Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

Will Oliver / EPA

A Duquesa de Sussex, Meghan Markle

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo.

O 39º aniversário de Meghan Markle ficou marcado por uma vitória há muito desejada. O juiz Mark Warby decidiu que os nomes das suas amigas podem ser mantidos em segredo, e abriu um processo de invasão de privacidade contra a Associated Newspapers, editora do jornal Mail On Sunday.

Tudo começou quando o jornal publicou excertos de uma carta que Meghan escreveu ao seu pai, Thomas Markle, logo depois do seu mediático casamento com o príncipe Harry, em maio de 2018.

No processo, Meghan pede a proibição de detalhes sobre as amigas, que tinham prestado anonimamente declarações à revista People, nas quais condenavam o bullying que a duquesa tinha sofrido de alguns órgãos de comunicação social. A ação de Meghan sustenta que as amigas não são parte envolvida no caso e têm “direito à privacidade”.

O pedido da duquesa foi aceite pois “pelo menos por enquanto, o tribunal deve conceder ao requerente o que procura”, protegendo assim a identidade das pessoas que defenderam a duquesa”, diz o juiz.

De acordo com a Time, a Associated Newspapers não gostou da decisão judicial e sustenta que foram as amigas de Meghan Markle a trazer a carta a público, revelando alguns dos seus detalhes no artigo da People. “Pai, estou com o coração partido. Eu amo-te. Eu tenho um pai”, foram algumas das palavras escritas pela duquesa ao seu progenitor.

O advogado da editora britânica, Antony White, disse durante uma audiência na semana passada que manter os nomes das amigas em anonimato “seria uma forte restrição dos direitos dos media, do réu de relatar o caso e do direito do público de saber sobre ele.”

Em contrapartida, Justin Rusbrooke, advogado de Meghan, explicou que a esposa do príncipe Harry não tinha conhecimento da entrevista dada à People. De acordo com Rusbrooke, as entrevistas foram planeadas por uma amiga que estava preocupada com as críticas feitas a Meghan durante a gravidez do seu primeiro filho.

Os nomes das cinco amigas estão incluídos num documento judicial confidencial, mas foram identificadas em público apenas com as iniciais A e E.

A decisão do tribunal surgiu após Meghan ter perdido uma primeira batalha. Em julho, o juiz rejeitou várias das acusações contra o jornal britânico e a duquesa concordou em pagar cerca de 75 mil euros para cobrir as despesas do processo.

A norte-americana luta agora por uma indemnização pelo suposto uso indevido de informações privadas, violação de direitos de autor e violação de proteção de dados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …