Afinal, Meghan Markle pode ter tido ajuda de assessores do palácio para escrever carta ao pai

Will Oliver / EPA

A Duquesa de Sussex, Meghan Markle

De acordo com documentos judiciais, Meghan Markle teve a ajuda de assessores reais para escrever a famosa carta que enviou ao seu pai e que foi publicada por jornais britânicos.

A Duquesa de Sussex ainda está a levar a cabo um processo contra a Associated Newspapers Ltd, editora dos jornais Mail on Sunday e MailOnline, depois da editora ter publicado partes de uma carta que escreveu ao seu pai Thomas Markle.

Agora, documentos apresentados pela ANL no Tribunal Superior afirmam que Jason Knauf e a equipa de comunicação do Palácio de Kensington “contribuíram” para um rascunho do documento. Knauf era secretário de comunicação do duque de Sussex e depois passou a colaborar também com a atual esposa do príncipe.

De acordo com o Sky News, a ex-atriz está a processar a editora por uso indevido de informações privadas, violação da Lei de Proteção de Dados e violação de direitos autorais, mas perante as novas alegações a equipa jurídica da ANL afirma que cabe agora à Duquesa provar que foi a única pessoa que contribuiu para a redação da carta.

Os advogados da editora britânica afirmam que a carta de Meghan não é uma “criação intelectual” sua e, portanto, não é um trabalho original, já que foi copiada de um rascunho e teve a contribuição da equipa de comunicação, bem como continha fatos pré-existentes, portanto não estava sujeita à proteção de direitos autorais.

No mês passado, o juiz Justice Warby concordou com o pedido de Meghan de que a data do julgamento fosse adiada. Este estava previsto para janeiro de 2021, mas foi adiado para o outono por um “motivo confidencial”.

Meghan Markle está a processar a Associated Newspapers por cinco artigos, dois no Mail on Sunday e três no MailOnline, publicados em fevereiro de 2019.

A ANL nega as alegações, particularmente o argumento da duquesa de que a carta foi editada de alguma forma o que mudou o seu significado, e diz que contestará o caso com veemência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …