O economista Pedro Arroja apelidou as deputadas do BE de “meninas esganiçadas”, durante o seu tempo de antena como comentador no Porto Canal. O partido já veio mostrar a sua indignação perante este episódio e exige um pedido de desculpas formal pela estação portuense.
“Aqui entre nós que ninguém nos ouve, eu não queria nenhuma daquelas mulheres, nem dada”. Foi assim que Pedro Arroja se referiu às deputadas do Bloco de Esquerda esta terça-feira.
O problema é que, ao contrário do que o economista supôs, eram muitas as pessoas que o ouviam, já que estava no habitual espaço de comentário do Porto Canal, logo a seguir à queda do Governo de Passos Coelho.
Chamando-as de “esganiçadas” e considerando que as deputadas em questão “estão sempre contra alguém ou contra alguma coisa”, o comentador foi alvo de duras críticas nas redes sociais.
“Não conseguiria com elas, com uma delas, com uma mulher assim, construir uma comunidade, uma família. Elas estão sempre contra alguém ou contra alguma coisa. E lá em casa só havia dois tipos de pessoas, ou os filhos, ou o marido. O mais provável é que elas se pusessem contra o marido: todas as noites, todos os dias, durante o dia no Parlamento, à noite com o marido: ‘Porque tu é que tens a culpa disto!’”, continuou.
O Bloco de Esquerda também não deixou passar este episódio ao lado e já exigiu um pedido de desculpas formal à direção do canal, mais concretamente a Júlio Magalhães, avança o jornal Público.
Na carta enviada, assinada pelo deputado Jorge Campos, o deputado considera que as declarações do economista “levantam perplexidade pelo carácter ofensivo e misógino com que se referiu a deputadas do Bloco de Esquerda”.
Além disso, os bloquistas citam ainda a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais a Pedido, na qual se ressalva o respeito pela pessoa humana.
1- A programação dos serviços de programa televisivos e dos serviços audiovisuais a pedido deve respeitar a dignidade da pessoa humana e os direitos, liberdades e garantias fundamentais.
2- Os serviços de programas televisivos e os serviços audiovisuais a pedido não podem, através dos elementos de programação que difundam, incitar ao ódio racial, religioso, político ou gerado pela cor, origem étnica ou nacional, pelo sexo, pela orientação sexual ou pela deficiência.
Se nos dias de hoje já é “absolutamente consensual que o incitamento ao ódio racial ou religioso é inaceitável, o mesmo não é adquirido no que respeita ao sexo e ao género”, pode ler-se na carta.
Apesar disso, o partido compreende que, uma vez que o programa em questão estava a ser emitido em direto, seria “impossível” prever ou “limitar” a situação.
No entanto, consideram que isso não impede o canal de “emitir de imediato um pedido de desculpas formal e estabelecer um distanciamento inequívoco relativamente” às declarações proferidas por Pedro Arroja.
ZAP
Uau, o sex symbol Pedro Arroja dá nota negativa “ás meninas”. Assim permanece viva a verdadeira alma do “macho latino” da qual o amigo Pedro é um digno representante. Sem gravata e de peito aberto temos aqui um autêntico “matador”.
Perdoem-lhe a estupidez já nasceu com ele.
É o que dá qualquer um ser comentador na TV.
MER** de homenzinho !
Onde mora o direito à opinião? Já começa?
Ele só teve a coragem de dizer o que a maioria dos portugueses de bom senso pensam…
isso é porque não conhecem a tua mãe senão mudavam de opinião.
… Na cabeça, comprovadamente, uns têm ideias, outros caca e outros preferem salpicos daquela!
Nem mais… não diria melhor! O que o Pedro Arroja diz é pura e simplesmente o que os olhos de toda a gente vêem! Porque será que as verdades incomodam tanto? Já não há liberdade de expressão para dizer verdades? Nem as verdades se podem dizer?
Ó ILUMINADO neste momento a tua chama só ilumina LÀPIDAS.
Fecha a MATRACA de asneiras, porra.
Esganiçadas não concordo. A suavidade e colocação da oratória até é mais madres de convento!
aquele onde a tua mãe é superirora.
Sinceramente não interessa o que a tua te ensinou quanto ao uso a dar à cloaca… Mas adianto: Em fase activa fecha-a em contraponto à tendência de na fase passiva mantê-la escancarada e ao léu!
Oh rico/a! Se esperavas que invocasse a que te pariu enganaste-te porque fiz prevalecer a ideia da falta de virtude da concepção por quem certamente não conheces-te e até hoje te estará pregado na “memória” que se fez, com tempo, cheia de espuma.
escreves em língua de cão não admira, parido por cadela vadia. afinal és o bordaslesgas ou enviuzado.
Oh lindinho, tasse mesm a ver q você não fez tropa!!! Aquilo é dirº esqº, dirº esqº… e você anda no esqº dirº… Andas a precisar que o teu papá te acerte o passo oh riquinho!
Senhoras e senhores , é apenas “liberdade de expressão” .
Não é necessário tanto histerismo.
Então, as senhoras deputadas do BE não aceitam a crítica, a democracia, a liberdade de expressão, o direito à diferença…? Logo elas que são de esquerda, liberais, avançadas…
Se esta é a opinião deste senhor, por que não haveria ele de poder expressá-la, tal como elas o fazem tantas vezes a propósito de tudo e de qualquer um, inclusive do Presidente da República, ao qual agora pedem intervenção para que aterre a TAP… lol.
Para muitos um Burro carregado de livros é um doutor.
A boa educação cabe em qualquer lugar ou conversa.
Este individuo que deixe a sua estupidez em casa da família.
Estou a espera de saber qual a posição de quem gere o canal. Se acha normal ter este tipo de comentadores a referirem-se nestes termoa a deputadas eleitas pelo povo. Será que lhe causa arnica?
este pedro, Arroja as mãos nos urinóis públicos do porto mas é em privado que ele é forte aí arrojas com a boca.
Onde acaba o direito de expressão e onde começa a estupidez?
Já o Albert Einstein dizia: “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta”
dessa tola não sai mais nada é a centésima milionésima vez que usas o teu ein neurónio para citares stein, abana-a pelo menos deve sair serradura.
Percebe-se, apesar das repetições, quão difícil lhe é perceber… Seja proactivo… Cale-se e ouça os passarinhos em vez dos papagaios que lhe bufam aos ouvidos!
Chamar-lhes meninas é um elogio, esganiçadas tem uma conotação negativa pelo que acho que as coisas se anulam. Eu chamar-lhes-ia raparigas (com a conotação que se dá à palavra no Brasil) esganiçadas. Assim é que estaria bem.
Mais um que está a fazer confusão com a sua própria mãe!…
…Que por ventura não terá aprendido com a tua mas sim contigo!
Poupa nas pérolas… Os suínos não sabem o que fazer para além de abrir torneiras com o focinho e chafurdarem no esterco.
A.Costa, ex-número 2 do governo José Sócrates (da banca rota) em vias de se tornar 1º Ministro de Portugal depois de perder as eleições…
A culpa é convidarem esta gentalha para comentarem.
Um total insulto a todos os seus pares.
E eu julgava que o salazar já tinha morrido!
Tenho pena desta gente.
É um autentico miserável!
Dividir, realmente, é mau, pois só o PSD-CDS é que sim!
Viva a esquizofrenia!!!
Quando se convocar eleições, o PSD-CDS não se esqueçam deste gajo!
Até poderá ter sido convidado mas certamente que não para a verborreia da sua prosa. Parece daquelas da boca para fora! Sabe, o pensamento, a opinião livres são elementos da democracia. Adapte-se !
As meninas do BE, por agora, ,já não estão esganiçadas. Tomaram Mebocaina!!!
Ele não se mostra contra as mulheres em geral, mas contra aquelas pessoas em particular, e com certeza todos temos o direito de não gostarmos de toda a gente!
A democracia será apenas favorável ao BE que lhes permite dizer tudo…