Menina lusodescendente com tumor cerebral está a comover os franceses

Augustine tem apenas quatro anos e enfrenta um tumor cerebral muito raro. O caso da criança lusodescendente está a comover a imprensa e os franceses.

Augustine é uma criança lusodescendente que, com apenas quatro anos, enfrenta uma dura luta contra um tumor cerebral muito raro, localizado no tronco do cérebro. A condição já fez com que a menina deixasse de andar, ver e falar.

Desesperados e sem saber o que fazer, a família e os amigos de Augustine criaram a Associação Wonder Augustine que, além de reunir verbas para ajudar a pagar os tratamentos da criança, tem também como missão sensibilizar para a existência de doenças raras.

O nome da associação nasceu graças ao facto de Augustine ser uma fã incondicional da série Wonder Woman (“Mulher Maravilha”). No quarto de hospital da menina, em Lille, França, há dezenas de unicórnios que a fazem sonhar com um futuro mais risonho.

Ao Jornal de Notícias, o primo da menina, Filipe Teixeira, disse que “em Portugal, estamos a leiloar camisolas oferecidas por clubes de futebol, mas o mais importante é dar a conhecer o drama de casos como este e a necessidade urgente de aumentar a investigação médica e a farmacêutica para o tratamento de doenças raras”.

A doença foi descoberta em julho deste ano, quando a criança começou a sofrer muitas quedas. Dois dias antes de fazer quatro anos, no início de agosto, e após a realização de inúmeros exames médicos, Augustine acabou por ser internada com o prognóstico muito reservado. “O estado de saúde dela piora de dia para dia“, sustentou Filipe Teixeira.

Por enquanto, é na página de Facebook que Pauline Desplanque e Tanguy Bourdon, pais da criança, vão partilhando o estado de saúde da menina, publicando relatos sobre os tratamentos e as  notícias que vão recebendo. “Já falam em cuidados paliativos, o que significa que nada mais pode ser feito”, escreveu a mãe.

Esta doença – glioma pontino difuso – muito rara atinge cerca de 600 crianças por ano em todo o mundo. A sua raridade faz com que os dados sobre a doença sejam também eles escassos. Ainda assim, segundo o diário, relatos clínicos adiantam que a esperança média de vida se situa entre os nove e os 12 meses.

No caso de Augustine, “está tudo a ser muito rápido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nakajima recusa-se a treinar com a equipa portista

O avançado japonês recusa-se a treinar com o restante plantel portista, tendo invocado os problemas de saúde da mulher, e está naturalmente de fora do jogo desta quarta-feira com o Famalicão. Esta terça-feira, na conferência de …

Tribunais retomam atividade. Juízes recusam fazer julgamentos em salas sem condições

Os tribunais retomam hoje a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do setor anteveem que o regresso à atividade normal será assimétrico e progressivo, sendo em alguns casos difícil assegurar totalmente as medidas de segurança …

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …