Menina lusodescendente com tumor cerebral está a comover os franceses

Augustine tem apenas quatro anos e enfrenta um tumor cerebral muito raro. O caso da criança lusodescendente está a comover a imprensa e os franceses.

Augustine é uma criança lusodescendente que, com apenas quatro anos, enfrenta uma dura luta contra um tumor cerebral muito raro, localizado no tronco do cérebro. A condição já fez com que a menina deixasse de andar, ver e falar.

Desesperados e sem saber o que fazer, a família e os amigos de Augustine criaram a Associação Wonder Augustine que, além de reunir verbas para ajudar a pagar os tratamentos da criança, tem também como missão sensibilizar para a existência de doenças raras.

O nome da associação nasceu graças ao facto de Augustine ser uma fã incondicional da série Wonder Woman (“Mulher Maravilha”). No quarto de hospital da menina, em Lille, França, há dezenas de unicórnios que a fazem sonhar com um futuro mais risonho.

Ao Jornal de Notícias, o primo da menina, Filipe Teixeira, disse que “em Portugal, estamos a leiloar camisolas oferecidas por clubes de futebol, mas o mais importante é dar a conhecer o drama de casos como este e a necessidade urgente de aumentar a investigação médica e a farmacêutica para o tratamento de doenças raras”.

A doença foi descoberta em julho deste ano, quando a criança começou a sofrer muitas quedas. Dois dias antes de fazer quatro anos, no início de agosto, e após a realização de inúmeros exames médicos, Augustine acabou por ser internada com o prognóstico muito reservado. “O estado de saúde dela piora de dia para dia“, sustentou Filipe Teixeira.

Por enquanto, é na página de Facebook que Pauline Desplanque e Tanguy Bourdon, pais da criança, vão partilhando o estado de saúde da menina, publicando relatos sobre os tratamentos e as  notícias que vão recebendo. “Já falam em cuidados paliativos, o que significa que nada mais pode ser feito”, escreveu a mãe.

Esta doença – glioma pontino difuso – muito rara atinge cerca de 600 crianças por ano em todo o mundo. A sua raridade faz com que os dados sobre a doença sejam também eles escassos. Ainda assim, segundo o diário, relatos clínicos adiantam que a esperança média de vida se situa entre os nove e os 12 meses.

No caso de Augustine, “está tudo a ser muito rápido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …