Memória funciona melhor com olhos fechados

SXC

-

Fechar os olhos quando pensa aumenta as possibilidades de se lembrar dos fatos com precisão, de acordo com investigadores da Universidade de Surrey.

Os cientistas testaram a capacidade das pessoas de lembrarem de pormenores de filmes que mostram cenas de crimes falsos. Os autores do estudo esperam ajudar testemunhas a relatar os detalhes com mais precisão quando interrogadas pela polícia.

Os investigadores dizem que estabelecer algum tipo de relação com a pessoa que faz as perguntas também pode ajudar a melhorar a memória.

Sem distrações

Num artigo publicado na revista Legal and Criminological Psychology, os cientistas testaram 178 participantes em duas experiências separadas.

Na primeira, pediram aos voluntários que assistissem a um filme que mostra um eletricista a entrar numa propriedade, fazer o seu trabalho e, em seguida, roubar uma série de objetos.

Os voluntários foram então divididos em quatro grupos para serem questionados. Uma parte foi entrevistada de olhos abertos e a outra de olhos fechados.

Houve ainda duas abordagens diferentes por parte da pessoa que fazia as perguntas: num grupo, o entrevistador não tentou criar nenhum tipo de empatia com o entrevistado; noutro grupo, o investigador apresentou-se e tentou criar uma relação amigável antes de começar a fazer as perguntas.

As pessoas que criaram alguma relação com o entrevistador e mantiveram os olhos fechados durante todo o interrogatório responderam a três quartos (75%) das 17 perguntas corretamente.

Por outro lado, aqueles que não foram apresentados ao entrevistador e tinham os olhos abertos responderam a apenas 41% corretamente.

A análise mostrou que fechar os olhos teve um impacto maior na tentativa de lembrar detalhes corretamente, mas que sentir-se confortável durante a entrevista também ajudou.

Na segunda experiência, os investigadores questionaram os voluntários sobre uma cena de crime simulada.

Lembrar através de sons

“Os nossos dados e outros dados que temos indicam que fechar os olhos ajuda porque diminui a distração“, disse o investigador chefe, Robert Nash.

“Fechar os olhos também pode ajudar as pessoas a visualizar os detalhes do evento que estão a tentar lembrar, mas a nossa segunda experiência sugere que manter os olhos fechados pode ajudar a focar em informações de áudio também.

“Os mecanismos que identificamos aplicam-se a outros contextos, por exemplo, tentar lembrar pormenores de uma aula.”

“Isso contribui para o crescente número de estudos que indicam que fechar os olhos pode ser uma técnica útil se usada pela polícia”, disse Tim Hollins, da Universidade de Plymouth, que não fez parte da equipa que fez o estudo.

“Outra coisa boa deste trabalho é que observaram também a construção de uma relação com o entrevistador. Estes dados mostram o benefício de fechar os olhos e construir uma relação com o entrevistador somam-se, em vez de se anularem, como algumas pessoas pensavam.”

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.