Em menos de 90 minutos, cinco pessoas foram atacadas com ácido sulfúrico em Londres

Will Oliver / EPA

Polícia britânica na London Bridge, em Londres

Um jovem de 16 anos foi detido em Londres na sequência de ataques com ácido sulfúrico que ocorreram durante a noite de quinta-feira e feriram cinco pessoas.

A polícia metropolitana de Londres acredita que há dois suspeitos neste ataque e que os cerca de cinco ataques – que ocorreram em ruas diferentes – estão interligados. Contudo, apenas um adolescente foi detido sob suspeita de ter infligido graves danos corporais, segundo a Sábado.

Os atacantes iniciaram as agressões no cruzamento entre Hackney Road e Queensbridge Road, atirando ácido para cima de um homem de 32 anos, que conduzia uma mota.

O primeiro ataque ocorreu às 22h25 e cerca de 20 minutos depois o par voltou a fazer outra vítima que se encontrava no cruzamento entre Upper Street e Highbyry Corner, em Islington.

Por volta das 23h05 outra vítima foi atacada, enquanto conduzia uma mota em Shoreditch High. Cerca de 15 minutos depois os atacantes voltaram a lançar a substância corrosiva sobre um homem que estava na estrada de Cazenove.

O último ataque da noite foi reportado às autoridades por volta das 23h37, quando um homem foi confrontado enquanto estava no trânsito, em Chatsworth Road. Após terem pulverizado a vítima com o líquido corrosivo, roubaram o motociclo e fugiram.

As vítimas foram encaminhadas para o hospital e a maioria não corre perigo de vida. Contudo, a última vítima sofreu graves ferimentos. Uma das testemunhas do ataque, em Hackney Road, disse que assistiu ao auxílio da polícia a uma das vítimas a atirar-lhe com água.

“Provavelmente eram 22h30. Vi algumas notícias que diziam que tinha ocorrido às 22h25, portanto às 22h30 a policia e a ambulância já tinham chegado. Isolaram a área onde estava apenas um rapaz de pé, junto à minha porta de entrada, e estavam a derramar garrafas de água de cinco litros sobre ele”, contou Sarah Cobbold ao referido jornal.

“Ele estava parado e parecia estar bem. Cerca de 15 minutos depois, ele já conseguia andar e deslocar-se até à ambulância”, acrescentou a testemunha.

Cressida Dick, comissária da policia metropolitana, descreveu o ataque como “completamente bárbaro“, durante uma entrevista à LBC, uma estação de rádio do Reino Unido. A responsável, que afirmou que este tipo de ataques não são muito frequentes no Reino Unido, garante que recentemente estão a aumentar.

Durante o mês de julho têm surgido alguns pedidos de restrições no que toca à venda de ácidos e outras substâncias nocivas, após terem sido revelados dados oficiais que demonstram que este tipo de ataques duplicou nos últimos três anos.

Cressida Dick considera que estas restrições devem ser examinadas tanto pela policia, como pelo Ministério do Interior, uma vez que a aquisição destas substâncias é “mais fácil do que pensamos ou do que deveria ser”.

“Porque é que uma pessoa normal precisaria de ácido sulfúrico?”, questionou. Em 2016, ocorreram cerca de 455 crimes envolvendo substâncias corrosivas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …