Em menos de 90 minutos, cinco pessoas foram atacadas com ácido sulfúrico em Londres

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite de quinta-feira e feriram cinco pessoas.

A polícia metropolitana de Londres acredita que há dois suspeitos neste ataque e que os cerca de cinco ataques – que ocorreram em ruas diferentes – estão interligados. Contudo, apenas um adolescente foi detido sob suspeita de ter infligido graves danos corporais, segundo a Sábado.

Os atacantes iniciaram as agressões no cruzamento entre Hackney Road e Queensbridge Road, atirando ácido para cima de um homem de 32 anos, que conduzia uma mota.

O primeiro ataque ocorreu às 22h25 e cerca de 20 minutos depois o par voltou a fazer outra vítima que se encontrava no cruzamento entre Upper Street e Highbyry Corner, em Islington.

Por volta das 23h05 outra vítima foi atacada, enquanto conduzia uma mota em Shoreditch High. Cerca de 15 minutos depois os atacantes voltaram a lançar a substância corrosiva sobre um homem que estava na estrada de Cazenove.

O último ataque da noite foi reportado às autoridades por volta das 23h37, quando um homem foi confrontado enquanto estava no trânsito, em Chatsworth Road. Após terem pulverizado a vítima com o líquido corrosivo, roubaram o motociclo e fugiram.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital e a maioria não corre perigo de vida. Contudo, a última vítima sofreu graves ferimentos. Uma das testemunhas do ataque, em Hackney Road, disse que assistiu ao auxílio da polícia a uma das vítimas a atirar-lhe com água.

“Provavelmente eram 22h30. Vi algumas notícias que diziam que tinha ocorrido às 22h25, portanto às 22h30 a policia e a ambulância já tinham chegado. Isolaram a área onde estava apenas um rapaz de pé, junto à minha porta de entrada, e estavam a derramar garrafas de água de cinco litros sobre ele”, contou Sarah Cobbold ao referido jornal.

“Ele estava parado e parecia estar bem. Cerca de 15 minutos depois, ele já conseguia andar e deslocar-se até à ambulância”, acrescentou a testemunha.

Cressida Dick, comissária da policia metropolitana, descreveu o ataque como “completamente bárbaro“, durante uma entrevista à LBC, uma estação de rádio do Reino Unido. A responsável, que afirmou que este tipo de ataques não são muito frequentes no Reino Unido, garante que recentemente estão a aumentar.

Durante o mês de julho têm surgido alguns pedidos de restrições no que toca à venda de ácidos e outras substâncias nocivas, após terem sido revelados dados oficiais que demonstram que este tipo de ataques duplicou nos últimos três anos.

Cressida Dick considera que estas restrições devem ser examinadas tanto pela policia, como pelo Ministério do Interior, uma vez que a aquisição destas substâncias é “mais fácil do que pensamos ou do que deveria ser”.

“Porque é que uma pessoa normal precisaria de ácido sulfúrico?”, questionou. Em 2016, ocorreram cerca de 455 crimes envolvendo substâncias corrosivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …