/

Menino de 10 anos encontra rã que se pensava extinta

1

Um menino de dez anos encontrou esta rã nativa do Equador para conseguir ganhar cerca de mil dólares. Agora, para além do prémio monetário, a criança pode vangloriar-se por ter descoberto uma espécie que se pensava extinta.

A Atelopus Ignescens, rã nativa do Equador, foi declarada extinta nos anos 90. Apesar disso, a comunidade científica lançou uma intensa campanha para redescobrir a espécie.

O Centro Jambatu de Investigação e Conservação de Anfíbios do Equador abriu um concurso com um prémio de cerca de mil dólares para quem conseguisse encontrá-la.

Foi graças a David Jailaca que esta rã apareceu outra vez em abril de 2016. Juntamente com os seus familiares, o menino de dez anos encontrou uma colónia de 43 rãs e levou alguns destes animais até ao centro.

Agora, em finais de junho, os investigadores do centro anunciaram o nascimento de 500 rãs desta espécie, que se pensava extinta, num ambiente controlado.

O diretor, Luis Coloma, explicou que esta se trata de uma ótima notícia para o Equador uma vez que este é o primeiro anfíbio conhecido proveniente do país sul-americano.

Esta rã mede cerca de quatro centímetros, tem o corpo preto e a zona da barriga é geralmente laranja ou de um vermelho intenso. Além disso, as patas estão adaptadas para caminhar e nadar nos rios com fortes correntes em vez de saltar, como acontece com outras espécies semelhantes.

De acordo com a comunidade científica, a sua “quase” extinção poderia ter sido justificada pelas alterações climáticas e por doenças causadas por fungos.

ZAP // RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.