Melchior suspeito de falsificar contrato para garantir BMW de 80 mil euros

O presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, terá falsificado um contrato de aluguer com um concessionário para garantir um BMW de 80 mil euros. Esta é uma das suspeitas que recai sobre ele no âmbito da Operação Éter.

O Jornal de Notícias apurou que o Ministério Público (MP) suspeita que Melchior Moreira, que está em prisão preventiva, contornou as regras da contratação pública, recorrendo à “modalidade de aluguer operacional para adquirir, para deslocações oficiais, um BMW melhorado com extras caros”.

O veículo foi contratualizado por 80 mil euros quando o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) só poderia gastar até um máximo de 60 mil euros, frisa o jornal.

Para contornar as normas da contratação pública, o contrato de aluguer foi registado como um contrato de publicidade nas contas do TPNP. Assim, para todos os efeitos, o concessionário seria pago para promover o Turismo do Porto e Norte.

Melchior Moreira está implicado na Operação Éter que investiga suspeitas em torno de contratos, por ajuste directo, de mais de cinco milhões de euros efectuados pelo TPNP com empresas de José Simões Agostinho, empresário de Viseu.

José Simões Agostinho também está entre os suspeitos da investigação, tal como a directora do TPNP, Isabel Castro, a jurista da entidade, Gabriela Escobar Gomes, e a empresária Manuela Couto, detentora de empresas de comunicação.

Melchior Moreira foi o único dos suspeitos a ficar em prisão preventiva.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é de quem permite que administradores e outros altos cargos andem de BMW e outros topo de gama de 80.000 euros e até mais. Distribuam por esses senhores VW´s Polo (Autoeuropa agradecia). Acabava o regabofe e a ostentação.

      • Aliás, devia ser obrigatório o estado comprar, como primeira opção, viaturas produzidas em portugal! Alguém vê a Markel num carro japonês ou francês?

RESPONDER

Enfermeiros dão trégua no Natal e reforçam equipas

Os sindicatos que convocaram "greve cirúrgica" recomendaram aos grevistas que se apresentem ao serviço na sexta-feira, dia 21, tendo em conta o fim de semana prolongado devido ao Natal e a tolerância de ponto dada …

Deputado do PS nega presença-fantasma no Parlamento, mas Facebook desmente-o

Há mais um caso de um deputado com uma presença-fantasma no Parlamento. Desta vez, é afectada a bancada do PS e o deputado Nuno Sá que nega não ter estado no plenário a 12 de …

Funcionários públicos passarão a ter inscrição automática na ADSE

A inscrição dos funcionários públicos na ADSE passará a ser feita de forma automática, em vez de partir da iniciativa dos trabalhadores. Segundo o Público, esta medida esteve em cima da mesa numa reunião entre o …

Os papagaios são os "seres humanos" do mundo dos pássaros (e a genética explica porquê)

O papagaio-comum está para as outras aves assim como o ser humano está para os demais primatas: vive mais e é mais inteligente. Isto pode ser evidente a "olho nu", mas até agora não se conhecia …

Greve dos bombeiros arranca esta terça-feira e dura até janeiro

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de quarta-feira a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta noite, contra as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação. Em Lisboa …

José Mourinho despedido do Manchester United

O técnico português José Mourinho foi esta terça-feira despedido do comando técnico do Manchester United, informou o clube britânico. A demissão, anunciada através do Twitter oficial do clube, surge após a derrota (3-1) frente ao Liverpool …

Ghosn terá desviado dinheiro para comprar casas, férias e até batatas fritas

O franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, terá usado verbas da empresas para fins pessoais, para pagar desde casas a férias, até pacotes de batatas fritas, concluiu uma nova investigação. Ghosn está detido e foi oficialmente …

Afinal, os tornados não se formam como os meteorologistas pensavam

Se imaginarmos um tornado a formar-se, pensamos numa nuvem em forma de funil a descer dos céus como se fosse um dedo malicioso a tocar na Terra. No entanto, este modelo "de cima para baixo" …

Arqueólogos revelam o que se esconde debaixo do castelo do "Conde Drácula"

Os arqueólogos estudaram o conhecido castelo de Corvin na região romena de Transilvânia, onde Vlad III foi preso, e encontraram vestígios de várias estruturas desconhecidas. O castelo de Corvin, também conhecido como Castelo de Hunyadi ou …

Bola de fogo que explodiu na Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar mundos alienígenas

Uma misteriosa bola de fogo que explodiu sobre a Gronelândia poderia ajudar-nos a estudar a estrutura de mundos alienígenas distantes e cobertos de gelo. Apesar de os primeiros dados terem demonstrado que a bola de fogo …