Modificar artificialmente uma melancia para ficar quadrada? Tudo é possível no Japão — e até se poupa espaço.
No Japão, as melancias são melhores numa sala de estar do que no frigorífico. Os agricultores sabem disso. Se visitar o país, poderá encontrar em vários estabelecimentos e mercados umas bizarras melancias em forma de cubo. Custam mais de 100 euros e sabem horrivelmente (são colhidas antes de estarem maduras), mas são moda entre os japoneses há vários anos.
As flors murcham em poucos dias, e estas estranhas frutas aguentam-se cerca de… um mês. Se vale ou não a pena o preço, depende de si, da sua carteira, e do seu interesse por melancias cúbicas — e, claro, do espaço que tem na mala (e terá de ser muito).
Estas gigantes peças de decoração são feitas para crescer dentro de caixas (daí a sua forma), e nos últimos anos o sucesso tem sido tal que até já existem melancias em formas diferentes, como uma pirâmide ou um coração — quando estiver a pensar numa prenda par ao dia dos Namorados, já sabe onde procurar. Não acredita? A DW mostra-lhe.
O conceito terá sido inventado no final dos anos 70 na cidade de Zentusji, na província de Kagawa. Quando começaram a ser vendidas, estas melancias já custariam mais do dobro das melancias normais.
A Altas Obscura e outros sites referem que estas melancias são também de grande utilidade para os comerciantes, uma vez que são mais fáceis de transportar, cortar e armazenar.
Há quem diga que são boas para consumo, e práticas — cabem bem “encaixadas” nos frigoríficos. Mas a moda é mesmo tê-las em exibição.