“Menina Mogli” encontrada na Índia “não estava a viver com macacos”

Menina Mogli de 8 anos foi resgatada da selva na Índia

Muitas pessoas na Índia e no mundo acompanharam com interesse o caso de uma menina encontrada na floresta e que aparentemente estava a viver com um grupo de macacos.

Mas, segundo o jornal India Times, há bastante menos mistério do que se imagina: as autoridades trabalham com a possibilidade de que a criança, que tem entre 8 a 10 anos, tenha uma deficiência mental e possa ter sido abandonada pelos pais na floresta em que foi encontrada, há algumas semanas, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Inicialmente, o agente da polícia indiana Suresh Yadav tinha contado à BBC que a menina tinha sido encontrada a brincar com macacos, e que imitava o comportamento dos primatas. A criança teria sido encontrada por moradores de uma aldeia na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.

Mas as autoridades indianas desmentiram entretanto os relatos e afirmam que o mais provável é que a menina tenha sido abandonada pelos pais, e que não tenha passado muito tempo na floresta.

Não é possível que uma menina passe anos num bosque e que os guardas florestais ou mesmo as centenas de cameras instaladas para vigiar os animais não a tenham notado”, disse Gyan Praksh Singh, responsável pela floresta onde a menina foi encontrada.

“O mais provável é que ela tenha sido abandonada aqui pouco antes de ser encontrada.”

Alguns relatos citavam macacos a atacar a equipa de resgate e que a menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo. Mas a nova versão é que a garota foi encontrada próximo da estrada, não nas profundezas da floresta.

“Os pais sabiam que ela não poderia falar e abandonaram-na. Há macacos nesta região, mas ela não estava a viver com eles”, disse JP Singh, director do departamento florestal do Estado. “Quem vê a menina percebe logo que ela tem problemas mentais e físicos.”

A segurança social indiana oferece pouca ajuda a famílias com crianças deficientes, num país em que centenas de milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta.

Segundo as autoridades, a menina foi enviada a um albergue infantil. A garota recebeu visita de autoridades no hospital.

A criança tinha sido comparada a Mogli, o personagem de O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling. Na história, adaptada pela Disney para o cinema, um menino indiano é criado na natureza por lobos.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …