Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta.

Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro do Paquistão, Safa e Marwa Ullah partilhavam o crânio – não os cérebros – e vasos sanguíneos, relatou o Expresso na terça-feira.

Os procedimentos médicos decorreram durante quatro meses e envolveram mais de 100 profissionais de várias especialidades: craniofacial, neurologia, psicologia, radiologia, fisioterapia e enfermagem.

A primeira operação realizou-se em outubro de 2018, tinham as meninas 19 meses. A última, que concretizou a separação, realizou-se a 11 de fevereiro passado. Ao todo, Safa e Marwa passaram mais de 50 horas em cirurgias.

Para melhor estudar o caso e preparar as intervenções cirúrgicas, a equipa socorreu-se de tecnologia de realidade virtual para criar réplicas anatómicas das crianças. Foram também produzidos modelos em plástico em impressoras 3D para praticar.

Atendendo à complexidade do caso, o próprio hospital – Great Ormond Street hospital (GOSH) – divulgou um vídeo explicativo dos procedimentos efetuados.

O tratamento foi financiado por um doador privado que o jornal Daily Mail identificou como sendo o empresário paquistanês, Murtaza Lakhani.

Safa e Marwa continuam a viver em Londres, onde todos os dias fazem fisioterapia, na companhia da mãe e do avô – o pai faleceu de ataque cardíaco durante a gravidez. Deverão estar de regresso ao Paquistão no próximo ano, com vidas independentes e um milagre comum para partilhar.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …