Um megassatélite em órbita de Ceres daria “um ótimo lar” para seres humanos

NASA

Ceres é um planeta anão localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres.

Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema Solar deixou de ser um tema de ficção científica. O Planeta Vermelho é o mais forte dos candidatos quando pensamos em novos lares para a Humanidade, mas o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen tem outra proposta: a construção de um habitat flutuante na órbita de Ceres.

Segundo o Science Alert, a ideia do cientista é construir um “megasatélite“, feito de milhares de naves cilíndricas de 10 quilómetros de extensão e raio de um quilómetro, que ficariam todas juntas, através de poderosos ímanes, numa estrutura em forma de disco que orbitaria o planeta anão.

Janhunen explica ainda que cada cilindro poderia acomodar até 50 mil pessoas, e teria gravidade e atmosfera artificiais.

Ceres é a escolha do astrobiólogo por preencher vários requisitos: além de uma distância média comparável àquela entre a Terra e Marte, o que tornaria a viagem mais fácil, também tem uma forte presença do nitrogénio. Como compõe cerca de 79% da atmosfera da Terra, este gás seria um elemento crucial para a construção da atmosfera artificial.

O raio do planeta anão equivale a aproximadamente 1/13 do da Terra, o que, segundo o cientista, permitiria a existência de elevadores espaciais para transferir materiais do planeta para os habitats e vice-versa.

Marte, por outro lado, tem uma grande desvantagem: os efeitos da baixa gravidade, que poderiam prejudicar o desenvolvimento de músculos e ossos de crianças nascidas no Planeta Vermelho.

O Science Alert adianta ainda que cada habitat cilíndrico iria completar uma rotação a cada 66 segundos, gerando a força centrífuga necessária para criar gravidade artificial. Os cilindros seriam anexados uns ou aos outros através de ímanes e estes pontos de interconexão permitiriam adicionar mais habitats e expandir a colónia.

Como Ceres está muito longe do Sol, seriam usados grandes espelhos para direcionar a luz solar para o habitat e permitir, por exemplo, o cultivo de plantações.

O autor defende ainda que “o nível de dificuldade de execução deste projeto é provavelmente semelhante à colonização de Marte”. O artigo científico foi publicado no repositório online arXiv e ainda carece de revisão por pares.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …