Uma recente investigação revelou que alguns cães têm uma memória tão boa que são capazes de se lembrar de palavras associadas a objetos durante, pelo menos, dois anos.
Todos os cães são capazes de aprender palavras relacionadas com ações, como sentar ou deitar, mas só alguns conseguem aprender palavras relacionadas com objetos, como os nomes dos seus brinquedos, por exemplo.
Há quatro anos, uma equipa de cientistas do Family Dog Project da Universidade ELTE, em Budapeste, desafiou os donos de seis cães GWL (a denominação dada a aprendizes de palavras superdotados) a ensinar aos seus amigos de quatro patas os nomes de 12 novos brinquedos em apenas uma semana.
Nos testes, que foram realizados online e partilhados nas redes sociais, os cães surpreenderam toda a gente ao mostrarem que conseguiam aprender os nomes dos novos brinquedos num período de tempo tão curto.
Quando concluíram os testes, os investigadores pediram aos donos que guardassem os brinquedos para restringir o acesso dos cães. “Esperamos dois anos e decidimos testar novamente para averiguar se os animais ainda se lembravam dos nomes”, referiu Shany Dror, em comunicado.
Um dos cães acabou por falecer nesse período temporal e os donos acabaram por perder alguns brinquedos. Assim, o teste final foi feito com três cães que tinham 12 brinquedos, um cão com 11 e um cão com cinco.
“Depois de dois anos, todos nós tivemos dificuldade em lembrar o nome dos brinquedos”, admitiu Dror. No entanto, os cães não.
Surpreendentemente, dos cinco cães testados, quatro lembraram-se dos nomes de 60 a 75% dos objetos. No geral, o desempenho dos cães foi, em média, 44% de respostas certas, significativamente acima das expectativas dos investigadores.
Este resultado é a prova de que alguns cães conseguem reter e lembrar informações durante um período de tempo considerável.