Menina morreu na triagem após ter alta com “gotas para a constipação”. Hospital culpa “virose gripal”

(dr) Hospital de São João

A morte de uma menina de 8 anos no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, após ter alta numa primeira ida à unidade, está a ser investigada. A família da criança suspeita de negligência médica e critica o atendimento prestado. O irmão da criança falecida está a ser medicado para a Gripe B, uma vez que o Hospital suspeita que na base da morte estará uma “virose gripal”.

O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) já abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de uma menina de 8 anos, no último domingo à tarde.

A criança foi uma primeira vez ao Hospital Dr. Nélio Mendonça no sábado, apresentando um quadro de febre alta e desmaios. “Receitaram umas gotas para a constipação e perguntaram se tinham Ben-u-ron em casa, quando a febre era altíssima”, lamenta um elemento da família da criança em declarações ao Jornal da Madeira (JM).

A menina teve alta, mas no domingo, uma vez que não melhorou, voltou a ser levada pelos pais às urgências mais próximas da residência da família, o Centro de Saúde de Machico. “Devido à sua situação inspirar cuidados mais diferenciados, (foi) transferida em ambulância, acompanhada por um profissional de saúde para o Serviço de Urgência Hospitalar no Funchal, onde, lamentavelmente, viria a falecer”, explica uma nota do SESARAM divulgada pela comunicação social.

A criança terá tido “uma paragem cardio-respiratória” à chegada ao Hospital do Funchal, como explicou o director do serviço de Urgência Pediátrica da unidade, Manuel Pedro Freitas, em declarações recolhidas pela RTP1.

Este profissional descarta a hipótese de erro médico e frisa que tudo indica que “seja uma situação viral que poderá, eventualmente, ter atingido outros órgãos”. “A criança foi correctamente observada e a medicação foi feita de acordo com a observação”, salienta o médico.

Nesse sentido, e para evitar um novo desfecho trágico, o irmão da menina falecida estará a ser medicado para a Gripe B, como avança o JM.

A gripe B é um dos sub-tipos mais comuns do vírus da influenza, apresentando grande potencial de transmissão. Habitualmente, não apresenta complicações, assemelhando-se a uma qualquer gripe comum, mas pode resultar num quadro mais grave. Sem tratamento adequado, pode levar a complicações como pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A autópsia à criança vai ser realizada nesta terça-feira. “Só a autópsia poderá dar um diagnóstico mais correcto” do que de facto aconteceu, como nota o médico Manuel Pedro Freitas.

A família da menina promete “lutar até às últimas consequências pelo apuramento da verdade e de eventuais responsabilidades médicas a assacar a alguém”, considerando que os pais “estão indignados com a falta de resposta no primeiro atendimento que tiveram no hospital”, como frisa um familiar ao JM.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou convicto que houve negligencia Medica. Uma criança de 8 Anos com um quadro Clínico e um Diagnostico desta gravidade, deveria no mínimo ser hospitalizada em S.O, e não enviada para casa, havendo ocorrido notoriamente crises convulsivas. Cada vez mais vem a Publico casos de negligencia Medica com desfechos trágicos para os Utentes. É importante para não dizer “Vital” por um termo a tais falhas. A Vida e a Saúde não tem preço . Há bons e maus Profissionais em todas as áreas profissionais, assim que bons e maus Ministros (as) da Saúde. Mas no que diz respeito a Saúde de cada um de nós, é inadmissível haver incompetências e negligencias !…Responsabilidades, exigem-se !

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …