De acordo com o índice de performance da InStat e do Observatório do Futebol (CIES), o melhor jogador da Liga Bwin até agora tem sido Luis Díaz.
O índice de desempenho aponta o extremo colombiano como o jogador em melhor forma da liga portuguesa. O avançado dos ‘dragões’ tem um índice de 306, superior a todos os outros jogadores do nosso campeonato.
O jogador tem sido uma escolha recorrente de Sérgio Conceição, tendo participado em todos os dez encontros jogados até agora para a Liga. O internacional colombiano tem-se mostrado em grande forma ao serviço do FC Porto, marcando oito e assistindo para dois golos em todas as competições.
A completar o pódio surgem Lucas Veríssimo, com um índice de 304, e imediatamente a seguir Vitinha, igualmente com um índice de 304.
O índice da InStat é usado pelos departamentos de scouting dos grandes clubes europeus e é calculado com base num algoritmo que considera a contribuição do jogador para o sucesso da equipa, a importância das suas ações, o nível do adversário e o nível do campeonato em que joga.
De acordo com o seu site, cada parâmetro tem um fator que muda dependendo do número de ações e eventos na partida. Existe um conjunto único de parâmetros chave para cada posição (12 a 14 fatores). O peso dos fatores de ação difere dependendo da posição do jogador – por exemplo, erros graves cometidos por defesas centrais e a sua frequência afetam o Índice InStat mais do que aqueles cometidos por atacantes.
Outros jogadores bem cotados, segundo o índice da InStat, são Sebastián Coates (303), Álex Grimaldo (297), Rafa Silva (294), Nicolás Otamendi (293) e Pedro Gonçalves.
O futebolista mais bem cotado fora dos chamados ‘três grandes’ é Al-Musrati, do Sporting de Braga, que surge no 21.º posto com um índice de 274. Paulo Oliveira (Sp. Braga), Ricardo Horta (Sp. Braga) e Diogo Leite (Sp. Braga) são outros nomes bem cotados.
A nível internacional, Erling Haaland é cotado como o jogador em melhor forma, apoiado por um índice de 414. O norueguês do Dortmund é seguido por Mohamed Salah (Liverpool), Robert Lewandowski (Bayern), Rodri (Manchester City) e João Cancelo (Manchester City). O lateral português dos citizens é o português com melhor índice. Bernardo Silva, também do City, surge no 17.º lugar, assim como Rúben Dias, que é 26.º classificado a nível mundial.
Cristiano Ronaldo conta ‘apenas’ com um índice de 307, que o deixa muito abaixo na lista: 133.º lugar.