Em menos de 90 minutos, cinco pessoas foram atacadas com ácido sulfúrico em Londres

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite de quinta-feira e feriram cinco pessoas.

A polícia metropolitana de Londres acredita que há dois suspeitos neste ataque e que os cerca de cinco ataques – que ocorreram em ruas diferentes – estão interligados. Contudo, apenas um adolescente foi detido sob suspeita de ter infligido graves danos corporais, segundo a Sábado.

Os atacantes iniciaram as agressões no cruzamento entre Hackney Road e Queensbridge Road, atirando ácido para cima de um homem de 32 anos, que conduzia uma mota.

O primeiro ataque ocorreu às 22h25 e cerca de 20 minutos depois o par voltou a fazer outra vítima que se encontrava no cruzamento entre Upper Street e Highbyry Corner, em Islington.

Por volta das 23h05 outra vítima foi atacada, enquanto conduzia uma mota em Shoreditch High. Cerca de 15 minutos depois os atacantes voltaram a lançar a substância corrosiva sobre um homem que estava na estrada de Cazenove.

O último ataque da noite foi reportado às autoridades por volta das 23h37, quando um homem foi confrontado enquanto estava no trânsito, em Chatsworth Road. Após terem pulverizado a vítima com o líquido corrosivo, roubaram o motociclo e fugiram.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital e a maioria não corre perigo de vida. Contudo, a última vítima sofreu graves ferimentos. Uma das testemunhas do ataque, em Hackney Road, disse que assistiu ao auxílio da polícia a uma das vítimas a atirar-lhe com água.

“Provavelmente eram 22h30. Vi algumas notícias que diziam que tinha ocorrido às 22h25, portanto às 22h30 a policia e a ambulância já tinham chegado. Isolaram a área onde estava apenas um rapaz de pé, junto à minha porta de entrada, e estavam a derramar garrafas de água de cinco litros sobre ele”, contou Sarah Cobbold ao referido jornal.

“Ele estava parado e parecia estar bem. Cerca de 15 minutos depois, ele já conseguia andar e deslocar-se até à ambulância”, acrescentou a testemunha.

Cressida Dick, comissária da policia metropolitana, descreveu o ataque como “completamente bárbaro“, durante uma entrevista à LBC, uma estação de rádio do Reino Unido. A responsável, que afirmou que este tipo de ataques não são muito frequentes no Reino Unido, garante que recentemente estão a aumentar.

Durante o mês de julho têm surgido alguns pedidos de restrições no que toca à venda de ácidos e outras substâncias nocivas, após terem sido revelados dados oficiais que demonstram que este tipo de ataques duplicou nos últimos três anos.

Cressida Dick considera que estas restrições devem ser examinadas tanto pela policia, como pelo Ministério do Interior, uma vez que a aquisição destas substâncias é “mais fácil do que pensamos ou do que deveria ser”.

“Porque é que uma pessoa normal precisaria de ácido sulfúrico?”, questionou. Em 2016, ocorreram cerca de 455 crimes envolvendo substâncias corrosivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …