Memorial de Mandela na Índia usa foto de Morgan Freeman

TD MF: Zurichmasterclass, NM: LSE Library / wikimedia

Morgan Freeman interpretou Nelson Mandela no filme Invictus,

Morgan Freeman interpretou Nelson Mandela no filme Invictus

Um memorial público foi construído numa cidade na Índia em tributo a Nelson Mandela mas acabou por ser notícia por um engano que já se tornou comum: trocou a foto do ex-presidente sul-africano pela do actor norte-americano Morgan Freeman.

O memorial foi colocado na cidade indiana de Coimbatore e pago por um comerciante local, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP, e incluía uma foto em grande escala de Morgan Freeman, juntamente com fotos de menores dimensões de Mahatma Gandhi, da Madre Teresa de Calcutá e de Martin Luther King Junior.

A gaffe dever-se-á provavelmente ao facto de Morgan Freeman ter representado no cinema Nelson Mandela no filme Invictus, que retrata parte da sua governação como presidente através do campeonato mundial de râguebi na África do Sul, vencido pela equipa da casa.

O comerciante que pagou o memorial disse que não fazia ideia do erro e que será substituído pela imagem correta de Nelson Mandela.

A troca foi notada por transeuntes que a colocaram nas redes sociais e criaram algum alarido em torno de uma gafe que tem sido recorrente.

O jornal britânico The Guardian noticiou que cerca de 8% de todos as mensagens enviadas através da rede social Twitter após a morte de Nelson Mandela, a 05 de dezembro, terão estado relacionados com casos deste género, em que a identidade do ex-líder da África do Sul terá sido confundida.

 

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assunção Cristas vai deixar o Parlamento

A líder demissionária do CDS-PP, Assunção Cristas, vai renunciar ao mandato de deputada, mas ficará na Assembleia da República até ao próximo congresso, em 25 e 26 de janeiro de 2020. O anúncio foi feito esta …

Carles Puigdemont entregou-se às autoridades belgas

O ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente às autoridades belgas na sequência do mandado de detenção emitido pelo Tribunal Supremo de Espanha, disseram à EFE fontes ligadas ao político catalão. Na passada segunda-feira segunda-feira, o …

O muco tem a capacidade secreta de dominar germes

https://vimeo.com/366782239 O nosso corpo está repleto de muco, e isto não se explica apenas pela chegada do outono. Um estudo recente demonstrou uma das inesperadas propriedades benéficas do muco: contém açúcares que controlam os germes potencialmente …

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …