Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última luta contra o jornal britânico, que acusou de divulgar, sem autorização, uma carta que havia enviado ao seu pai Thomas Markle.

A Duquesa de Sussex levou a cabo uma ação judicial contra o Mail on Sunday, depois do jornal divulgar uma carta “privada e confidencial” que a ex-atriz enviou ao seu pai nas vésperas do seu casamento com o príncipe Harry, em maio de 2018.

Em agosto, a norte-americana conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que foi levada a cabo. Contudo, depois da Suprema Corte decidir que a editora não deveria ser processada, Meghan saiu derrotada.

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A esposa do príncipe Harry alegou que a publicação feita pelo jornal, no ano passado, e que revelava partes da carta enviada a Thomas Markle, divulgou informações privadas sobre a sua vida e violou a Lei de Proteção de Dados.

Durante a última sessão de julgamento, a Associated Newspapers (editora do jornal Mail on Sunday) pediu uma alteração da sua defesa, argumentando que a duquesa não tem o direito de fazer acusações, uma vez que “cooperou com os autores do livro recentemente publicado “Finding Freedom”, onde divulga a sua versão de certos eventos”.

Antony White, advogado que representa a editora, considera que o livro publicado em agosto tem “aparência de ter sido escrito com a cooperação de Meghan”.

Perante estas acusações, os advogados da norte-americana negaram que esta tenha “colaborado” com os autores do livro, e defendem que quaisquer referências à carta eram excertos retirados dos artigos publicados pelo Mail on Sunday.

Justin Rushbrooke, advogado da duquesa, garante que “tanto Meghan como Harry, não colaboraram com os autores do livro, nem foram entrevistados com esse intuito, e também não forneceram fotos suas”. Rushbrooke tentou recorrer da decisão, mas esta foi negada pela juíza Francesca Kaye. Ainda assim, Kaye referiu que os advogados da duquesa ainda podem recorrer ao Tribunal de Apelação.

O advogado de Meghan Markle argumentou que há uma “improbabilidade inerente” da duquesa cooperar com os autores do livro, e que isso poderia ser provado com o simples ato de “comparar o que os próprios artigos de Meghan diziam, com o que o livro escreveu sobre a carta”.

Porém, a última decisão da Suprema Corte aceitou os argumentos apresentados pelo Mail on Sunday, e a justificação dada sobre o livro – que supostamente contou com a colaboração da duquesa – foi tida como a chave para o desfecho de mais uma batalha judicial.

Contudo, a luta de Markle contra a Associated Newspapers ainda não chegou ao fim. A Duquesa de Sussex mantêm em aberto a ação judicial devido à publicação de cinco artigos – dois no Mail on Sunday e três no MailOnline.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …