“Menina Mogli” encontrada na Índia “não estava a viver com macacos”

Menina Mogli de 8 anos foi resgatada da selva na Índia

Muitas pessoas na Índia e no mundo acompanharam com interesse o caso de uma menina encontrada na floresta e que aparentemente estava a viver com um grupo de macacos.

Mas, segundo o jornal India Times, há bastante menos mistério do que se imagina: as autoridades trabalham com a possibilidade de que a criança, que tem entre 8 a 10 anos, tenha uma deficiência mental e possa ter sido abandonada pelos pais na floresta em que foi encontrada, há algumas semanas, no estado de Uttar Pradesh, no norte do país.

Inicialmente, o agente da polícia indiana Suresh Yadav tinha contado à BBC que a menina tinha sido encontrada a brincar com macacos, e que imitava o comportamento dos primatas. A criança teria sido encontrada por moradores de uma aldeia na reserva natural de Katarniaghat, próximo da fronteira com o Nepal.

Mas as autoridades indianas desmentiram entretanto os relatos e afirmam que o mais provável é que a menina tenha sido abandonada pelos pais, e que não tenha passado muito tempo na floresta.

Não é possível que uma menina passe anos num bosque e que os guardas florestais ou mesmo as centenas de cameras instaladas para vigiar os animais não a tenham notado”, disse Gyan Praksh Singh, responsável pela floresta onde a menina foi encontrada.

“O mais provável é que ela tenha sido abandonada aqui pouco antes de ser encontrada.”

Alguns relatos citavam macacos a atacar a equipa de resgate e que a menina estava desnutrida, tinha cabelos e unhas longos e apresentava ferimentos e arranhões pelo corpo. Mas a nova versão é que a garota foi encontrada próximo da estrada, não nas profundezas da floresta.

“Os pais sabiam que ela não poderia falar e abandonaram-na. Há macacos nesta região, mas ela não estava a viver com eles”, disse JP Singh, director do departamento florestal do Estado. “Quem vê a menina percebe logo que ela tem problemas mentais e físicos.”

A segurança social indiana oferece pouca ajuda a famílias com crianças deficientes, num país em que centenas de milhões de pessoas vivem em pobreza absoluta.

Segundo as autoridades, a menina foi enviada a um albergue infantil. A garota recebeu visita de autoridades no hospital.

A criança tinha sido comparada a Mogli, o personagem de O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling. Na história, adaptada pela Disney para o cinema, um menino indiano é criado na natureza por lobos.

// BBC

RESPONDER

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg

Ciberataque poderá desencadear mecanismo de defesa mútua da NATO

O secretário geral da NATO, Jean Stoltenberg, lembrou esta quarta-feira que um ciberataque pode ser objeto de aplicação do artigo 5 do tratado da NATO e que se está a estabelecer o âmbito "ciber como …

"A Fila" da série de quadros The Vulnerability Series

Artista sírio pinta líderes mundiais como refugiados

E se os grandes líderes mundiais fossem, na verdade, refugiados? Foi assim que o artista sírio Abdalla All Omari os imaginou e mostrou ao mundo. "The Vulnerability Series" é o nome do projeto criado por Abdalla Al …

-

Polícias realizam manifestação nacional contra falta de respostas do Governo

Os polícias realizam esta quarta-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional para protestar contra a falta de respostas do Governo às principais reivindicações e demonstrarem indignação pela forma como estão a ser tratados. A manifestação, que vai …

Salvador Sobral atua no Festival Confluências, no Marco de Canaveses

Salvador Sobral pede desculpa por comentário "inoportuno"

O cantor pediu desculpa pelo comentário "inoportuno" que fez, esta terça-feira, durante a atuação no evento solidário "Juntos por Todos", no MEO Arena, em Lisboa, para reforçar o apoio às populações afetadas pelos incêndios. Salvador Sobral …

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa faz sucesso no Facebook dos The Doors

Marcelo Rebelo de Sousa é uma inusitada "estrela" na página oficial da banda The Doors no Facebook. O Presidente de Portugal destaca-se numa imagem que está a fazer sucesso na rede social. "O Presidente de Portugal, …

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Governo defende SIRESP e culpa PSP e Protecção Civil pela tragédia de Pedrógão Grande

O Governo critica a PSP e a Protecção Civil. A Protecção Civil e os bombeiros falam em falhas no SIRESP. Mas ninguém assume culpas pela tragédia em Pedrógão Grande, onde morreram 64 pessoas num incêndio …

Donald Trump

Revista Time pede a Trump que retire capa "fake" dos seus clubes de golfe

Donald Trump está envolvido em mais uma polémica. Depois de passar tanto tempo a criticar os media por fazerem aquilo a que chama de "notícias falsas", o próprio foi apanhado numa capa falsa da Time …

Imagem retirada do filme E.T., de 1982, do realizador Steven Spielberg

NASA desmente que "vai anunciar brevemente" descoberta de vida extraterrestre

Thomas Zurbuchen, administrador associado e director científico da NASA, clarificou esta segunda-feira nas redes sociais que a agência espacial norte-americana "não tem nenhum anúncio pendente" sobre a descoberta de vida extraterrestre. Num post publicado esta segunda-feira …

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

Temer diz que denúncia contra si é “uma ficção”

O Presidente do Brasil disse, esta terça-feira, numa declaração ao país que a denúncia de corrupção contra si, apresentada na segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, é "uma ficção". "A denúncia é …

Edifício do Ministério das Finanças em Lisboa

Mão humana no apagão de 10 mil milhões para offshores "é improvável”

A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) concluiu ser "extremamente improvável" que a falha informática que permitiu a saída de dez mil milhões de euros para offshore sem a análise do fisco tenha sido causada …