Criança enterrada com um pássaro na boca há 200 anos confunde arqueólogos

(dr) Małgorzata Kot / Universidade de Varsóvia

Arqueólogos descobriram um crânio de um pássaro na boca de uma criança enterrada há cerca de 200 anos na Cave Tunel Wielki.

A descoberta foi feita há várias décadas, mas nunca publicada e analisada. “Uma criança com de dez anos foi superficialmente enterrada sob a superfície numa das duas câmaras da caverna”, disse Małgorzata Kot, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Varsóvia, citada pelo Science in Poland.

Investigadores recolheram amostras dos restos mortais da criança para estudos de radiocarbono para determinar a idade. Descobriu-se que a criança foi enterrada na segunda metade do século XVIII ou no início do século XIX.

A maior surpresa para os arqueólogos foi que a criança foi enterrada com um crânio de pássaro – um tentilhão-comum – na boca. Outro crânio semelhante foi encontrado ao lado da bochecha da criança.

“Este enterro é uma grande surpresa para nós. Esta prática não é conhecida entre os etnólogos. Permanece um mistério a razão pela qual a criança foi enterrada numa caverna, desta forma, e não num cemitério numa vila próxima”, referiu Kot.

Małgorzata Kot está a realizar um amplo projeto, cujo objetivo é analisar artefactos e ossos descobertos por arqueólogos há várias décadas durante as escavações em cavernas localizadas em Sąspowska Valley – um dos vales do Kraków-Częstochowa Upland.

A maioria dos achados eram caixas que acabaram em armazéns imediatamente após as escavações. Durante a análise dessas caixas esquecidas, houve uma descoberta inesperada sobre um enterro incomum de uma criança.

“Quando abrimos a caixa de um projeto antigo, encontramos pequenos ossos de criança”. Waldemar Chmielewski, que fez a descoberta, nunca publicou os detalhes do achado, tendo apenas incluído uma fotografia num livro publicado no 1980.

A investigação antropológica recente mostra que a criança estava provavelmente desnutrida. Os arqueólogos planeiam realizar análises especializadas, incluindo testes de ADN e isótopos, que ajudarão a recolher mais informações. Nesta fase, ainda não é possível dizer qual era o sexo da criança.

“Infelizmente, não temos o crânio da criança no armazenamento da Universidade de armazenamento. Depois das escavações, o crânio terá sido levado para ser analisado por antropologista na Breslávia. Hoje, o seu paradeiro é desconhecido“, lamentou Kot. A investigadora quer encontrá-lo, uma vez que seria muito importante para estudos futuros.

A equipa do Michał Wojenka, da Universidade Jagiellonian, em escavações recentes descobriu numerosos restos humanos, mas datados de mais de 4.500 anos. “Esta caverna foi um lugar para aqueles que retornavam para enterrar os seus mortos em vários períodos da história”, afirmou Kot.

O Vale Sąspowska, com apenas 5 quilómetros de extensão, possui dezenas de cavernas. Em muitas delas, arqueólogos descobriram atividade humana desde o Paleolítico até à Idade Média. Os vestígios mais antigos incluem ferramentas usadas pelos neandertais.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O mais capaz é da criança ter morrido de outras causas e o pássaro tentou se alimentar de algo na boca da mesma, e por algum motivo desconhecido, o pássaro acabou morto.

  2. Houve algo que não compreendi. A criança foi encontrada com um crânio de tentilhão dentro da boca e outro junto da bochecha. Mas ao mesmo tempo dizem-nos que o crânio da criança não está armazenado com os restantes ossos estando, inclusivamente, perdido.
    Se assim é como é que sabem que o crânio estava dentro da boca? Tudo o que conhecem sobre isso no fundo é então apenas a descrição realizada para a publicação da década de oitenta e nada mais.
    Se por acaso estiver a laborar em erro gostaria que alguém me esclarecesse.

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …