Mercedes cria conceito de carro inspirado no filme Avatar (que nunca deverá existir)

O Mercedes-Benz Vision AVTR é o conceito de um carro sustentável do futuro inspirado no filme Avatar, de 2009. No entanto, este nunca será produzido pela marca, servindo apenas de inspiração para o que está para vir.

A Mercedes-Benz aproveitou o CES 2020, que se realiza em Las Vegas, nos Estados Unidos, para apresentar o seu novo conceito de carro inspirado no blockbuster de James Cameron, Avatar. O filme de 2009 fez mais de 2,79 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira e agora dá o salto para o mercado automóvel.

Com uma visão obviamente futurista e de olhos postos numa mentalidade mais sustentável, a Mercedes apresentou assim o conceito para o carro chamado Vision AVTR. No entanto, o carro nunca será produzido pela fabricante alemã, servindo apenas de inspiração para o que poderá vir no futuro.

O veículo seria equipado com um sistema biométrico capaz de medir o batimento cardíaco do condutor e um ecrã touch screen na palma da mão. O CEO da marca, Ola Källenius, diz que isto serve “para que homem e máquina se fundam literalmente numa experiência totalmente intuitiva”.

Além disso, o carro não teria qualquer impacto ambiental e seria equipado com uma tecnologia de bateria desenvolvida com células orgânicas à base de grafeno. O automóvel seria também fabricado sem recurso a metais raros, fazendo dele compostável e reciclável.

Em algumas imagens divulgadas nas redes sociais é possível verificar o aspeto futurista do conceito da Mercedes-Benz. O tejadilho do Vision AVTR é revestido com umas abas que concedem aerodinâmica e que pretendem “imitar o levantamento dos pelos de um animal”.

Segundo o Mashable, James Cameron esteve presente em Las Vegas e aproveitou para mostrar algumas imagens em antecipação à sequela de Avatar, que deverá estrear nas salas de cinema já no próximo ano.

Para o realizador do filme recordista de bilheteiras, o carro representa as nossas ligações com a natureza e como estamos num ponto crítico e temos de cuidar do nosso planeta. “Eu olho para este veículo aqui e vejo o futuro“, atirou Cameron.

Esta não é a primeira vez que assistimos a uma parceria entra a indústria de Hollywood e a indústria automóvel. Alguns dos exemplos mais notáveis incluem o Hyundai Kona, do filme Homem de Ferro, o Nissan Rogue One, do Star Wars, e o Bumblebee Camaro, da saga Transformers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …