Em menos de 90 minutos, cinco pessoas foram atacadas com ácido sulfúrico em Londres

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite de quinta-feira e feriram cinco pessoas.

A polícia metropolitana de Londres acredita que há dois suspeitos neste ataque e que os cerca de cinco ataques – que ocorreram em ruas diferentes – estão interligados. Contudo, apenas um adolescente foi detido sob suspeita de ter infligido graves danos corporais, segundo a Sábado.

Os atacantes iniciaram as agressões no cruzamento entre Hackney Road e Queensbridge Road, atirando ácido para cima de um homem de 32 anos, que conduzia uma mota.

O primeiro ataque ocorreu às 22h25 e cerca de 20 minutos depois o par voltou a fazer outra vítima que se encontrava no cruzamento entre Upper Street e Highbyry Corner, em Islington.

Por volta das 23h05 outra vítima foi atacada, enquanto conduzia uma mota em Shoreditch High. Cerca de 15 minutos depois os atacantes voltaram a lançar a substância corrosiva sobre um homem que estava na estrada de Cazenove.

O último ataque da noite foi reportado às autoridades por volta das 23h37, quando um homem foi confrontado enquanto estava no trânsito, em Chatsworth Road. Após terem pulverizado a vítima com o líquido corrosivo, roubaram o motociclo e fugiram.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital e a maioria não corre perigo de vida. Contudo, a última vítima sofreu graves ferimentos. Uma das testemunhas do ataque, em Hackney Road, disse que assistiu ao auxílio da polícia a uma das vítimas a atirar-lhe com água.

“Provavelmente eram 22h30. Vi algumas notícias que diziam que tinha ocorrido às 22h25, portanto às 22h30 a policia e a ambulância já tinham chegado. Isolaram a área onde estava apenas um rapaz de pé, junto à minha porta de entrada, e estavam a derramar garrafas de água de cinco litros sobre ele”, contou Sarah Cobbold ao referido jornal.

“Ele estava parado e parecia estar bem. Cerca de 15 minutos depois, ele já conseguia andar e deslocar-se até à ambulância”, acrescentou a testemunha.

Cressida Dick, comissária da policia metropolitana, descreveu o ataque como “completamente bárbaro“, durante uma entrevista à LBC, uma estação de rádio do Reino Unido. A responsável, que afirmou que este tipo de ataques não são muito frequentes no Reino Unido, garante que recentemente estão a aumentar.

Durante o mês de julho têm surgido alguns pedidos de restrições no que toca à venda de ácidos e outras substâncias nocivas, após terem sido revelados dados oficiais que demonstram que este tipo de ataques duplicou nos últimos três anos.

Cressida Dick considera que estas restrições devem ser examinadas tanto pela policia, como pelo Ministério do Interior, uma vez que a aquisição destas substâncias é “mais fácil do que pensamos ou do que deveria ser”.

“Porque é que uma pessoa normal precisaria de ácido sulfúrico?”, questionou. Em 2016, ocorreram cerca de 455 crimes envolvendo substâncias corrosivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.