado chegou a estar perto de assinar com o Real Madrid, numa altura em que ainda era ‘caloiro’ em La Masia.

Messi tinha sido acabado de contratar pelo Barcelona ao Newell’s Old Boys, com apenas 14 anos. Na altura, o diretor catalão Javier Pérez Farguell ficou incrédulo com o valor do contrato do jovem, considerando que era demasiado elevado.

“Quem é que ele pensa que é? Maradona? Vamos parar com isto e ele que regresse à Argentina”, terá dito Pérez, segundo o jornalista espanhol Guillem Balague, biógrafo de Lionel Messi, citado pelo Le Parisien.

O salário de Messi, na altura, era de 100 milhões de pesetas, o equivalente a 600 mil euros por ano. O diretor catalão entendeu que este salário era “um escândalo” para um jogador da idade de Messi.

Como tal, Farguell reuniu-se com o pai e agente do jogador, Jorge Messi, tendo proposto uma redução drástica do vencimento do jovem.

O pai de Messi não ficou agradado com a proposta e o seu descontentamento terá chegado aos ouvidos de Jorge Valdano, o então diretor de futebol do Real Madrid.

Jorge Messi e Jorge Valdano chegaram mesmo a reunir-se para acertar detalhes, com o responsável madrileno a propor-se a oferecer um salário ainda maior do que os 100 milhões de pesetas que Leo Messi ganhava no Barça.

Contudo, Valdano não pretendia uma “guerra nos tribunais” com o Barcelona e, por isso, só contrataria Messi se este chegasse a um acordo de rescisão com o emblema blaugrana.

O pai de Messi acabaria por usar o interesse do Real Madrid como trunfo nas negociações com o Barcelona. “Se vocês não querem manter o contrato, então acho que vamos para o Real Madrid”, terá dito Jorge Messi.

O primeiro sinal de ameaça foi suficiente para o Barcelona repensar a proposta de redução salarial.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.