Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

Will Oliver / EPA

A Duquesa de Sussex, Meghan Markle

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo.

O 39º aniversário de Meghan Markle ficou marcado por uma vitória há muito desejada. O juiz Mark Warby decidiu que os nomes das suas amigas podem ser mantidos em segredo, e abriu um processo de invasão de privacidade contra a Associated Newspapers, editora do jornal Mail On Sunday.

Tudo começou quando o jornal publicou excertos de uma carta que Meghan escreveu ao seu pai, Thomas Markle, logo depois do seu mediático casamento com o príncipe Harry, em maio de 2018.

No processo, Meghan pede a proibição de detalhes sobre as amigas, que tinham prestado anonimamente declarações à revista People, nas quais condenavam o bullying que a duquesa tinha sofrido de alguns órgãos de comunicação social. A ação de Meghan sustenta que as amigas não são parte envolvida no caso e têm “direito à privacidade”.

O pedido da duquesa foi aceite pois “pelo menos por enquanto, o tribunal deve conceder ao requerente o que procura”, protegendo assim a identidade das pessoas que defenderam a duquesa”, diz o juiz.

De acordo com a Time, a Associated Newspapers não gostou da decisão judicial e sustenta que foram as amigas de Meghan Markle a trazer a carta a público, revelando alguns dos seus detalhes no artigo da People. “Pai, estou com o coração partido. Eu amo-te. Eu tenho um pai”, foram algumas das palavras escritas pela duquesa ao seu progenitor.

O advogado da editora britânica, Antony White, disse durante uma audiência na semana passada que manter os nomes das amigas em anonimato “seria uma forte restrição dos direitos dos media, do réu de relatar o caso e do direito do público de saber sobre ele.”

Em contrapartida, Justin Rusbrooke, advogado de Meghan, explicou que a esposa do príncipe Harry não tinha conhecimento da entrevista dada à People. De acordo com Rusbrooke, as entrevistas foram planeadas por uma amiga que estava preocupada com as críticas feitas a Meghan durante a gravidez do seu primeiro filho.

Os nomes das cinco amigas estão incluídos num documento judicial confidencial, mas foram identificadas em público apenas com as iniciais A e E.

A decisão do tribunal surgiu após Meghan ter perdido uma primeira batalha. Em julho, o juiz rejeitou várias das acusações contra o jornal britânico e a duquesa concordou em pagar cerca de 75 mil euros para cobrir as despesas do processo.

A norte-americana luta agora por uma indemnização pelo suposto uso indevido de informações privadas, violação de direitos de autor e violação de proteção de dados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.