/

Menara é a árvore tropical mais alta do mundo. Mora na Malásia

(dr) Unding Jami / University of Oxford

A árvore tropical mais alta e conhecida do mundo foi descoberta na Área de Conservação do Vale de Danum, na parte malaia da ilha de Bornéu, e mede uns impressionantes 100 metros.

Chama-se Menara, é uma meranti amarela (Shorea faguetiana), tem cerca de 100,8 metros de altura e é a árvore tropical mais alta do mundo. Uma equipa de cientistas das universidades de Nottingham e Oxford, em colaboração com a South East Asia Rainforest Research Partnership, identificaram esta árvore colossal que vive nas florestas de Sabah, um estado malaio na ilha de Bornéu.

Segundo o Sci-News, Menara foi descoberta no ano passado e, para a encontrar, a equipa utilizou a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging Survey), que permite determinar a distância desde um emissor laser até um objeto ou superfície utilizando um feixe laser por impulso.

Através deste mecanismo, os cientistas conseguem obter uma nuvem de pontos 3D do cenário com uma alta velocidade e precisão. Neste caso, os pulsos de laser foram refletidos na copa da árvore e na superfície do solo.

Se excluirmos as raízes, Menara pesa 81.500 quilogramas, ou seja, um peso superior ao peso máximo de descolagem de um Boeing 737-800. Apenas 5% da sua massa é mantida na coroa de 40 metros de largura, enquanto 95% estão no seu tronco.

O caule é muito reto, com o centro de massa a 28 metros acima do solo e apenas deslocado a 0,6 metros do eixo vertical central, sugerindo assim que esta árvore é altamente simétrica e equilibrada apesar de estar situada num inclinado.

Apesar de a análise à estrutura sugerir que Menara está longe de se dobrar sob o seu próprio peso, Menara pode estar vulnerável à quebra por causa do vento. Ainda assim, a sua localização – num vale – protege-a e ajuda-a a crescer, atingindo estas alturas extremas.

“Pode haver árvores mais altas do que Menara, mas, dadas as evidências que encontramos sobre as restrições mecânicas causadas pelo vento, é improvável que qualquer nova árvore encontrada seja muito mais alta do que esta”, adiantou Yadvinder Malhi, da Universidade de Oxford.

A descoberta de Menara “incentiva aos esforços de conservação destas florestas tropicais, capazes de quebrar recordes”, rematou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.