Medusa alienígena encontrada na fossa mais profunda do oceano

Uma sonda marinha do navio explorador Okeanos Explorer encontrou uma água-viva que não se parece com nada conhecido no nosso planeta.

Investigadores a bordo do navio Okeanos Explorer, da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Norte-Americana, encontraram uma bizarra espécie de medusa de aparência na Fossa das Marianas, o abismo mais profundo dos oceanos.

A criatura, identificada pelos biólogos marinhos como sendo uma hidromedusa, foi vista a uma profundidade de aproximadamente 3,7 mil metros, perto do monte submarino Enigma, a oeste da Fossa das Marianas.

As imagens da hipnotizante medusa em movimento, de uma beleza exótica, quase aparentam ser geradas por computador.

Segundo a NBC4, o vídeo foi capturado com uma câmara montada num submergível controlado remotamente a partir do Okeanos Explorer.

O navio encontra-se actualmente em missão de exploração das regiões menos conhecidas da Fossa das Marianas.

Localizada no oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas, na fronteira entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas, a Fossa das Marianas é considerada o local mais profundo dos oceanos, chegando a atingir uma profundidade de 11 mil metros.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Entendi que, ao chamar alienígena à medusa, estava-se a desvalorizar a capacidade que o nosso planeta tem de gerar criaturas maravilhosas.
    Obrigado pela resposta!
    Aproveito para dar os parabéns ao ZAP por seguirem este ótimo hábito de procurarem responder aos leitores. Coisa rara, pelo menos no nosso país.

RESPONDER

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …