A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café.

De acordo com a Inc., uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de cancro, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Soa bem mas há um problema: os benefícios do café podem estar a ser diminuídos dependendo da altura do dia em que o bebemos. Essencialmente, a ciência diz-nos que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do corpo estão baixos.

Isso ocorre porque tanto a cafeína como o cortisol causam uma reação ao stress no corpo e muito stress é muito mau para a saúde por motivos óbvios. Além disso, pode acabar por fazê-lo ficar mais cansado a longo prazo.

Em contraste, se se beber café quando o cortisol está em baixo, a cafeína ajuda a suavizar o humor e o nível de energia para que se possa fazer mais sem nervosismo a mais.

O cortisol, uma hormona do stress, é libertada de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6h30, terá os seus níveis de cortisol atingirem o pico em diferentes janelas, incluindo das 8h00 às 9h00, do 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10h00 experimenta um pico de cortisol cerca de três horas mais tarde.

No entanto, os níveis de cortisol começam a subir assim que se começa a movimentar pela manhã, por isso esse não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois de a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem beneficiar realmente de um pouco de cafeína.

“Eu diria que no meio da manhã ou no início da tarde é provavelmente a melhor altura”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC. “É quando os níveis de cortisol estão mais baixos e realmente beneficia-se do estimulante.”

De acordo com uma sondagem de 2018, 64% dos americanos inquiridos disseram que tinham consumido café no dia anterior. Esta é a percentagem mais alta desde 2012.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que palermice, toda a gente sabe que a melhor altura para beber café, é quando a miúda gostosa do bar está de serviço.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …