Menina de 6 anos corre contra o tempo à procura de dador de células estaminais

Rachel Emerton / BBC

James e Emma

James e Emma

Uma menina britânica de seis anos está a correr contra o tempo para conseguir um dador compatível de células estaminais, para permanecer viva.

A família de Emma Whittaker tem até outubro para encontrar um dador cujas características combinem com as da menina em pelo menos oito de dez pontos genéticos.

Os médicos não conseguiram encontrar dadores entre os familiares da menina – nem mesmo o irmão de quatro anos, James.

Quando James fez os exames para verificar se poderia ser o dador, a família acabou por descobrir que também o menino tem a doença de Emma – e que precisará também de uma doação no futuro, para salvar a vida.

As duas crianças têm uma doença genética chamada Anemia de Fanconi, que causa problemas na medula e leucemia.

James já conseguiu um doador que combina perfeitamente com o seu perfil genético, através do registo britânico de dadores de células estaminais.

Mas Emma ainda não conseguiu ninguém.

Os médicos afirmam agora que, em último recurso, podem fazer um transplante de células estaminais de um dos pais das crianças, mesmo considerando que eles combinam em apenas 50% com Emma.

Rachel Emerton / BBC

Emma Whittaker

Emma Whittaker

Transfusões

Devido à doença, Emma precisa de ir regularmente ao hospital para receber transfusões, que mantêm o seu sangue num estado normal.

A menina precisa também de fazer regularmente biópsias da medula óssea.

Segundo a mãe de Emma, Rachel, a doença tem um grande impacto na vida dela.

“Ela cansa-se facilmente e os músculos dela podem doer, é fácil aparecer hematomas e ela também tem muitas erupções na pele. Ela foi visitar o zoológico recentemente e depois ficou exausta”, disse.

Rachel e o marido descobriram a doença de Emma quando ela tinha quatro anos. Aos 18 meses de idade a menina já tinha passado por uma cirurgia cardíaca.

Emma nasceu com apenas um rim, como o irmão, e começou a ter dificuldades em respirar.

Enquanto a saúde de Emma se deteriora, James não apresenta para já alterações no sangue, e ainda não precisa da doação de células estaminais.

Dadores

Rachel afirma que é reconfortante saber que pelo menos James já tem um dador garantido, mas agora a família está desesperada para encontrar um dador para Emma.

Para isso, as pessoas precisam se registar como potenciais dadores.

Rachel é metade iraniana, e a família está à procura de pessoas com ascendência do Oriente Médio.

“As pessoas, especialmente as gerações mais novas, não têm ideia de como é simples ou do que está envolvido. Só conhecem a doação de sangue, e não sabem que é tão simples quanto isso”, diz Rachel.

Para se registar como um potencial dador de células-tronco na Grã-Bretanha, a pessoa tem que ser saudável e ter entre 18 e 55 anos.

O registo como dador pode ser feito online, em organizações como a ONG Delete Blood Cancer.

Depois de preencher um formulário de autorização, é retirada uma amostra de células do interior da bochechado dador, como num teste de DNA, para descobrir as características do tecido da pessoa.

Se as características de um dador combinam com as de alguém precisa de uma doação de células estaminais, são recolhidas células do dador, num processo muito parecido com uma doação de sangue.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …