Menino de 10 anos encontra rã que se pensava extinta

Um menino de dez anos encontrou esta rã nativa do Equador para conseguir ganhar cerca de mil dólares. Agora, para além do prémio monetário, a criança pode vangloriar-se por ter descoberto uma espécie que se pensava extinta.

A Atelopus Ignescens, rã nativa do Equador, foi declarada extinta nos anos 90. Apesar disso, a comunidade científica lançou uma intensa campanha para redescobrir a espécie.

O Centro Jambatu de Investigação e Conservação de Anfíbios do Equador abriu um concurso com um prémio de cerca de mil dólares para quem conseguisse encontrá-la.

Foi graças a David Jailaca que esta rã apareceu outra vez em abril de 2016. Juntamente com os seus familiares, o menino de dez anos encontrou uma colónia de 43 rãs e levou alguns destes animais até ao centro.

Agora, em finais de junho, os investigadores do centro anunciaram o nascimento de 500 rãs desta espécie, que se pensava extinta, num ambiente controlado.

O diretor, Luis Coloma, explicou que esta se trata de uma ótima notícia para o Equador uma vez que este é o primeiro anfíbio conhecido proveniente do país sul-americano.

Esta rã mede cerca de quatro centímetros, tem o corpo preto e a zona da barriga é geralmente laranja ou de um vermelho intenso. Além disso, as patas estão adaptadas para caminhar e nadar nos rios com fortes correntes em vez de saltar, como acontece com outras espécies semelhantes.

De acordo com a comunidade científica, a sua “quase” extinção poderia ter sido justificada pelas alterações climáticas e por doenças causadas por fungos.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

5G. Altice Portugal avança com providência cautelar contra Anacom e duas queixas em Bruxelas

A Altice Portugal entregou, na sexta-feira, uma providência cautelar contra a Anacom e duas participações à Comissão Europeia, no âmbito do leilão do 5G. "A Altice Portugal já avançou, na passada sexta-feira, com uma providência cautelar …

Em 2022, embalagens descartáveis de refeições vão ter taxa de 30 cêntimos

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, uma proposta do PAN para taxar em 30 cêntimos, a partir de 2022, as embalagens descartáveis para refeições usadas em serviços de entrega ao domicílio e take away. A proposta foi …

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …