Em menos de 90 minutos, cinco pessoas foram atacadas com ácido sulfúrico em Londres

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite de quinta-feira e feriram cinco pessoas.

A polícia metropolitana de Londres acredita que há dois suspeitos neste ataque e que os cerca de cinco ataques – que ocorreram em ruas diferentes – estão interligados. Contudo, apenas um adolescente foi detido sob suspeita de ter infligido graves danos corporais, segundo a Sábado.

Os atacantes iniciaram as agressões no cruzamento entre Hackney Road e Queensbridge Road, atirando ácido para cima de um homem de 32 anos, que conduzia uma mota.

O primeiro ataque ocorreu às 22h25 e cerca de 20 minutos depois o par voltou a fazer outra vítima que se encontrava no cruzamento entre Upper Street e Highbyry Corner, em Islington.

Por volta das 23h05 outra vítima foi atacada, enquanto conduzia uma mota em Shoreditch High. Cerca de 15 minutos depois os atacantes voltaram a lançar a substância corrosiva sobre um homem que estava na estrada de Cazenove.

O último ataque da noite foi reportado às autoridades por volta das 23h37, quando um homem foi confrontado enquanto estava no trânsito, em Chatsworth Road. Após terem pulverizado a vítima com o líquido corrosivo, roubaram o motociclo e fugiram.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital e a maioria não corre perigo de vida. Contudo, a última vítima sofreu graves ferimentos. Uma das testemunhas do ataque, em Hackney Road, disse que assistiu ao auxílio da polícia a uma das vítimas a atirar-lhe com água.

“Provavelmente eram 22h30. Vi algumas notícias que diziam que tinha ocorrido às 22h25, portanto às 22h30 a policia e a ambulância já tinham chegado. Isolaram a área onde estava apenas um rapaz de pé, junto à minha porta de entrada, e estavam a derramar garrafas de água de cinco litros sobre ele”, contou Sarah Cobbold ao referido jornal.

“Ele estava parado e parecia estar bem. Cerca de 15 minutos depois, ele já conseguia andar e deslocar-se até à ambulância”, acrescentou a testemunha.

Cressida Dick, comissária da policia metropolitana, descreveu o ataque como “completamente bárbaro“, durante uma entrevista à LBC, uma estação de rádio do Reino Unido. A responsável, que afirmou que este tipo de ataques não são muito frequentes no Reino Unido, garante que recentemente estão a aumentar.

Durante o mês de julho têm surgido alguns pedidos de restrições no que toca à venda de ácidos e outras substâncias nocivas, após terem sido revelados dados oficiais que demonstram que este tipo de ataques duplicou nos últimos três anos.

Cressida Dick considera que estas restrições devem ser examinadas tanto pela policia, como pelo Ministério do Interior, uma vez que a aquisição destas substâncias é “mais fácil do que pensamos ou do que deveria ser”.

“Porque é que uma pessoa normal precisaria de ácido sulfúrico?”, questionou. Em 2016, ocorreram cerca de 455 crimes envolvendo substâncias corrosivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …