Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta.

Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro do Paquistão, Safa e Marwa Ullah partilhavam o crânio – não os cérebros – e vasos sanguíneos, relatou o Expresso na terça-feira.

Os procedimentos médicos decorreram durante quatro meses e envolveram mais de 100 profissionais de várias especialidades: craniofacial, neurologia, psicologia, radiologia, fisioterapia e enfermagem.

A primeira operação realizou-se em outubro de 2018, tinham as meninas 19 meses. A última, que concretizou a separação, realizou-se a 11 de fevereiro passado. Ao todo, Safa e Marwa passaram mais de 50 horas em cirurgias.

Para melhor estudar o caso e preparar as intervenções cirúrgicas, a equipa socorreu-se de tecnologia de realidade virtual para criar réplicas anatómicas das crianças. Foram também produzidos modelos em plástico em impressoras 3D para praticar.

Atendendo à complexidade do caso, o próprio hospital – Great Ormond Street hospital (GOSH) – divulgou um vídeo explicativo dos procedimentos efetuados.

O tratamento foi financiado por um doador privado que o jornal Daily Mail identificou como sendo o empresário paquistanês, Murtaza Lakhani.

Safa e Marwa continuam a viver em Londres, onde todos os dias fazem fisioterapia, na companhia da mãe e do avô – o pai faleceu de ataque cardíaco durante a gravidez. Deverão estar de regresso ao Paquistão no próximo ano, com vidas independentes e um milagre comum para partilhar.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …