/

Megaoperação da PJ apanha rede chinesa de fuga ao Fisco

Uma megaoperação da Polícia Judiciária desmantelou esta terça-feira uma rede responsável pela transferência de cerca de 60 milhões de euros não declarados ao Fisco português para a China.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança com a notícia na sua edição impressa desta quarta-feira, as autoridades acreditam que se trata de dinheiro oriundo de negócios que terá saído do país à margem do Fisco.

Nesta operação foram detidas oito pessoas e foram realizadas 30 buscas a casas, armazéns e ainda gabinetes de contabilidade, na maioria dos casos no norte do país. Entre os arguidos constam alguns técnicos oficiais de contas.

Ao que o diário apurou, a investigação da PJ e da Autoridade Tributária do Porto, que contou ainda com a colaboração da ASAE e da GNR, visou donos de armazéns chineses, suspeitos de realizarem milhões de euros em vendas não faturadas de artigos.

De acordo com o JN, os grossistas terão vendido os produtos não declarados a revendedores que pagavam em dinheiro. Os milhões arrecadados eram depois encaminhados para a China através de esquemas bancários e malas de dinheiro. Durante o último ano, terão sido transferidos cerca de 60 milhões.

O matutino nota ainda que durante a operação foi apreendida uma mala com 200 mil euros em notas e vários carros topo de gama, cuja compra também não terá sido declarada. Os suspeitos podem responder por crimes de fraudes fiscal qualificada, associação criminosa, branqueamento e auxílio à imigração ilegal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.