MEO, NOS, Vodafone: o que é mais barato depois da actualização?

1

ZAP // PhotoMIX-Company / Canva

Apesar do pedido de contenção, preços subiram. Agora, mais estável, há valores para analisar – mas há um que só se sabe pelo telefone.

Estávamos em Novembro do ano passado quando a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) pediu aos operadores “contenção” na subida de preços dos seus serviços, tendo em conta o atual contexto económico e previsão para 2024, que apontam para um aumento do custo de vida.

Mesmo assim, cerca de um mês depois, foi noticiado que MEO, NOS e Vodafone iam mesmo aumentar os preços – na maioria dos casos de 4,3%, acompanhando a inflação como habitualmente. Ou seja, seguem o aumento máximo permitido, apesar do apelo da ANACOM.

Já no início deste ano, a DECO acusou as operadoras de telecomunicações de falta de transparência na comunicação das subidas de preços aos clientes, por não terem informado sobre o valor do aumento.

Mas, após um apelo, um anúncio e uma acusação, como estão os preços das três operadoras no início de Abril? Fomos espreitar o pacote mais barato, o mais básico, de cada.

A MEO tem o seu M3 200 Net Fibra por 37,49 euros por mês. Inclui uma MEOBox Android TV 4K (meio ano de TVCine incluído), velocidade de internet 500/100 Mbps (download/upload) e chamadas pelo telefone de casa para redes fixas nacionais (sempre grátis) e para 50 destinos internacionais (1.000 minutos à noite). O mesmo pacote tem a opção de pagar 29.49 euros mensais, mas apenas durante os primeiros 4 meses – depois passa a 42,49 euros; ou ainda a opção de não pagar no primeiro mês, mas depois pagar sempre 42,49 euros mensais.

Na NOS paga-se o mesmo: 37,49 euros por mês. O pacote NOS 3 tem UMA TV 4K, 500 Mbps na internet e os benefícios no telefone fixo são os mesmos da MEO. Também é igual a opção de não pagar no primeiro mês, mas depois pagar sempre 42,49 euros mensais; há a opção de também pagar 29,49 euros por mês, mas durante 3 meses, e não 4 – depois volta-se aos tais 42,49 euros. E aqui há outra opção curiosa: “Não quero oferta” – paga-se sempre 42,49 euros por mês, e não 37,49 euros (oferta que inclui desconto de 5 euros).

A Vodafone tem o pacote fibra3 Gold que custa 38,50 euros por mês. A VBox (com um ano grátis de Disney + ou o conjunto HBO Max/Amazon Prime) vem acompanhada por uma velocidade de internet 500/100 Mbps (download/upload) e chamadas pelo telefone para rede fixa e 31 países.

Então, mas não era a Vodafone que tinha o pacote mais barato? Agora passou a ser o mais caro? Sim. E sim. Tem o pacote mais caro, entre os que têm box, a caixa habitual da televisão; mas também tem o pacote mais barato porque há um sem box que custa 34,50 euros por mês – mas esse não aparece no site da empresa, só se tem essa informação pelo telefone.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.