“Menina Mogli” encontrada na Índia “não estava a viver com macacos”

Menina Mogli de 8 anos foi resgatada da selva na Índia

Muitas pessoas na Índia e no mundo acompanharam com interesse o caso de uma menina encontrada na floresta e que aparentemente estava a viver com um grupo de macacos.

Mas, segundo o jornal India Times, há bastante menos mistério do que se imagina: as autoridades trabalham com a possibilidade de que a criança, que tem entre 8 a 10 anos, tenha uma deficiência mental e possa ter sido abandonada pelos pais na floresta em que foi encontrada, há algumas semanas, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Inicialmente, o agente da polícia indiana Suresh Yadav tinha contado à BBC que a menina tinha sido encontrada a brincar com macacos, e que imitava o comportamento dos primatas. A criança teria sido encontrada por moradores de uma aldeia na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.

Mas as autoridades indianas desmentiram entretanto os relatos e afirmam que o mais provável é que a menina tenha sido abandonada pelos pais, e que não tenha passado muito tempo na floresta.

Não é possível que uma menina passe anos num bosque e que os guardas florestais ou mesmo as centenas de cameras instaladas para vigiar os animais não a tenham notado”, disse Gyan Praksh Singh, responsável pela floresta onde a menina foi encontrada.

“O mais provável é que ela tenha sido abandonada aqui pouco antes de ser encontrada.”

Alguns relatos citavam macacos a atacar a equipa de resgate e que a menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo. Mas a nova versão é que a garota foi encontrada próximo da estrada, não nas profundezas da floresta.

“Os pais sabiam que ela não poderia falar e abandonaram-na. Há macacos nesta região, mas ela não estava a viver com eles”, disse JP Singh, director do departamento florestal do Estado. “Quem vê a menina percebe logo que ela tem problemas mentais e físicos.”

A segurança social indiana oferece pouca ajuda a famílias com crianças deficientes, num país em que centenas de milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta.

Segundo as autoridades, a menina foi enviada a um albergue infantil. A garota recebeu visita de autoridades no hospital.

A criança tinha sido comparada a Mogli, o personagem de O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling. Na história, adaptada pela Disney para o cinema, um menino indiano é criado na natureza por lobos.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.