Mel e chá de ervas podem fazer mal aos bebés

foto:  Daniel Lobo / wikimedia

foto: Daniel Lobo / wikimedia

Os chás de ervas e o mel, utilizados para acalmar os bebés face a desconforto, dores de dentes ou cólicas, podem desencadear doenças, alerta a Deco em artigo publicado online esta sexta feira.

Colocar mel na chupeta de crianças até aos 2 anos ou dar chá de ervas para acalmar os incómodos de uma gripe ou constipação podem ser perigosas, de acordo com um estudo recente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, citado pela Deco.

De acordo com o mesmo estudo, além do mel, os chás de ervas podem levar ao botulismo infantil, uma doença causada pela colonização do trato intestinal por esporos de neurotoxina da bactéria C. botulinum, bastante comum nestes alimentos. O primeiro sintoma é a obstipação, seguida de fadiga progressiva e falta de apetite, entre outros.

Pelas suas características, o mel não pode sofrer tratamentos térmicos que destruam a bactéria C. botulinum. Também a água quente utilizada nos chás não destrói os esporos da C. botulinum e pode mesmo ativar a sua germinação.

Há no entanto formas seguras e eficazes de acalmar o bebé, sugeridas pela Deco: pegue no bebé ao colo, empurre-o no carrinho ou abane o berço, dar-lhe um banho quente costuma ajudar, assim como acalmá-lo com a ajuda do chamado ruído branco: o aspirador, o secador de cabelo, a água a correr, entre outros.

Se estes truques não resultarem, fale com o pediatra ou com o médico de família, para verificar se não existem outras causas. Mudanças na dieta ou alguns medicamentos podem ajudar.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …

Nacionalista apoiado pela Turquia eleito Presidente de Chipre do Norte

O nacionalista Ersin Tatar, apoiado pela Turquia, foi no domingo eleito "Presidente" da autoproclamada República Turca de Chipre do Norte (RTCN), numa vitória surpreendente face ao dirigente cessante, Mustafa Akinci, anunciou o conselho eleitoral. Com 51,74% …

China alerta que detectou coronavírus vivo numa embalagem de comida congelada

O Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças da China alerta que detectou amostras vivas do novo coronavírus em embalagens de comida congelada, pelo que estas podem ser um veículo de contágio. Já tinham sido …