A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café.

De acordo com a Inc., uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de cancro, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Soa bem mas há um problema: os benefícios do café podem estar a ser diminuídos dependendo da altura do dia em que o bebemos. Essencialmente, a ciência diz-nos que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do corpo estão baixos.

Isso ocorre porque tanto a cafeína como o cortisol causam uma reação ao stress no corpo e muito stress é muito mau para a saúde por motivos óbvios. Além disso, pode acabar por fazê-lo ficar mais cansado a longo prazo.

Em contraste, se se beber café quando o cortisol está em baixo, a cafeína ajuda a suavizar o humor e o nível de energia para que se possa fazer mais sem nervosismo a mais.

O cortisol, uma hormona do stress, é libertada de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6h30, terá os seus níveis de cortisol atingirem o pico em diferentes janelas, incluindo das 8h00 às 9h00, do 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10h00 experimenta um pico de cortisol cerca de três horas mais tarde.

No entanto, os níveis de cortisol começam a subir assim que se começa a movimentar pela manhã, por isso esse não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois de a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem beneficiar realmente de um pouco de cafeína.

“Eu diria que no meio da manhã ou no início da tarde é provavelmente a melhor altura”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC. “É quando os níveis de cortisol estão mais baixos e realmente beneficia-se do estimulante.”

De acordo com uma sondagem de 2018, 64% dos americanos inquiridos disseram que tinham consumido café no dia anterior. Esta é a percentagem mais alta desde 2012.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que palermice, toda a gente sabe que a melhor altura para beber café, é quando a miúda gostosa do bar está de serviço.

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …