Já podemos explorar “Melckmeyd”, naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos “mergulhar” graças a uma experiência de realidade virtual.

Quando a Islândia era governada pelo Rei da Dinamarca, todas as nações do Velho Continente foram impedidas de negociar com o país. Para contornar esta proibição, os contrabandistas holandeses navegavam para portos islandeses com uma bandeira dinamarquesa falsa.

Era o caso do “Melckmeyd” (“Leiteira” traduzido para Português), que foi atingido por uma tempestade, a 16 de outubro de 1659, e consequentemente esquecido no fundo do mar. Mas agora, escreve o Live Science, o navio ganhou nova vida, graças a uma experiência de realidade virtual.

Mergulhadores locais encontraram o naufrágio em 1992, perto da ilha Flatey, na costa oeste da Islândia. As águas geladas preservaram grande parte do casco inferior deste navio com 33 metros de comprimento.

O naufrágio foi investigado pela primeira vez, em 1993, por arqueólogos marítimos do Museu Nacional da Islândia, que o identificaram como sendo um filibote — tipo de embarcação mercante comum dos séculos XVII e XVIII.

(dr) John McCarthy

Imagem 3D do navio holandês “Melckmeyd”

Então, em 2016, Kevin Martin e outros investigadores da Universidade da Islândia, juntamente com investigadores da Cultureel Erfgoed (organização de proteção e conservação do património holandês), fizeram scans de alta resolução do “Melckmeyd” para conseguir um modelo digital deste navio.

De seguida, usaram esses dados para criar uma experiência em realidade virtual que agora está disponível no YouTube. Durante o vídeo animado de três minutos — descrito como “2.5D” em vez do tradicional 3D — os utilizadores podem explorar o ambiente subaquático em torno do navio como se fossem mergulhadores.

O “Melckmeyd” foi apenas um de muitos navios ilegais enviados por comerciantes holandeses para transportar secretamente grãos, cerâmica e madeira serrada para os portos islandeses em 1659.

Sendo o naufrágio mais antigo da Islândia, o navio oferece um vislumbre desta época conturbada, “quando a Dinamarca governou a ilha e teve o monopólio do comércio durante 200 anos” e, por isso, “dá-nos uma luz sobre um período fascinante da história da Islândia”, conclui o líder do projeto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Impeachment de Trump. Novas provas, testemunhas e teorias da conspiração

No primeiro dia de audiência do processo de impeachment a Donald Trump, as principais testemunhas foram ouvidas, foram apresentadas novas provas e ficou reforçada a ideia de que Trump usou as relações diplomáticas para atacar …

Iniciativa Liberal pede ao Governo que não avance com prémio de assiduidade na função pública

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, entregou na quarta-feira na Assembleia da República um projeto de resolução que recomenda ao Governo que não implemente um sistema de incentivos à assiduidade dos funcionários …

Consumo de refrigerantes baixou após introdução de novos impostos

Os novos escalões de impostos para bebidas açucaradas podem ter feito com que os portugueses consumam menos refrigerantes. A receita fiscal obtida pelo Estado com este imposto baixou desde que as novas regras foram implementadas. Além …

"Podem voltar a ver basebol". Ibrahimovic diz adeus aos LA Galaxy

O futebolista sueco Zlatan Ibrahimovic, que atuou nos Los Angeles Galaxy (LA Galaxy) nas últimas duas temporadas, despediu-se esta quarta-feira do clube norte-americano através da sua conta na rede social Twitter, sem desvendar o futuro …

OE2020. Costa quer implementar medidas para as empresas em troca de aumentos de salários

No primeiro debate quinzenal da legislatura, António Costa recusou na quarta-feira falar em "contrapartidas", na reunião da Concertação Social e no Parlamento. Ao invés disso, o primeiro-ministro disse que, a par da "evolução dos salários", …

Nuno Manta Santos é o novo treinador do Desportivo das Aves

O treinador Nuno Manta Santos, que abandonou na segunda-feira o comando técnico do Marítimo, vai orientar o Desportivo das Aves até junho de 2021, oficializou hoje o lanterna-vermelha da I Liga de futebol. "Nuno Manta Santos …

Portagens das autoestradas não aumentam em 2020

  Os preços das portagens vão manter-se inalterados no próximo ano. A rede Brisa, uma das concessionárias de autoestradas em Portugal, justifica com a taxa negativa de inflação homóloga. As taxas de portagem na rede Brisa vão …

José Cid recebeu um Grammy e, na língua de Camões, prometeu continuar a cantar "canções de amor e ternura"

Com um Grammy de Excelência Musical na mão, José Cid prometeu, esta quarta-feira em Las Vegas, continuar a cantar "canções de amor e de ternura". O cantor, compositor e músico português José Cid recebeu um Grammy …

Oito golos, reviravoltas e agressão a Gabigol. Flamengo tropeça com o Vasco

Num embate intenso entre Flamengo e Vasco, a partida terminou com um "resultado amargo" para Jorge Jesus, mas com um espetáculo para os adeptos que foram ao Maracanã em dia de dérbi do Rio de …

"Ataque ignorante." Galamba diz que PSD se dedica "a revelar publicamente o desconhecimento da lei"

Em entrevista ao Expresso, João Galamba, garantiu não sentir a sua posição fragilizada com a polémica do lítio e apontou o dedo ao PSD. João Galamba, secretário de Estado da Energia, afirmou ao Expresso que não …