“Menina Mogli” encontrada na Índia “não estava a viver com macacos”

Menina Mogli de 8 anos foi resgatada da selva na Índia

Muitas pessoas na Índia e no mundo acompanharam com interesse o caso de uma menina encontrada na floresta e que aparentemente estava a viver com um grupo de macacos.

Mas, segundo o jornal India Times, há bastante menos mistério do que se imagina: as autoridades trabalham com a possibilidade de que a criança, que tem entre 8 a 10 anos, tenha uma deficiência mental e possa ter sido abandonada pelos pais na floresta em que foi encontrada, há algumas semanas, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Inicialmente, o agente da polícia indiana Suresh Yadav tinha contado à BBC que a menina tinha sido encontrada a brincar com macacos, e que imitava o comportamento dos primatas. A criança teria sido encontrada por moradores de uma aldeia na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.

Mas as autoridades indianas desmentiram entretanto os relatos e afirmam que o mais provável é que a menina tenha sido abandonada pelos pais, e que não tenha passado muito tempo na floresta.

Não é possível que uma menina passe anos num bosque e que os guardas florestais ou mesmo as centenas de cameras instaladas para vigiar os animais não a tenham notado”, disse Gyan Praksh Singh, responsável pela floresta onde a menina foi encontrada.

“O mais provável é que ela tenha sido abandonada aqui pouco antes de ser encontrada.”

Alguns relatos citavam macacos a atacar a equipa de resgate e que a menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo. Mas a nova versão é que a garota foi encontrada próximo da estrada, não nas profundezas da floresta.

“Os pais sabiam que ela não poderia falar e abandonaram-na. Há macacos nesta região, mas ela não estava a viver com eles”, disse JP Singh, director do departamento florestal do Estado. “Quem vê a menina percebe logo que ela tem problemas mentais e físicos.”

A segurança social indiana oferece pouca ajuda a famílias com crianças deficientes, num país em que centenas de milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta.

Segundo as autoridades, a menina foi enviada a um albergue infantil. A garota recebeu visita de autoridades no hospital.

A criança tinha sido comparada a Mogli, o personagem de O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling. Na história, adaptada pela Disney para o cinema, um menino indiano é criado na natureza por lobos.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …