Mega ataque pirata causou sexta-feira negra para gigantes da Internet

powtac / Flickr

-

Esta foi uma sexta-feira negra para os gigantes da Internet, com diversas interrupções dos serviços registadas desde manhã após a empresa de infraestrutura para internet Dyn ter sido atingida por um ciberataque que interrompeu o tráfego, principalmente na costa leste dos Estados Unidos.

O ataque centrou-se sobre servidores usados nos EUA, pelo que o impacto para os utilizadores Europeus foi muito mais reduzido.

Além dos apagões em sites como Twitter, Netflix, PayPal, Reddit, Spotify, CNN, New York Times ou mesmo o Guardian, os serviços web da Amazon também tiveram uma falha que durou diversas horas, apesar de não ter ficado imediatamente claro se estava ligado ao ataque na Dyn.

Este ataque cibernético é mais um que vem engrossar a lista daqueles que sofreram nos últimos meses várias grandes empresas de tecnologia: Yahoo, que em setembro admitiu que foram roubadas 500 milhões de contas; Spotify, vítima de uma possível versão gratuita de malware; Dropbox, que em agosto admitiu ter sido hackeada em 60 milhões de contas; e, antes do verão, os 32 milhões de contas roubadas do Twitter, 360 milhões no MySpace e 100 milhões no LinkedIn.

Basicamente, este tipo de ataques satura com dados inúteis os servidores, neste caso os da Dyn, impedindo que os reais utilizadores acedam às páginas pela sobrecarga de largura de banda causada pela ação dos hackers. Ou seja, o servidor não consegue responder a este exagerado número de solicitações.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA já tinha alertado na passada semana que os hackers estavam a usar uma nova abordagem que apelidou de “poderosa” para lançar estas campanhas.

O ataque contou com a ajuda da botnet Mirai, que “recruta” todo o tipo de dispositivos vulneráveis publicamente acessíveis na internet, resultando num ataque DDoS com origem em dezenas de milhões de IPs simultaneamente.

Este novo sistema infecta com malware “routers”, impressoras, TV inteligentes e todo o tipo de objetos conectáveis – a Internet das Coisas -, tornado-os num verdadeiro exército de “robô” que pode lançar ataques DDoS.

Citado pela Reuters, o vice-presidente executivo da Dyn, Scott Hilton, disse que a empresa estava a investigar para determinar como o ataque levou à interrupção dos serviços.

“A nossa prioridade ao longo das últimas horas tem sido os nossos clientes e a recuperação de seus desempenhos”, explicou.

A Dyn é uma empresa sediada em Manchester, New Hampshire, e é uma provedora de serviços para a gestão de servidores de nomes de domínio (DNS, na sigla em inglês), que funciona como uma mesa de controlo conectando o tráfego da internet.

ZAP / B!TAADM

PARTILHAR

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …