Mercedes cria conceito de carro inspirado no filme Avatar (que nunca deverá existir)

O Mercedes-Benz Vision AVTR é o conceito de um carro sustentável do futuro inspirado no filme Avatar, de 2009. No entanto, este nunca será produzido pela marca, servindo apenas de inspiração para o que está para vir.

A Mercedes-Benz aproveitou o CES 2020, que se realiza em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar o seu novo conceito de carro inspirado no blockbuster de James Cameron, Avatar. O filme de 2009 fez mais de 2,79 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira e agora dá o salto para o mercado automóvel.

Com uma visão obviamente futurista e de olhos postos numa mentalidade mais sustentável, a Mercedes apresentou assim o conceito para o carro chamado Vision AVTR. No entanto, o carro nunca será produzido pela fabricante alemã, servindo apenas de inspiração para o que poderá vir no futuro.

O veículo seria equipado com um sistema biométrico capaz de medir o batimento cardíaco do condutor e um ecrã touch screen na palma da mão. O CEO da marca, Ola Källenius, diz que isto serve “para que homem e máquina se fundam literalmente numa experiência totalmente intuitiva”.

Além disso, o carro não teria qualquer impacto ambiental e seria equipado com uma tecnologia de bateria desenvolvida com células orgânicas à base de grafeno. O automóvel seria também fabricado sem recurso a metais raros, fazendo dele compostável e reciclável.

Em algumas imagens divulgadas nas redes sociais é possível verificar o aspeto futurista do conceito da Mercedes-Benz. O tejadilho do Vision AVTR é revestido com umas abas que concedem aerodinâmica e que pretendem “imitar o levantamento dos pelos de um animal”.

Segundo o Mashable, James Cameron esteve presente em Las Vegas e aproveitou para mostrar algumas imagens em antecipação à sequela de Avatar, que deverá estrear nas salas de cinema já no próximo ano.

Para o realizador do filme recordista de bilheteiras, o carro representa as nossas ligações com a natureza e como estamos num ponto crítico e temos de cuidar do nosso planeta. “Eu olho para este veículo aqui e vejo o futuro“, atirou Cameron.

Esta não é a primeira vez que assistimos a uma parceria entra a indústria de Hollywood e a indústria automóvel. Alguns dos exemplos mais notáveis incluem o Hyundai Kona, do filme Homem de Ferro, o Nissan Rogue One, do Star Wars, e o Bumblebee Camaro, da saga Transformers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA quer construir uma base lunar feita de cogumelos

Os cientistas da NASA estão a explorar uma estratégia peculiar para construir uma base lunar - e outras estruturas fora da Terra. A agência espacial norte-americana quer cultivar as bases no local com cogumelos vivos. Em …

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …