Estudo indica qual o melhor horário para ir dormir – e evitar doenças cardíacas

5

O risco de desenvolver doenças cardíacas é um receio que atormenta muitas pessoas ao mesmo tempo que vão envelhecendo. Como prevenção, há vários hábitos que podem ser adquiridos. Agora, um novo estudo revela que dormir cedo pode ajudar a retardar o aparecimento deste tipo de problemas.

De acordo com os resultados do novo estudo, publicados no European Heart Journal – Digital Health, para ter um coração saudável o ideal é dormir cedo – mas não muito cedo. Os autores apontam que adormecer entre as 22 e 23 horas ajuda a ter um menor risco de desenvolver doenças cardíacas.

Durante a pesquisa, descobriu-se que, em comparação com os indíviduos que adormeciam no horário aconselhado, quem adormecia por volta da meia-noite, ou mais tarde, tinha um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares – sendo esse risco 25% mais alto. Percebeu-se ainda que a incidência sobe em 12% no caso das pessoas que adormecem entre as entre as 23 e 24 horas.

“O nosso estudo indica que a hora ideal para ir dormir é num ponto específico no ciclo de 24 horas do corpo, pois os desvios podem ser prejudiciais à saúde. A hora mais arriscada é depois da meia-noite, porque pode reduzir a probabilidade de ver a luz da manhã, o que não é bom para o relógio biológico”, explicou David Plans, autor do estudo, em comunicado.

O especialista acrescentou ainda: “Embora os resultados não mostrem causalidade, o tempo de sono emergiu como um fator de risco cardíaco com potencial – independente de outros fatores e características do sono. Se os nossos resultados forem confirmados em outros estudos, o tempo de sono e a higiene básica deste podem ser uma meta para reduzir o risco de doenças cardíacas”.

O novo estudo analisou dados de sete dias que mostravam os horários do início do sono e da hora de acordar de mais de 88 mil pessoas que participaram do projeto Biobank do Reino Unido. Os dados foram recolhidos através de um dispositivo que foi colocado no pulso dos participantes.

Os voluntários também preencheram um questionário onde responderam a questões sobre a sua demografia, estilo de vida, saúde geral e avaliações físicas.

Depois analisar outros fatores, como o tabagismo, índice de massa corporal e o nível socioeconómico, a equipa analisou de que forma a hora do início do sono estava relacionada com o risco de doenças cardiovasculares.

Os cientistas corroboraram o que já tinha sido concluído em outros estudos: o horário em que se vai dormir está ligado com o risco de ter, ou não, problemas cardíacos.

Uma das outras conclusões do novo estudo foi de que a ligação entre o início do sono e as doenças cardiovasculares era mais óbvia entre as mulheres do que entre os homens. No entanto, escreve o IFL Science, os investigadores não conseguirem encontrar uma justificação clara para isto, mas desconfiam que possa estar relacionada com as hormonas.

ZAP //

5 Comments

  1. E transpondo isso para Portugal, onde o sol se põe e nasce a horas completamente distintas do Reino Unido onde foi efectuado o estudo, como ficamos? E esse estudo foi realizado em horário “normal” ou horário de verão, com mais uma hora? Faz diferença saber isso, porque as 22h no inverno calham numa altura do dia diferente das 22h no verão, com todos os riscos associados a isso: +12% de probabilidade de sofrermos problemas por exemplo…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.