Menina lusodescendente com tumor cerebral está a comover os franceses

Augustine tem apenas quatro anos e enfrenta um tumor cerebral muito raro. O caso da criança lusodescendente está a comover a imprensa e os franceses.

Augustine é uma criança lusodescendente que, com apenas quatro anos, enfrenta uma dura luta contra um tumor cerebral muito raro, localizado no tronco do cérebro. A condição já fez com que a menina deixasse de andar, ver e falar.

Desesperados e sem saber o que fazer, a família e os amigos de Augustine criaram a Associação Wonder Augustine que, além de reunir verbas para ajudar a pagar os tratamentos da criança, tem também como missão sensibilizar para a existência de doenças raras.

O nome da associação nasceu graças ao facto de Augustine ser uma fã incondicional da série Wonder Woman (“Mulher Maravilha”). No quarto de hospital da menina, em Lille, França, há dezenas de unicórnios que a fazem sonhar com um futuro mais risonho.

Ao Jornal de Notícias, o primo da menina, Filipe Teixeira, disse que “em Portugal, estamos a leiloar camisolas oferecidas por clubes de futebol, mas o mais importante é dar a conhecer o drama de casos como este e a necessidade urgente de aumentar a investigação médica e a farmacêutica para o tratamento de doenças raras”.

A doença foi descoberta em julho deste ano, quando a criança começou a sofrer muitas quedas. Dois dias antes de fazer quatro anos, no início de agosto, e após a realização de inúmeros exames médicos, Augustine acabou por ser internada com o prognóstico muito reservado. “O estado de saúde dela piora de dia para dia“, sustentou Filipe Teixeira.

Por enquanto, é na página de Facebook que Pauline Desplanque e Tanguy Bourdon, pais da criança, vão partilhando o estado de saúde da menina, publicando relatos sobre os tratamentos e as  notícias que vão recebendo. “Já falam em cuidados paliativos, o que significa que nada mais pode ser feito”, escreveu a mãe.

Esta doença – glioma pontino difuso – muito rara atinge cerca de 600 crianças por ano em todo o mundo. A sua raridade faz com que os dados sobre a doença sejam também eles escassos. Ainda assim, segundo o diário, relatos clínicos adiantam que a esperança média de vida se situa entre os nove e os 12 meses.

No caso de Augustine, “está tudo a ser muito rápido”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …