A solução para a depressão é o melhor amigo do homem

Há muito que se ouve as pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de o comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão.

De acordo com um novo estudo, realizado por investigadores portugueses e publicado no Journal of Psychiatric Research, a adoção de animais de estimação pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

A verdade é que já há muito tempo que a terapia animal tem vindo a ser usada, apresentando inclusivamente resultados promissores. No entanto, ainda não existiam estudos específicos sobre o impacto da adoção de animais de estimação em pacientes com depressões resistentes ao tratamento.

Segundo Jorge Mota Pereira e Daniela Fontes, investigadores responsáveis pela pesquisa, os sintomas podem mesmo melhorar quando há contacto com animais.

Os cientistas pediram a 80 pacientes que adotassem um animal e 33 aceitaram o desafio, sendo que outros 33 constituíram o grupo de controlo. Em ambos os grupos, os pacientes continuaram a medicação prescrita pelo médico.

Assim, segundo o The Times, ao fim de quatro, oito e 12 semanas, foi feita uma avaliação dos sintomas de depressão nos participantes deste estudo. De acordo com os resultados, a adoção do animal de estimação reforçou os efeitos da medicação antidepressiva. Já no grupo de controlo, não foi registada qualquer melhoria dos sintomas.

Perante estes resultados, os investigadores sentiram-se confortáveis em afirmar que os animais de estimação podem mesmo ser usados como adjuvantes eficazes para os fármacos, pelo menos no que diz respeito à depressão.

Na prática, as pessoas que sofrem de depressão e que estão dispostas a adotar um animal de estimação devem mesmo fazê-lo. Cuidar de um animal faz com que estes pacientes desenvolviam uma forte afinidade e companheirismo, algo que contribui para a melhoria da saúde mental.

Na opinião de Christian Jarret, escritor da British Psychological Society Research Digest, o estudo dos portugueses apresenta algumas fragilidades, na medida em que parte da vontade dos pacientes adotar um animal, algo que pode condicionar os resultados.

Ainda assim, o especialista ressalva que estudos futuros poderão vir a confirmar as conclusões apresentadas pelos investigadores portugueses.

Por isso, se sofre de depressão, saiba que o melhor amigo do homem pode ser uma mais-valia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …