Um memorial público foi construído numa cidade na Índia em tributo a Nelson Mandela mas acabou por ser notícia por um engano que já se tornou comum: trocou a foto do ex-presidente sul-africano pela do actor norte-americano Morgan Freeman.
O memorial foi colocado na cidade indiana de Coimbatore e pago por um comerciante local, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP, e incluía uma foto em grande escala de Morgan Freeman, juntamente com fotos de menores dimensões de Mahatma Gandhi, da Madre Teresa de Calcutá e de Martin Luther King Junior.
A gaffe dever-se-á provavelmente ao facto de Morgan Freeman ter representado no cinema Nelson Mandela no filme Invictus, que retrata parte da sua governação como presidente através do campeonato mundial de râguebi na África do Sul, vencido pela equipa da casa.
O comerciante que pagou o memorial disse que não fazia ideia do erro e que será substituído pela imagem correta de Nelson Mandela.
A troca foi notada por transeuntes que a colocaram nas redes sociais e criaram algum alarido em torno de uma gafe que tem sido recorrente.
O jornal britânico The Guardian noticiou que cerca de 8% de todos as mensagens enviadas através da rede social Twitter após a morte de Nelson Mandela, a 05 de dezembro, terão estado relacionados com casos deste género, em que a identidade do ex-líder da África do Sul terá sido confundida.
/Lusa