MEO oferece sete euros à hora a enfermeiros e farmacêuticos para trabalharem na linha SNS24

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros já reagiu aos valores propostos para que enfermeiros e farmacêuticos trabalhem na linha SNS24, considerando que “não são aceitáveis”.

Segundo o jornal Público, os contratos que estão a ser propostos a enfermeiros e a farmacêuticos para trabalharem na linha SNS24 oferecem uma remuneração de apenas sete euros à hora, valor bastante abaixo do que um enfermeiro recebe no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Além deste valor por cada hora de trabalho, a operadora MEO, que é a entidade que gere a linha, oferece também um seguro para acidentes de trabalho e uma ação de formação à distância com a duração de uma hora. A empresa deixa ainda a possibilidade de os candidatos escolherem um turno de quatro horas diárias consecutivas, num intervalo que vai das 07h00 às 22h00, acrescenta o diário.

Perante esta situação, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda já questionou o Ministério da Saúde sobre o montante pago à Altice (empresa detentora da MEO) por cada profissional do serviço SNS24.

A proposta também originou críticas por parte da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, que, quando viu o pedido de divulgação deste recrutamento chegar ao seu gabinete, se recusou a divulgá-lo.

Se é para contar tostões que contem sozinhos, porque os enfermeiros já estão a dar tudo o que podem dar no SNS”, afirmou a responsável ao Público, acrescentando que “o valor que oferecem não é aceitável” e que “há países a oferecer o triplo do salário aos enfermeiros, com casa e contratos”.

De acordo com a bastonária, também começam a surgir relatos de enfermeiros que se candidataram que “estão a ser chamados para trabalhar nos call centers e não em casa como foi anunciado”.

Ana Rita Cavaco disse também que o próprio presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), responsável pela linha SNS24, Luís Goes Pinheiro, concordou que estas “não são condições atrativas para os enfermeiros” e ter-se-á disposto a tentar negociar com a operadora a respetiva melhoria do que é agora proposto.

Ao jornal, porém, a SPMS limitou-se a afirmar que “as ordens profissionais não constituem parte nos contratos profissionais de saúde do SNS24, pelo que a sua intervenção esgota-se na promoção da divulgação das oportunidades de emprego”.

Do lado da Ordem dos Farmacêuticos, esta optou por divulgar a ação de recrutamento, mas fez questão de se demarcar das condições propostas, pois “não tem qualquer envolvimento nas condições contratuais e remuneratórias oferecidas aos candidatos farmacêuticos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Covid-19. Ensaio clínico promove reinfeção de adultos para estudar imunidade

Cientistas da Universidade de Oxford pretendem reinfetar dezenas de pacientes adultos com a covid-19, num estudo que visa perceber os limites da imunidade e os efeitos do novo coronavírus sobre o corpo a partir do …

Linha de Fundo: Luta a dois e outros combates

Dragões de olho no líder. Benfica e Braga perdem terreno. E mais um golpe perfeito de Telma Monteiro, visto da Linha de Fundo. A noite dos guarda-redes SC Farense 0 - 1 Sporting CP (Pedro Gonçalves …

Fim da era Castro em Cuba. Raúl substituído na liderança do Partido Comunista por Diaz-Canel

O Partido Comunista de Cuba elegeu o Presidente do país, Miguel Diaz-Canel, para suceder a Raúl Castro como primeiro-secretário do partido, no último dia do seu congresso, que decorreu esta segunda-feira. Segundo relatou a agência Reuters, …

Governo e Câmara do Porto suspendem concessão do Coliseu e vão custear obras de 3,5 milhões

O Coliseu do Porto vai sofrer obras no valor de 3,5 milhões de euros, que vai ser suportado de igual forma pelo Governo e pela Câmara Municipal, ficando suspensa a concessão do espaço a privados. "Vamos …