Menina de 6 anos corre contra o tempo à procura de dador de células estaminais

Rachel Emerton / BBC

James e Emma

James e Emma

Uma menina britânica de seis anos está a correr contra o tempo para conseguir um dador compatível de células estaminais, para permanecer viva.

A família de Emma Whittaker tem até outubro para encontrar um dador cujas características combinem com as da menina em pelo menos oito de dez pontos genéticos.

Os médicos não conseguiram encontrar dadores entre os familiares da menina – nem mesmo o irmão de quatro anos, James.

Quando James fez os exames para verificar se poderia ser o dador, a família acabou por descobrir que também o menino tem a doença de Emma – e que precisará também de uma doação no futuro, para salvar a vida.

As duas crianças têm uma doença genética chamada Anemia de Fanconi, que causa problemas na medula e leucemia.

James já conseguiu um doador que combina perfeitamente com o seu perfil genético, através do registo britânico de dadores de células estaminais.

Mas Emma ainda não conseguiu ninguém.

Os médicos afirmam agora que, em último recurso, podem fazer um transplante de células estaminais de um dos pais das crianças, mesmo considerando que eles combinam em apenas 50% com Emma.

Rachel Emerton / BBC

Emma Whittaker

Emma Whittaker

Transfusões

Devido à doença, Emma precisa de ir regularmente ao hospital para receber transfusões, que mantêm o seu sangue num estado normal.

A menina precisa também de fazer regularmente biópsias da medula óssea.

Segundo a mãe de Emma, Rachel, a doença tem um grande impacto na vida dela.

“Ela cansa-se facilmente e os músculos dela podem doer, é fácil aparecer hematomas e ela também tem muitas erupções na pele. Ela foi visitar o zoológico recentemente e depois ficou exausta”, disse.

Rachel e o marido descobriram a doença de Emma quando ela tinha quatro anos. Aos 18 meses de idade a menina já tinha passado por uma cirurgia cardíaca.

Emma nasceu com apenas um rim, como o irmão, e começou a ter dificuldades em respirar.

Enquanto a saúde de Emma se deteriora, James não apresenta para já alterações no sangue, e ainda não precisa da doação de células estaminais.

Dadores

Rachel afirma que é reconfortante saber que pelo menos James já tem um dador garantido, mas agora a família está desesperada para encontrar um dador para Emma.

Para isso, as pessoas precisam se registar como potenciais dadores.

Rachel é metade iraniana, e a família está à procura de pessoas com ascendência do Oriente Médio.

“As pessoas, especialmente as gerações mais novas, não têm ideia de como é simples ou do que está envolvido. Só conhecem a doação de sangue, e não sabem que é tão simples quanto isso”, diz Rachel.

Para se registar como um potencial dador de células-tronco na Grã-Bretanha, a pessoa tem que ser saudável e ter entre 18 e 55 anos.

O registo como dador pode ser feito online, em organizações como a ONG Delete Blood Cancer.

Depois de preencher um formulário de autorização, é retirada uma amostra de células do interior da bochechado dador, como num teste de DNA, para descobrir as características do tecido da pessoa.

Se as características de um dador combinam com as de alguém precisa de uma doação de células estaminais, são recolhidas células do dador, num processo muito parecido com uma doação de sangue.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …