A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café.

De acordo com a Inc., uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de cancro, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Soa bem mas há um problema: os benefícios do café podem estar a ser diminuídos dependendo da altura do dia em que o bebemos. Essencialmente, a ciência diz-nos que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do corpo estão baixos.

Isso ocorre porque tanto a cafeína como o cortisol causam uma reação ao stress no corpo e muito stress é muito mau para a saúde por motivos óbvios. Além disso, pode acabar por fazê-lo ficar mais cansado a longo prazo.

Em contraste, se se beber café quando o cortisol está em baixo, a cafeína ajuda a suavizar o humor e o nível de energia para que se possa fazer mais sem nervosismo a mais.

O cortisol, uma hormona do stress, é libertada de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6h30, terá os seus níveis de cortisol atingirem o pico em diferentes janelas, incluindo das 8h00 às 9h00, do 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10h00 experimenta um pico de cortisol cerca de três horas mais tarde.

No entanto, os níveis de cortisol começam a subir assim que se começa a movimentar pela manhã, por isso esse não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois de a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem beneficiar realmente de um pouco de cafeína.

“Eu diria que no meio da manhã ou no início da tarde é provavelmente a melhor altura”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC. “É quando os níveis de cortisol estão mais baixos e realmente beneficia-se do estimulante.”

De acordo com uma sondagem de 2018, 64% dos americanos inquiridos disseram que tinham consumido café no dia anterior. Esta é a percentagem mais alta desde 2012.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que palermice, toda a gente sabe que a melhor altura para beber café, é quando a miúda gostosa do bar está de serviço.

RESPONDER

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …