A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café.

De acordo com a Inc., uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de cancro, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Soa bem mas há um problema: os benefícios do café podem estar a ser diminuídos dependendo da altura do dia em que o bebemos. Essencialmente, a ciência diz-nos que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do corpo estão baixos.

Isso ocorre porque tanto a cafeína como o cortisol causam uma reação ao stress no corpo e muito stress é muito mau para a saúde por motivos óbvios. Além disso, pode acabar por fazê-lo ficar mais cansado a longo prazo.

Em contraste, se se beber café quando o cortisol está em baixo, a cafeína ajuda a suavizar o humor e o nível de energia para que se possa fazer mais sem nervosismo a mais.

O cortisol, uma hormona do stress, é libertada de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6h30, terá os seus níveis de cortisol atingirem o pico em diferentes janelas, incluindo das 8h00 às 9h00, do 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10h00 experimenta um pico de cortisol cerca de três horas mais tarde.

No entanto, os níveis de cortisol começam a subir assim que se começa a movimentar pela manhã, por isso esse não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois de a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem beneficiar realmente de um pouco de cafeína.

“Eu diria que no meio da manhã ou no início da tarde é provavelmente a melhor altura”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC. “É quando os níveis de cortisol estão mais baixos e realmente beneficia-se do estimulante.”

De acordo com uma sondagem de 2018, 64% dos americanos inquiridos disseram que tinham consumido café no dia anterior. Esta é a percentagem mais alta desde 2012.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que palermice, toda a gente sabe que a melhor altura para beber café, é quando a miúda gostosa do bar está de serviço.

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …