Meninas esganiçadas: Bloco exige pedido de desculpas ao Porto Canal

O economista Pedro Arroja apelidou as deputadas do BE de “meninas esganiçadas”, durante o seu tempo de antena como comentador no Porto Canal. O partido já veio mostrar a sua indignação perante este episódio e exige um pedido de desculpas formal pela estação portuense.

“Aqui entre nós que ninguém nos ouve, eu não queria nenhuma daquelas mulheres, nem dada”. Foi assim que Pedro Arroja se referiu às deputadas do Bloco de Esquerda esta terça-feira.

O problema é que, ao contrário do que o economista supôs, eram muitas as pessoas que o ouviam, já que estava no habitual espaço de comentário do Porto Canal, logo a seguir à queda do Governo de Passos Coelho.

Chamando-as de “esganiçadas” e considerando que as deputadas em questão “estão sempre contra alguém ou contra alguma coisa”, o comentador foi alvo de duras críticas nas redes sociais.

“Não conseguiria com elas, com uma delas, com uma mulher assim, construir uma comunidade, uma família. Elas estão sempre contra alguém ou contra alguma coisa. E lá em casa só havia dois tipos de pessoas, ou os filhos, ou o marido. O mais provável é que elas se pusessem contra o marido: todas as noites, todos os dias, durante o dia no Parlamento, à noite com o marido: ‘Porque tu é que tens a culpa disto!’”, continuou.

O Bloco de Esquerda também não deixou passar este episódio ao lado e já exigiu um pedido de desculpas formal à direção do canal, mais concretamente a Júlio Magalhães, avança o jornal Público.

Na carta enviada, assinada pelo deputado Jorge Campos, o deputado considera que as declarações do economista “levantam perplexidade pelo carácter ofensivo e misógino com que se referiu a deputadas do Bloco de Esquerda”.

Além disso, os bloquistas citam ainda a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, na qual se ressalva o respeito pela pessoa humana.

1- A programação dos serviços de programa televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido deve respeitar a dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais.

2- Os serviços de programas televisivos e os serviços audiovisuais a pedido não podem, através dos elementos de programação que difundam, incitar ao ódio racial, religioso, político ou gerado pela cor, origem étnica ou nacional, pelo sexo, pela orientação sexual ou pela deficiência.

Se nos dias de hoje já é “absolutamente consensual que o incitamento ao ódio racial ou religioso é inaceitável, o mesmo não é adquirido no que respeita ao sexo e ao género”, pode ler-se na carta.

Apesar disso, o partido compreende que, uma vez que o programa em questão estava a ser emitido em direto, seria “impossível” prever ou “limitar” a situação.

No entanto, consideram que isso não impede o canal de “emitir de imediato um pedido de desculpas formal e estabelecer um distanciamento inequívoco relativamente” às declarações proferidas por Pedro Arroja.

ZAP

PARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. Uau, o sex symbol Pedro Arroja dá nota negativa “ás meninas”. Assim permanece viva a verdadeira alma do “macho latino” da qual o amigo Pedro é um digno representante. Sem gravata e de peito aberto temos aqui um autêntico “matador”.

      • Sinceramente não interessa o que a tua te ensinou quanto ao uso a dar à cloaca… Mas adianto: Em fase activa fecha-a em contraponto à tendência de na fase passiva mantê-la escancarada e ao léu!

      • Oh rico/a! Se esperavas que invocasse a que te pariu enganaste-te porque fiz prevalecer a ideia da falta de virtude da concepção por quem certamente não conheces-te e até hoje te estará pregado na “memória” que se fez, com tempo, cheia de espuma.

          • Oh lindinho, tasse mesm a ver q você não fez tropa!!! Aquilo é dirº esqº, dirº esqº… e você anda no esqº dirº… Andas a precisar que o teu papá te acerte o passo oh riquinho!

  2. Então, as senhoras deputadas do BE não aceitam a crítica, a democracia, a liberdade de expressão, o direito à diferença…? Logo elas que são de esquerda, liberais, avançadas…
    Se esta é a opinião deste senhor, por que não haveria ele de poder expressá-la, tal como elas o fazem tantas vezes a propósito de tudo e de qualquer um, inclusive do Presidente da República, ao qual agora pedem intervenção para que aterre a TAP… lol.

  3. Para muitos um Burro carregado de livros é um doutor.
    A boa educação cabe em qualquer lugar ou conversa.
    Este individuo que deixe a sua estupidez em casa da família.

  4. Estou a espera de saber qual a posição de quem gere o canal. Se acha normal ter este tipo de comentadores a referirem-se nestes termoa a deputadas eleitas pelo povo. Será que lhe causa arnica?

    • Onde acaba o direito de expressão e onde começa a estupidez?
      Já o Albert Einstein dizia: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta”

      • dessa tola não sai mais nada é a centésima milionésima vez que usas o teu ein neurónio para citares stein, abana-a pelo menos deve sair serradura.

        • Percebe-se, apesar das repetições, quão difícil lhe é perceber… Seja proactivo… Cale-se e ouça os passarinhos em vez dos papagaios que lhe bufam aos ouvidos!

  5. Chamar-lhes meninas é um elogio, esganiçadas tem uma conotação negativa pelo que acho que as coisas se anulam. Eu chamar-lhes-ia raparigas (com a conotação que se dá à palavra no Brasil) esganiçadas. Assim é que estaria bem.

  6. A.Costa, ex-número 2 do governo José Sócrates (da banca rota) em vias de se tornar 1º Ministro de Portugal depois de perder as eleições…

  7. A culpa é convidarem esta gentalha para comentarem.
    Um total insulto a todos os seus pares.
    E eu julgava que o salazar já tinha morrido!
    Tenho pena desta gente.
    É um autentico miserável!
    Dividir, realmente, é mau, pois só o PSD-CDS é que sim!
    Viva a esquizofrenia!!!
    Quando se convocar eleições, o PSD-CDS não se esqueçam deste gajo!

    • Até poderá ter sido convidado mas certamente que não para a verborreia da sua prosa. Parece daquelas da boca para fora! Sabe, o pensamento, a opinião livres são elementos da democracia. Adapte-se !

  8. Ele não se mostra contra as mulheres em geral, mas contra aquelas pessoas em particular, e com certeza todos temos o direito de não gostarmos de toda a gente!
    A democracia será apenas favorável ao BE que lhes permite dizer tudo…

RESPONDER

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …