Menina morreu na triagem após ter alta com “gotas para a constipação”. Hospital culpa “virose gripal”

(dr) Hospital de São João

A morte de uma menina de 8 anos no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, após ter alta numa primeira ida à unidade, está a ser investigada. A família da criança suspeita de negligência médica e critica o atendimento prestado. O irmão da criança falecida está a ser medicado para a Gripe B, uma vez que o Hospital suspeita que na base da morte estará uma “virose gripal”.

O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) já abriu um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de uma menina de 8 anos, no último domingo à tarde.

A criança foi uma primeira vez ao Hospital Dr. Nélio Mendonça no sábado, apresentando um quadro de febre alta e desmaios. “Receitaram umas gotas para a constipação e perguntaram se tinham Ben-u-ron em casa, quando a febre era altíssima”, lamenta um elemento da família da criança em declarações ao Jornal da Madeira (JM).

A menina teve alta, mas no domingo, uma vez que não melhorou, voltou a ser levada pelos pais às urgências mais próximas da residência da família, o Centro de Saúde de Machico. “Devido à sua situação inspirar cuidados mais diferenciados, (foi) transferida em ambulância, acompanhada por um profissional de saúde para o Serviço de Urgência Hospitalar no Funchal, onde, lamentavelmente, viria a falecer”, explica uma nota do SESARAM divulgada pela comunicação social.

A criança terá tido “uma paragem cardio-respiratória” à chegada ao Hospital do Funchal, como explicou o director do serviço de Urgência Pediátrica da unidade, Manuel Pedro Freitas, em declarações recolhidas pela RTP1.

Este profissional descarta a hipótese de erro médico e frisa que tudo indica que “seja uma situação viral que poderá, eventualmente, ter atingido outros órgãos”. “A criança foi correctamente observada e a medicação foi feita de acordo com a observação”, salienta o médico.

Nesse sentido, e para evitar um novo desfecho trágico, o irmão da menina falecida estará a ser medicado para a Gripe B, como avança o JM.

A gripe B é um dos sub-tipos mais comuns do vírus da influenza, apresentando grande potencial de transmissão. Habitualmente, não apresenta complicações, assemelhando-se a uma qualquer gripe comum, mas pode resultar num quadro mais grave. Sem tratamento adequado, pode levar a complicações como pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A autópsia à criança vai ser realizada nesta terça-feira. “Só a autópsia poderá dar um diagnóstico mais correcto” do que de facto aconteceu, como nota o médico Manuel Pedro Freitas.

A família da menina promete “lutar até às últimas consequências pelo apuramento da verdade e de eventuais responsabilidades médicas a assacar a alguém”, considerando que os pais “estão indignados com a falta de resposta no primeiro atendimento que tiveram no hospital”, como frisa um familiar ao JM.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou convicto que houve negligencia Medica. Uma criança de 8 Anos com um quadro Clínico e um Diagnostico desta gravidade, deveria no mínimo ser hospitalizada em S.O, e não enviada para casa, havendo ocorrido notoriamente crises convulsivas. Cada vez mais vem a Publico casos de negligencia Medica com desfechos trágicos para os Utentes. É importante para não dizer “Vital” por um termo a tais falhas. A Vida e a Saúde não tem preço . Há bons e maus Profissionais em todas as áreas profissionais, assim que bons e maus Ministros (as) da Saúde. Mas no que diz respeito a Saúde de cada um de nós, é inadmissível haver incompetências e negligencias !…Responsabilidades, exigem-se !

RESPONDER

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …