“Menina biónica” de 7 anos não sente dor, fome nem cansaço

(dr) The Huddersfield Daily

Olivia Farnsworth, a menina que não sente dor, fome nem cansaço

Olivia Farnsworth, a menina que não sente dor, fome nem cansaço

Com apenas sete anos de idade, a jovem britânica não sente dor, cansaço ou fome devido a um distúrbio que afeta os seus cromossomas.

Batizada pelos médicos de “menina biónica”, Olivia Farnsworth podia ser mais uma personagem da banda desenhada cheia de super-poderes mas é, na verdade, um caso real.

Em entrevista ao The Huffington Post, a mãe da menina, Niki Trepak, diz que sentiu que ela era diferente desde o dia em que nasceu.

“Eu já tinha tido dois filhos antes de a Olivia chegar, então eu percebi que ela não era igual a eles”, afirmou ao jornal britânico.

“No início, ela não dormia mas achei simplesmente que era um bebé agitado. (…) Porém, à medida que ficava mais velha, ela nunca precisava de dormir. Dormia aproximadamente duas horas por noite e nunca ficava cansada”, conta.

A menina toma agora uma medicação que a ajuda a dormir, conseguindo descansar durante seis horas por noite. Apesar disso, este é apenas um dos vários ‘super-poderes’ causados por este distúrbio.

Olivia não sente qualquer tipo de dor e, por isso, não tem noção do perigo. Caso disso foi a vez em que foi atropelada por um carro sem sentir absolutamente nada.

“Foi arrastada por quase 40 metros de estrada. Eu gritava, assim como os meus outros filhos, mas a Olivia estava tipo ‘O que é que está a acontecer?’. Ela apenas se levantou e começou a caminhar na minha direção”, recorda Niki.

Na altura, os médicos afirmaram que a menina podia ter tido lesões bastantes graves, algo que não chegou a acontecer porque o corpo não se encontrava tenso. Além de uma marca de pneus no peito, os únicos ferimentos que teve foram alguns arranhões.

Por último, Olivia não sente qualquer necessidade de comer e desde cedo começou a rejeitar qualquer tipo de alimento.

“Quando tinha nove meses, começou a rejeitar o meu leite. Pensei que não gostava dele mas, desde então, ela nunca mais gostou de alimentos”, conta a mãe.

Atualmente, a menina é praticamente ‘obrigada’ a comer e, por exemplo, na escola só o faz porque todas as outras crianças o fazem.

“Em casa, ela passa por fases em que come a mesma coisa durante meses e depois para – uma vez foram batidos, outra sanduíches com manteiga e ainda macarrão com frango”.

Apesar de ocasionalmente ter explosões emocionais e apresentar alguns comportamentos violentos, a mãe diz que Olivia é uma menina feliz.

“Ela não deixa que nada disto a afete porque, para ela, é normal nunca ter experimentado sensações como a dor, a fome ou o cansaço”, justifica a mãe.

Em declarações ao mesmo jornal, Niki quer expor o caso da filha para que as pessoas deixem de pensar que há “alguma coisa errada” com a menina e que “parem de julgar”.

A família recebe apoio do Unique, um grupo que dá suporte neste tipo de casos. Beverley Searle, responsável pela organização, diz que Olivia é o primeiro caso deste tipo a nível mundial.

“Este é um caso super raro. A Olivia tem uma condição que está no mesmo grupo de pessoas com supressão do ‘6p’. No nosso banco de dados mundial, existem apenas 100 pessoas com a supressão do ‘6p’ – isto entre 15 mil casos a nível mundial”.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …