Menos de metade dos alunos atinge nível esperado em conhecimentos elementares

Menos de metade dos alunos do 6.º e 9.º ano mostrou ter o nível esperado em conhecimentos elementares no diagnóstico feito pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), que visava verificar o impacto do primeiro confinamento na aprendizagem, através de testes sobre Matemática, Leitura e Ciências.

Apresentados esta segunda-feira, os resultados mostraram que, na leitura, 47,1% dos alunos do 9.º ano tinha conhecimentos de nível 1, o mais básico na identificação de “informação explícita num texto”. No 6.º ano, 41,9% atingiu o mesmo nível 1, noticiou o Público. O Iave hierarquizou as questões em quatro níveis, em função da dificuldade.

Na apresentação dos resultados, o secretário de Estado da Educação, João Costa, indicou que as dificuldades dos alunos nos níveis mais elevados “não é diferente” da registada em outros instrumentos de avaliação, demonstrando a sua preocupação com as “percentagens elevadas” nas performances inferiores ao esperado “em itens de nível mais simples”.

Na literacia científica, 44,1% dos alunos do 9.º e 48,7% do 6.º ano demonstraram os conhecimentos esperados no nível mais elementar. Na matemática, 39,5% (9.º ano) e 44,4% (6.º ano) atingiu esse nível.

Os resultados são melhores no 3.º ano, onde a maioria dos alunos esteve acima do patamar de conhecimentos esperado em ciências (62,3%), matemática (62,6%) e na leitura (51,4%).

Alguns destes resultados, apontou João Costa, são obtidos “independentemente da pandemia”, correspondendo a debilidades estruturais dos alunos. Os indicadores, contudo, permitem perceber “um impacto” do ensino remoto. São “dois anos bastante perturbados pela pandemia”, o que “implica uma ação para os próximos anos”, sublinhou.

“É prematuro neste momento estar a apontar para qualquer solução”, continuou, informando que o Ministério da Educação criou um grupo de trabalho para desenvolver um plano para a recuperação das aprendizagens, até ao final de abril.

O grupo contará com os docentes Susana Peralta (Nova SBE), Domingos Fernandes (ISCTE), João Pedro da Ponte (Universidade de Lisboa), Sónia Valente Rodrigues (Universidade do Porto) e os professores do ensino básico e secundário José Jorge Teixeira, (agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins), David Sousa (diretor da escola Frei Gonçalo de Azevedo) e Júlia Gradeço (diretora do agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro).

Também a especialista em Saúde Mental Margarida Gaspar de Matos e a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, Sofia Ramalho, farão parte do grupo, cujas recomendações elaboradas serão não vinculativas.

João Costa, referiu o Observador, defendeu “um olhar multidisciplinar” para definir a melhor forma de atuar. “Não posso fazer uma lista do que é preciso na área de português, ignorando as outras dimensões comprometidas que podem afetar o sucesso escolar dos alunos”, frisou.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …