/

A solução para a depressão é o melhor amigo do homem

Há muito que se ouve as pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de o comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão.

De acordo com um novo estudo, realizado por investigadores portugueses e publicado no Journal of Psychiatric Research, a adoção de animais de estimação pode ajudar os pacientes que sofrem de depressões graves.

A verdade é que já há muito tempo que a terapia animal tem vindo a ser usada, apresentando inclusivamente resultados promissores. No entanto, ainda não existiam estudos específicos sobre o impacto da adoção de animais de estimação em pacientes com depressões resistentes ao tratamento.

Segundo Jorge Mota Pereira e Daniela Fontes, investigadores responsáveis pela pesquisa, os sintomas podem mesmo melhorar quando há contacto com animais.

Os cientistas pediram a 80 pacientes que adotassem um animal e 33 aceitaram o desafio, sendo que outros 33 constituíram o grupo de controlo. Em ambos os grupos, os pacientes continuaram a medicação prescrita pelo médico.

Assim, segundo o The Times, ao fim de quatro, oito e 12 semanas, foi feita uma avaliação dos sintomas de depressão nos participantes deste estudo. De acordo com os resultados, a adoção do animal de estimação reforçou os efeitos da medicação antidepressiva. Já no grupo de controlo, não foi registada qualquer melhoria dos sintomas.

Perante estes resultados, os investigadores sentiram-se confortáveis em afirmar que os animais de estimação podem mesmo ser usados como adjuvantes eficazes para os fármacos, pelo menos no que diz respeito à depressão.

Na prática, as pessoas que sofrem de depressão e que estão dispostas a adotar um animal de estimação devem mesmo fazê-lo. Cuidar de um animal faz com que estes pacientes desenvolviam uma forte afinidade e companheirismo, algo que contribui para a melhoria da saúde mental.

Na opinião de Christian Jarret, escritor da British Psychological Society Research Digest, o estudo dos portugueses apresenta algumas fragilidades, na medida em que parte da vontade dos pacientes adotar um animal, algo que pode condicionar os resultados.

Ainda assim, o especialista ressalva que estudos futuros poderão vir a confirmar as conclusões apresentadas pelos investigadores portugueses.

Por isso, se sofre de depressão, saiba que o melhor amigo do homem pode ser uma mais-valia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.