Melchior suspeito de falsificar contrato para garantir BMW de 80 mil euros

O presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, terá falsificado um contrato de aluguer com um concessionário para garantir um BMW de 80 mil euros. Esta é uma das suspeitas que recai sobre ele no âmbito da Operação Éter.

O Jornal de Notícias apurou que o Ministério Público (MP) suspeita que Melchior Moreira, que está em prisão preventiva, contornou as regras da contratação pública, recorrendo à “modalidade de aluguer operacional para adquirir, para deslocações oficiais, um BMW melhorado com extras caros”.

O veículo foi contratualizado por 80 mil euros quando o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) só poderia gastar até um máximo de 60 mil euros, frisa o jornal.

Para contornar as normas da contratação pública, o contrato de aluguer foi registado como um contrato de publicidade nas contas do TPNP. Assim, para todos os efeitos, o concessionário seria pago para promover o Turismo do Porto e Norte.

Melchior Moreira está implicado na Operação Éter que investiga suspeitas em torno de contratos, por ajuste directo, de mais de cinco milhões de euros efectuados pelo TPNP com empresas de José Simões Agostinho, empresário de Viseu.

José Simões Agostinho também está entre os suspeitos da investigação, tal como a directora do TPNP, Isabel Castro, a jurista da entidade, Gabriela Escobar Gomes, e a empresária Manuela Couto, detentora de empresas de comunicação.

Melchior Moreira foi o único dos suspeitos a ficar em prisão preventiva.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. A culpa é de quem permite que administradores e outros altos cargos andem de BMW e outros topo de gama de 80.000 euros e até mais. Distribuam por esses senhores VW´s Polo (Autoeuropa agradecia). Acabava o regabofe e a ostentação.

      • Aliás, devia ser obrigatório o estado comprar, como primeira opção, viaturas produzidas em portugal! Alguém vê a Markel num carro japonês ou francês?

RESPONDER

Secretário de Estado da Saúde ameaça "privatizar" ADSE

Francisco Ramos, secretário de Estado Adjunto da Saúde responsável pela ADSE, afirma que o subsistema de saúde pode acabar privatizado se não prosseguir o interesse público. Em tom de desafio diz: "privatize-se". "A ADSE ainda é …

"Não se esqueçam de agradecer a PSD, PS e CDS-PP" pelo corte de sustentabilidade na pensão

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou este domingo o PS, PSD e CDS-PP de utilizarem a União Europeia (UE) “como desculpa sempre que querem travar” conquistas laborais para todos os que vivem …

Museu de Nova Iorque devolve ao Egito "caixão dourado" roubado em 2011

O Museu Metropolitan (MET) de Nova Iorque vai devolver ao Egito um sarcófago roubado em 2011, durante as manifestações da chamada "Primavera Árabe", anunciou este domingo a instituição nova-iorquina. Construído em ouro para o sacerdote Nedjemankh, …

Quase um terço da população chinesa terá mais de 65 anos em 2050

Trinta por cento da população chinesa terá mais de 65 anos, dentro de três décadas, informou hoje um jornal chinês, ilustrando o rápido envelhecimento do país, apesar de ter abolido a política de filho único. “O …

Trump pede à Europa que julgue os seus "jihadistas" (ou os EUA terão de os libertar)

O presidente dos Estados Unidos apelou aos países europeus, nomeadamente o Reino Unido, a França e a Alemanha, para repatriarem e julgarem os seus combatentes do Estado Islâmico feitos prisioneiros na Síria. Caso contrário, aponta …

Depois de 11 mortes e 1800 condenações, franceses querem o fim dos Coletes Amarelos

A maioria dos franceses defende que devem parar os protestos nas ruas dos “coletes amarelos”, três meses após o início das primeiras manifestações que fizeram 11 vítimas mortais, noticia esta segunda-feira a agência France Presse. Uma …

Uma tese de doutoramento levou Marcelo à capa do El País

A tese de doutoramento sobre Marcelo Rebelo de Sousa é de autoria de uma professora universitária e jornalista da RTP. O tema já chegou ao jornal espanhol El País. O jornal percorre as provas de popularidade …

Seguros de saúde sobem para 2,6 milhões com crise no SNS

No primeiro semestre de 2018 o número de contratos de seguros de saúde aumentou 3%, em termos homólogos, para 2,6 milhões, escreve esta segunda-feira o Jornal de Notícias na sua edição impressa. Os dados, da Autoridade …

PSP usa critérios étnicos para avaliar risco de bairros problemáticos

Apesar de a recolha de dados étnico-raciais não ser permitida em Portugal, a PSP utiliza ainda critérios étnicos na avaliação do grau de risco de zonas urbanas sensíveis (ZUS), avança o jornal Público esta segunda-feira. Segundo …

Pyongyang fala em “momento decisivo” em vésperas de nova cimeira com Washington

O principal diário norte-coreano, Rodong Sinmun, escreve esta segunda-feira que o país enfrenta "um momento decisivo", em termos de desenvolvimento económico, a pouco mais de uma semana da cimeira entre o líder norte-coreano e dos …