Mergulhadores indonésios encontraram hoje a caixa negra do avião da AirAsia desaparecido no mar de Java há uma semana com 162 pessoas a bordo, anunciou o Ministério dos Transportes da Indonésia.
Os mergulhadores “encontraram um elemento muito importante, a caixa negra do voo Air Asia QZ8501”, disse um responsável do ministério.
Uma equipa de resgate localizou sinais da caixa negra, a aproximadamente 30 metros de profundidade e cerca de 4 quilómetros do local onde a aeronave caiu.
As caixas negras, que na realidade são cor e laranja, registam as conversas dos tripulantes e dados técnicos do voo.
Os mergulhadores envolvidos nas buscas não conseguiram no entanto recuperar a caixa negra encontrada, por estar presa entre os destroços do avião, acrescentou a mesma fonte.
As equipes de busca procuram também a parte principal da fuselagem do avião, onde acreditam estarem presos diversos corpos de passageiros. Até agora foram resgatados 48 de passageiros.
O Airbus A320-200 da companhia malaia que partiu a 28 de dezembro da cidade indonésia de Surabaia com destino a Singapura, onde deveria ter aterrado cerca de duas horas depois, caiu no mar de Java com 162 pessoas a bordo.
ZAP / Lusa
Acidente da AirAsia
-
27 Janeiro, 2015 Terminam as operações de busca do avião da AirAsia
-
25 Janeiro, 2015 Equipas de socorro falham recuperação da fuselagem do avião AirAsia
-
22 Janeiro, 2015 AirAsia: Encontrados 5 corpos com cintos de segurança colocados
-
20 Janeiro, 2015 Indonésia revela novos dados sobre avião da AirAsia que caiu no mar