Messi conquista a quinta Bola de Ouro

(cv) YouTube

-

O argentino Lionel Messi foi hoje eleito o melhor futebolista do ano de 2015, recebendo pela quinta vez a Bola de Ouro, troféu que já tinha conquistado em 2009, 2010, 2011 e 2012.

O prémio foi entregue na Gala da Bola de Ouro FIFA, em Zurique, na Suíça, com o jogador do FC Barcelona a suceder ao português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), que também era finalista, tal com o brasileiro Neymar, igualmente do ‘Barça’.

Em 2015, o ‘10’ argentino marcou 52 golos, em 61 jogos, e conquistou cinco títulos ao serviço do conjunto catalão, a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia, a Liga espanhola e a Taça do Rei.

Lionel Messi passa, assim, a contar mais dois troféus do que os holandeses Johan Cruyff (1971, 73 e 74) e Marco van Basten (1988, 89 e 92), o francês Michel Platini (1983 a 85) e Cristiano Ronaldo (2008, 2013 e 2014).

O argentino também integrou, naturalmente, a equipa do ano FIFA/FIFPro, numa ataque com Cristiano Ronaldo e Neymar, que, em relação à equipa de 2014, substituiu Zlatan Ibrahimovic, o jogador sueco do Paris Saint-Germain.

O ‘onze’ é ainda composto pelo guarda-redes Manuel Neuer (Bayern Munique), os defesas Dani Alves (FC Barcelona), Sergio Ramos e Marcelo (Real Madrid) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e os médios Pogba (Juventus), Modric (Real Madrid) e Iniesta (FC Barcelona).

Quanto ao treinador do ano, o prémio foi entregue pela primeira vez a Luis Enrique, que guiou o ‘Barça’ à conquista de cinco troféus, falhando apenas a Taça do Rei de Espanha.

Na corrida ao galardão estavam também o seu compatriota Pep Guardiola, que levou o Bayern Munique ao título alemão, e o argentino Jorge Sampaoli, o selecionador do Chile, vencedor da edição 2015 da Copa América.

A FIFA homenageou ainda os refugiados, com a entrega do prémio ‘fair-play’ ao ex-internacional alemão Gerald Asamoah, que o recebeu em nome de todos os clubes e associações que os acolheram e integraram.

A maior surpresa aconteceu no Prémios Puskás, para o melhor golo do ano, que foi entregue ao ‘desconhecido’ brasileiro Wendell Lira. Numa votação no sítio da FIFA, ‘Davi’ bateu o italiano Alessandro Florenzi (Roma) e o ‘golias’ Messi.

No feminino, os Estados Unidos monopolizaram, com Carli Lloyd a ser eleita a jogadora do ano e a selecionadora Jill Ellis a melhor treinadora.

Lloyd, que marcou três golos na final do Mundial, superou a japonesa Aya Muyama e a alemã Célia Sasic, enquanto Jill Ellis bateu o galês Mark Sampson (seleção da Inglaterra) e o selecionador japonês, Norio Sasaki.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …