Criança enterrada com um pássaro na boca há 200 anos confunde arqueólogos

(dr) Małgorzata Kot / Universidade de Varsóvia

Arqueólogos descobriram um crânio de um pássaro na boca de uma criança enterrada há cerca de 200 anos na Cave Tunel Wielki.

A descoberta foi feita há várias décadas, mas nunca publicada e analisada. “Uma criança com de dez anos foi superficialmente enterrada sob a superfície numa das duas câmaras da caverna”, disse Małgorzata Kot, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, citada pelo Science in Poland.

Investigadores recolheram amostras dos restos mortais da criança para estudos de radiocarbono para determinar a idade. Descobriu-se que a criança foi enterrada na segunda metade do século XVIII ou no início do século XIX.

A maior surpresa para os arqueólogos foi que a criança foi enterrada com um crânio de pássaro – um tentilhão-comum – na boca. Outro crânio semelhante foi encontrado ao lado da bochecha da criança.

“Este enterro é uma grande surpresa para nós. Esta prática não é conhecida entre os etnólogos. Permanece um mistério a razão pela qual a criança foi enterrada numa caverna, desta forma, e não num cemitério numa vila próxima”, referiu Kot.

Małgorzata Kot está a realizar um amplo projeto, cujo objetivo é analisar artefactos e ossos descobertos por arqueólogos há várias décadas durante as escavações em cavernas localizadas em Sąspowska Valley – um dos vales do Kraków-Częstochowa Upland.

A maioria dos achados eram caixas que acabaram em armazéns imediatamente após as escavações. Durante a análise dessas caixas esquecidas, houve uma descoberta inesperada sobre um enterro incomum de uma criança.

“Quando abrimos a caixa de um projeto antigo, encontramos pequenos ossos de criança”. Waldemar Chmielewski, que fez a descoberta, nunca publicou os detalhes do achado, tendo apenas incluído uma fotografia num livro publicado no 1980.

A investigação antropológica recente mostra que a criança estava provavelmente desnutrida. Os arqueólogos planeiam realizar análises especializadas, incluindo testes de ADN e isótopos, que ajudarão a recolher mais informações. Nesta fase, ainda não é possível dizer qual era o sexo da criança.

“Infelizmente, não temos o crânio da criança no armazenamento da Universidade de armazenamento. Depois das escavações, o crânio terá sido levado para ser analisado por antropologista na Breslávia. Hoje, o seu paradeiro é desconhecido“, lamentou Kot. A investigadora quer encontrá-lo, uma vez que seria muito importante para estudos futuros.

A equipa do Michał Wojenka, da Universidade Jagiellonian, em escavações recentes descobriu numerosos restos humanos, mas datados de mais de 4.500 anos. “Esta caverna foi um lugar para aqueles que retornavam para enterrar os seus mortos em vários períodos da história”, afirmou Kot.

O Vale Sąspowska, com apenas 5 quilómetros de extensão, possui dezenas de cavernas. Em muitas delas, arqueólogos descobriram atividade humana desde o Paleolítico até à Idade Média. Os vestígios mais antigos incluem ferramentas usadas pelos neandertais.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O mais capaz é da criança ter morrido de outras causas e o pássaro tentou se alimentar de algo na boca da mesma, e por algum motivo desconhecido, o pássaro acabou morto.

  2. Houve algo que não compreendi. A criança foi encontrada com um crânio de tentilhão dentro da boca e outro junto da bochecha. Mas ao mesmo tempo dizem-nos que o crânio da criança não está armazenado com os restantes ossos estando, inclusivamente, perdido.
    Se assim é como é que sabem que o crânio estava dentro da boca? Tudo o que conhecem sobre isso no fundo é então apenas a descrição realizada para a publicação da década de oitenta e nada mais.
    Se por acaso estiver a laborar em erro gostaria que alguém me esclarecesse.

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …