Criança enterrada com um pássaro na boca há 200 anos confunde arqueólogos

(dr) Małgorzata Kot / Universidade de Varsóvia

Arqueólogos descobriram um crânio de um pássaro na boca de uma criança enterrada há cerca de 200 anos na Cave Tunel Wielki.

A descoberta foi feita há várias décadas, mas nunca publicada e analisada. “Uma criança com de dez anos foi superficialmente enterrada sob a superfície numa das duas câmaras da caverna”, disse Małgorzata Kot, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, citada pelo Science in Poland.

Investigadores recolheram amostras dos restos mortais da criança para estudos de radiocarbono para determinar a idade. Descobriu-se que a criança foi enterrada na segunda metade do século XVIII ou no início do século XIX.

A maior surpresa para os arqueólogos foi que a criança foi enterrada com um crânio de pássaro – um tentilhão-comum – na boca. Outro crânio semelhante foi encontrado ao lado da bochecha da criança.

“Este enterro é uma grande surpresa para nós. Esta prática não é conhecida entre os etnólogos. Permanece um mistério a razão pela qual a criança foi enterrada numa caverna, desta forma, e não num cemitério numa vila próxima”, referiu Kot.

Małgorzata Kot está a realizar um amplo projeto, cujo objetivo é analisar artefactos e ossos descobertos por arqueólogos há várias décadas durante as escavações em cavernas localizadas em Sąspowska Valley – um dos vales do Kraków-Częstochowa Upland.

A maioria dos achados eram caixas que acabaram em armazéns imediatamente após as escavações. Durante a análise dessas caixas esquecidas, houve uma descoberta inesperada sobre um enterro incomum de uma criança.

“Quando abrimos a caixa de um projeto antigo, encontramos pequenos ossos de criança”. Waldemar Chmielewski, que fez a descoberta, nunca publicou os detalhes do achado, tendo apenas incluído uma fotografia num livro publicado no 1980.

A investigação antropológica recente mostra que a criança estava provavelmente desnutrida. Os arqueólogos planeiam realizar análises especializadas, incluindo testes de ADN e isótopos, que ajudarão a recolher mais informações. Nesta fase, ainda não é possível dizer qual era o sexo da criança.

“Infelizmente, não temos o crânio da criança no armazenamento da Universidade de armazenamento. Depois das escavações, o crânio terá sido levado para ser analisado por antropologista na Breslávia. Hoje, o seu paradeiro é desconhecido“, lamentou Kot. A investigadora quer encontrá-lo, uma vez que seria muito importante para estudos futuros.

A equipa do Michał Wojenka, da Universidade Jagiellonian, em escavações recentes descobriu numerosos restos humanos, mas datados de mais de 4.500 anos. “Esta caverna foi um lugar para aqueles que retornavam para enterrar os seus mortos em vários períodos da história”, afirmou Kot.

O Vale Sąspowska, com apenas 5 quilómetros de extensão, possui dezenas de cavernas. Em muitas delas, arqueólogos descobriram atividade humana desde o Paleolítico até à Idade Média. Os vestígios mais antigos incluem ferramentas usadas pelos neandertais.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O mais capaz é da criança ter morrido de outras causas e o pássaro tentou se alimentar de algo na boca da mesma, e por algum motivo desconhecido, o pássaro acabou morto.

  2. Houve algo que não compreendi. A criança foi encontrada com um crânio de tentilhão dentro da boca e outro junto da bochecha. Mas ao mesmo tempo dizem-nos que o crânio da criança não está armazenado com os restantes ossos estando, inclusivamente, perdido.
    Se assim é como é que sabem que o crânio estava dentro da boca? Tudo o que conhecem sobre isso no fundo é então apenas a descrição realizada para a publicação da década de oitenta e nada mais.
    Se por acaso estiver a laborar em erro gostaria que alguém me esclarecesse.

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …